Indianápolis Motor Speedway teve seu início em 15 de março de 1909 quando os arquitetos Carl G. Fisher, James A. Alisson, F.H. Wheller e Arthur Newby tiveram a iniciativa de construir um circuito nesta região. A obra conclui-se em tempo recorde, sendo inaugurada em 12 de agosto do mesmo ano. A pista, cujo formato permanece até hoje, tinha seu pavimento feito de cascalho e piche.
Seu primeiro evento foram 7 corridas de motocicletas da Federação americana de motociclistas (FAM), e a primeira vez que os automóveis adentraram o que iria se tornar um dos maiores templos do automobilismo, foi no final de semana seguinte em 19 de agosto. E o que seria uma celebração ao esporte à motor, transformou-se em tragédia com a deteriorização do pavimento causando diversos acidentes e 5 vítimas fatais.
Com este trágico incidente, Carl G. Fisher decidiu modificar o pavimento por completo de Indianápolis e para isso adquiriu cerca de 3,2 milhões de paralelepípedos, que serviriam para cobrir toda a área da pista, reabrindo somente em 1910.
O primeiro evento de 500 milhas que Indianápolis recebeu foi em 30 de maio de 1911. Com um espetacular público de 80 mil pessoas, que desembolsaram a formidável quantia de 1 dólar para ver o espetáculo, Ray Harroun completou os 804.672 km da primeira grande corrida do circuito com a média de 74.602 mph, equivalentes à 120.060 km/h. Ray inclusive fez seu feito ser ainda maior pois largou da 28º posição no grid de largada.
De lá para cá, inúmeras mudanças aconteceram, milhares de recordes foram quebrados, várias categorias passaram por seus 4023 metros e o charme da pista continua, inclusive a linha de chegada que permanece de paralelepípedos, construída por C.Fisher no século passado.
Este ano a GPL Brasil desembarca no lendário autódromo americano, junto com as lendárias máquinas da fórmula 1 de 1967. Como os grandes eventos que passaram por lá durante a história, este domingo, dia 19 de outubro de 2008, tende a ser mais um dia a entrar para a história de Indianápolis. Pilotos como Raoni Frizzo, Felipe Gamper, Otávio Silveira, Dener Silveira, Thiago Lemos, dentre outros, irão ao limite para sagrar-se campeão de um dos eventos mais tradicionais do automobilismo. Quem será que irá levantar o troféu e beber o litro de leite neste ano?
Este magnífico texto é de autoria de nosso companheiro de GPL Brasil e corredor da Lotus, Fernando Tumushi. Valeu pela imensa contribuição, Fernando!
Um comentário:
mandou muito Tumushi !!!!!
Postar um comentário