Uma performance dominante e tranqüila de Felipe Gamper ditou o tom do GP do México, pela 19ª etapa da temporada 1967 da GPL Brasil. O veloz piloto, que pediu as contas na BRM e retornou à Cooper, venceu a corrida de ponta-a-ponta, numa atuação sólida e impecável, sem dar chance à concorrência.
A superioridade de Gamper foi tão visível que ele também dominou todas as ações também no treino qualificatório, fazendo a pole com uma larga vantagem sobre a Lotus do líder do campeonato, Raoni Frizzo. Otávio Silveira largou em terceiro, e John White, estreando pela Eagle, fechou a segunda fila, partindo do quarto posto. Confira abaixo os números completos do treino de classificação para o grid de largada:
Pos No Driver Team Nat Time Diff Laps
1 15 Felipe Gamper Cooper BRA 1m46.509s 8
2 9 Raoni Frizzo Lotus BRA 1m48.308s 01.799s 4
3 3 Otavio Silveira Lotus BRA 1m49.231s 02.722s 8
4 16 John White Eagle BRA 1m49.474s 02.965s 7
5 17 Ricardo Ramos Eagle BRA 1m50.194s 03.685s 7
6 10 Thiago Lemos Ferrari BRA 1m50.502s 03.993s 8
7 8 Raul Costa Ferrari BRA 1m51.537s 05.028s 9
8 6 Tio Italo Brabham BRA 1m51.541s 05.032s 6
9 11 Eduardo Gaensly Brabham BRA 1m52.960s 06.451s 6
10 18 Helerson M. Maciel Cooper BRA 1m57.474s 10.965s 7
11 2 Sérgio Henrique Honda BRA 1m57.738s 11.229s 7
12 14 Fernando Tumushi Lotus BRA 1m58.889s 12.380s 4
13 12 Dener Silveira Eagle BRA No time No time 2
Na largada, Felipe Gamper arrancou muito forte e se manteve na liderança. Raoni Frizzo perdeu a vice-liderança para John logo na reta inicial, mas devolveu a ultrapassagem na freada para a primeira curva. Um acidente entre Otávio Silveira e John White, causou uma confusão na largada, envolvendo alguns carros, que rodaram na primeira curva.
Com isso, Raul Costa escapou bem dos incidentes e pulou para terceiro, logo atrás de Felipe e Raoni. Tio Italo foi outro que soube aproveitar os problemas da largada e ganhou várias posições, se firmando em quarto. Com Felipe disparando na frente, e Raoni mantendo o 2º posto de forma confortável, as principais movimentações da corrida ocorreram logo mais atrás, no pelotão intermediário. Uma série de acirradas disputas levantou o público mexicano, que vibrava com o arrojo dos pilotos.
Um dos grandes momentos da corrida foi a ultrapassagem de Italo, da Brabham, sobre Raul, da Ferrari. O piloto da escuderia italiana espalhou na entrada da primeira curva no início da volta, dando a oportunidade para Italo mergulhar e assumir a terceira posição, que manteria até o final das 25 voltas da corrida. Pela Eagle, John White e Dener Silveira faziam boa corida de recuperação, mas um acidente entre os companheiros de time tirou de ambos a oportunidade de brigar pelo pódio. White finalizou em 4º, e Dener abandonou a corrida, após receber punição da direção da prova mexicana.
O já citado Italo foi a sensação da corrida. Após uma série de provas pela Honda, o experiente piloto assumiu a vaga de Thiago Lemos na Brabham e deu conta do recado. Conseguiu um pódio logo na sua corrida de estréia pelo time de Jack Brabham. Já Lemos, que voltou à Ferrari, parece manter a maré de azar que o acompanha na equipe italiana: acidentes, problemas e um razoável 7º lugar, que deixou os fãs do piloto cabisbaixos. Em todas as corridas pela Ferrari, o campeão da temporada 1965 sequer conseguiu um pódio. Em tempo: pela Brabham, ele já conseguiu 9 pódios nessa temporada!
Mesmo perdendo muito tempo com o acidente na largada, Otávio Silveira fez mais uma corrida forte de recuperação, e finalizou em 5º lugar. Porém, viu sua distância para Raoni aumentar ainda mais, ficando agora 26 pontos atrás na classificação geral, e vendo o título ficar mais longe. Após um ano longe da Ferrari, Raul Costa foi o melhor carro da equipe e conseguiu um boa 6ª colocação, mesmo com uma rodada no meio da corrida.
Tio Italo mostrou a que veio na Brabham, com um pódio logo na estréia pelo time. Alegria para Jack Brabham!
Eduardo Gaensly teve alguns problemas de rendimento com a Brabham, mas salvou três pontos com a oitava posição. Ricardo Ramos prometia para esta corrida, mas uma punição logo no início da prova tirou dele qualquer chance de brigar pelo pódio, ficando assim em 9º lugar. Fernando Tumushi, mais um que teve vários problemas e levou punição, não repetiu as boas últimas atuações, e fechou a zona de pontuação, em décimo. Helerson Maciel, da Cooper, mais uma vez bateu na trave, e não conseguiu seu primeiro ponto na categoria, ficando em 11º. Dener Silveira (Eagle), e Sérgio Henrique (Honda) abandonaram a corrida. Veja o resultado completo da corrida:Pos No Driver Team Nat Laps Race Time Diff
1 15 Felipe Gamper Cooper BRA 25 45m28.494s
2 9 Raoni Frizzo Lotus BRA 25 46m03.611s 35.117s
3 6 tio italo Brabham BRA 25 46m58.973s 1m30.479s
4 16 John White Eagle BRA 25 47m12.585s 1m44.091s
5 3 Otavio Silveira Lotus BRA 25 47m14.005s 1m45.511s
6 8 Raul Costa Ferrari BRA 24 45m41.018s 1 lap(s)
7 10 Thiago Lemos Ferrari BRA 24 45m49.282s 1 lap(s)
8 11 Eduardo Gaensly Brabham BRA 24 46m29.958s 1 lap(s)
9 17 Ricardo Ramos Eagle BRA 24 46m52.229s 1 lap(s)
10 14 fernando tumushi Lotus BRA 24 47m01.535s 1 lap(s)
11 18 Helerson M. Maciel Cooper BRA 22 45m47.626s 3 lap(s)
12 12 Dener Silveira Eagle BRA 11 21m07.669s 14 lap(s)
13 2 Sérgio Henrique Honda BRA 9 18m26.339s 16 lap(s)
A próxima etapa acontece daqui a duas semanas, no próximo dia 9 de novembro, no circuito de Interlagos 1973. Caso consiga fazer quatro pontos a mais que Otávio, Raoni garante a taça por antecipação. Será que o GP brasileiro irá definir o campeão, assim como na F1 atual?
Confira o vídeo com os melhores lances da corrida. A produção é de Ricardo Ramos:
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