segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Raio X: Brands Hatch - Race of Champions


Já na sua reta final, o campeonato da GPL Brasil chega a sua 17ª etapa, que será realizada no próximo domingo, dia 12. Após uma prova bastante movimentada em Monza, um circuito de altíssima velocidade, agora é hora de testar a capacidade de adaptação e perícia dos pilotos no difícil circuito britânico de Brands Hatch.

Apesar de relativamente curto, o traçado de Brands Hatch reserva uma série de surpresas aos pilotos, com mutias curvas de baixa velocidade, poucos pontos de ultrapassagens, algumas tangências cegas e um relevo muito ondulado. Mais do que nunca, um bom acerto para as ondulações é o grande desafio por aqui. Além de todas essas dificuldades, o circuito apertado exige muita agressividade dos competidores, na busca de uma volta competitiva. Vamos conferir um raio-x da pista, com uma análise de suas retas e curvas:

As fortes ondulações da pista, como na reta dos boxes, dificultam o acerto dos carros para a corrida

Logo após a reta de largada/chegada, os pilotos encontram talvez o maior desafio da pista. A Paddock Hill Bend é uma curva para a direita em descida, feita em 2ª marcha. Mas os grandes dramas desta curva são a freda forte que a precede, com uma ondulação forte, e a tangência dela, que fica em um ponto cego. Qualquer errada na freada pode custar uma beijada no guard-rail.

Após a saída da primeira curva, os pilotos tem pouco tempo de aceleração, pois logo encontram o ponto mais travado da pista, a Druids, um fechadíssimo hairpin contornado em 1ª marcha. Após a reaceleração, contorna-se a Bottom Bend, e já saem para uma pequena reta, a Cooper Straight. Chegando em 3ª marcha os pilotos encontram a South Bank Bend, uma curva de raio muito longo (e difícil). É fundamental o piloto acertá-la, pois ela precede o melhor (e talvez único) ponto de ultrapassagem da pista.

A Paddock Hill Bend, primeira curva de Brands Hatch, é um dos maiores desafios para os pilotos, como vemos pela Ferrari de Alex Bacaro

A Pilgrim's Drop é o ponto mais veloz da pista, uma reta em forte descida no qual os pilotos chegam no final dela em 5ª marcha, com boas chances de arriscar uma ultrapassagem. A freada forte no final da reta traz os carros para uma seqüência de curvas para a direita, começando pela Hawtorne, seguida pela pequena reta Portobelle Straight, que leva à Westfield, uma curva cega feita em 2ª marcha.

A Dingle Dell é uma pequena seção reta com uma forte depressão, que leva para mais uma curva para a direita, a xará Dingle Dell Corner, feita também em 3ª marcha. Agora é hora dos pilotos voltarem a tangenciar para a esquerda! A Stirling's Bend dá início à parte final da pista e leva para uma pequena reta, que antecede a Clearways, uma curva traiçoeira de duas pernas, a última do circuito. Após isso, os pilotos pisam fundo na reta de chegada, em 4ª marcha, para completar uma trabalhosa volta.

Ponto mais veloz do circuito, a Pilgrim's Drop é uma reta em descida que pode proporcionar várias ultrapassagens

Como pode-se notar, Brands Hatch é um circuito bem mais difícil do que as aparências sugerem, exigindo total concentração do piloto e um carro muito bem acertado para lidar com o sobe-e-desce constante da pista. Promessa de uma corrida cheia de alternativas!

Gostou do circuito? Então acompanhe agora uma volta pelos 4216 metros da pista britânica. A pilotagem é de Raoni Frizzo, com uma Lotus 49.


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