segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Raoni Frizzo vence em Brands Hatch e amplia vantagem


Muitas emoções, disputas acirradas e ultrapassagens marcaram a corrida de Brands Hatch, válida pela 17ª etapa da GPL Brasil. Mesmo em um circuito com poucos pontos de ultrapassagem, os pilotos mostraram arrojo e técnica de sobra, e deram um verdadeiro show no apertado circuito britânico.

Nos treinos, prevaleceu a força do chassi da Lotus e seu leve motor Ford, que deram à Raoni Frizzo mais uma pole. Felipe Gamper mostrou extremo talento e colocou a problemática BRM numa impressionante segunda colocação no grid. Já as Brabham também mostraram muita força, com John White (3º) e Thiago Lemos (5º) entre os primeiros. Entre eles, ficou o veloz Dener Silveira, da Ferrari. Confira a relação de tempos da qualificação:

Pos Driver Team Nat Time Diff Laps
1 Raoni Frizzo Lotus BRA 1m35.409s 12
2 Felipe Gamper BRM BRA 1m35.987s 00.578s 11
3 John White Brabham BRA 1m36.251s 00.842s 7
4 Dener Silveira Ferrari BRA 1m36.412s 01.003s 10
5 Thiago Lemos Brabham BRA 1m36.460s 01.051s 10
6 Fernando Tumushi Lotus BRA 1m36.989s 01.580s 9
7 Ricardo Ramos Eagle BRA 1m38.374s 02.965s 8
8 Alex Bacaro Ferrari BRA 1m40.049s 04.640s 8
9 Tio Italo Honda BRA 1m40.467s 05.058s 8
10 Bruno Saboia BRM BRA 1m40.482s 05.073s 10
11 Helerson Maciel Cooper BRA 1m41.301s 05.892s 8
12 Sérgio Henrique BRM BRA 1m43.386s 07.977s 8
13 Otavio Silveira Lotus BRA No time No time 0

Na largada, Felipe Gamper tomou a ponta se aproveitou de uma rodada de Raoni, que caiu para o meio do bolo, para disparar na frente. Enquanto isso, boas disputas iam acontecendo nas demais posições, como a ótima briga entre Ricardo Ramos e Alex Bacaro, pela 6ª colocação. Otávio Silveira foi outro piloto que foi ganhando posições nas primeiras voltas. Após cumprir uma punição e largar em último, o vice-líder do campeonato partiu pra cima dos adversários logo no início de corrida.

Raoni Frizzo contou dessa vez com a sorte pra vencer e manter a liderança do campeonato

Quem fez uma espetacular corrida de recuperação foi Thiago Lemos, da Brabham. O atual campeão do Mod 65 teve seu motor estourado logo no início da volta inicial. Mas, numa performance arrojada e técnica, foi recuperando posições rapidamente, fazendo belas ultrapassagens e coroando sua melhor corrida no campeonato, pelo menos em termos de velocidade. No final, o terceiro lugar foi a recompensa da perseverança e coragem do piloto!

A Brabham também comemorou muito o 4º lugar de John White. Mais uma vez John figurou entre os cinco primeiros e confirmou a boa fase, junto com a competitividade da Brabham no apertado traçado da pista. Fernando Tumushi, da Lotus, foi outro que andou sempre entre os ponteiros. Sofreu um acidente na metade da prova, mas mesmo assim chegou em 5º e garantiu mais alguns valiosos no campeonato.

Na briga pela liderança, Gamper via a diferença para Frizzo ir diminuindo aos poucos. Até que na 16ª volta, o piloto da BRM perdeu o controle no final da Pilgrim's Drop, rodou e bateu no guard-rail, abandonando a prova e deixando o caminho livre para Raoni assumir a ponta. Após o acidente, Raoni tinha uma boa vantagem para Dener Silveira, da Ferrari, e apenas administrou a corrida até vencer pela quinta vez consecutiva.

Felipe Gamper liderava o GP britânico, mas rodou e abandonou

Há de se ressaltar também a ótima fase de Dener Silveira. O piloto de Enzo Ferrari somou seu terceiro pódio consecutivo, com o segundo lugar, e de quebra está subindo constantemente na classificação do campeonato de pilotos. Otávio Silveira finalizou o GP britânico na sexta colocação, e viu Raoni aumentar a vantagem no campeonato para 13 pontos. Alex Bacaro, mesmo com poucos treinos, conseguiu um 7º lugar que lhe rendeu 4 pontos. Ricardo Ramos foi o único representante da Eagle, que mostrou não ter um chassis muito apropriado para a pista, e finalizou em 8º.

Bruno Saboia sofreu com a falta de agilidade da BRM e terminou em 9º. Tio Italo também penou pelo mesmo motivo, mas conseguiu salvar um pontinho para a japonesa Honda. O estreante da noite Helerson Maciel, da Cooper, correu como manda o regulamento: com consistência e consciencia. Foi premiado por ter chegado ao fim da corrida, em 11º, quase marcando pontos.

Thiago Lemos se destacou pela ótima recuperação e pelas diversas ultrapassagens, chegando ao pódio

Além de Felipe Gamper, a BRM também sofreu outro abandono, com Sérgio Henrique, que retornou a categoria, mas não levou muita sorte e saiu da prova logo no início. Confira os resultados finais da prova:

1 Raoni Frizzo Lotus BRA 28 45m10.527s
2 Dener Silveira Ferrari BRA 28 45m51.546s 41.019s
3 Thiago Lemos Brabham BRA 28 46m14.454s 1m03.927s
4 John White Brabham BRA 28 46m20.556s 1m10.029s
5 Fernando umushi Lotus BRA 28 46m22.414s 1m11.887s
6 Otavio Silveira Lotus BRA 28 46m39.955s 1m29.428s
7 Alex Bacaro Ferrari BRA 27 46m26.712s 1 lap(s)
8 Ricardo Ramos Eagle BRA 26 45m14.639s 2 lap(s)
9 Bruno Saboia BRM BRA 26 45m47.189s 2 lap(s)
10 Tio Italo Honda BRA 26 46m02.387s 2 lap(s)
11 Helerson Maciel Cooper BRA 25 45m19.536s 3 lap(s)
12 Felipe Gamper BRM BRA 16 25m52.381s 12 lap(s)
13 Sérgio Henrique BRM BRA 2 3m49.700s 26 lap(s)

Acompanhe abaixo o vídeo com os melhores momentos da corrida, feito por Ricardo Ramos:


3 comentários:

Eduardo Gaensly disse...

Realmente, a corrida foi cheia de ultrapassagens e disputas!
Uma das poucas que eu falto, uma pena...
O video, como sempre, muito bom, e o blog, quanto mais posts tiver, mais gente vai ver, então, ótimo trabalho Raoni!

Anônimo disse...

belo trabalho raoni!!!

que bom q vcs voltaram a atualizar
o blog!!

Helerson Maciel disse...

Excelente matéria.
Tudo o que aconteceu durante a prova está devidamente registrado aqui.
Como estreante, pude acompanhar belos pegas, ultrapassagens e alguns acidentes. Não poderia atrapalhar os líderes e os mais rápidos na pista, o que me permitiu ver e aprender muito.
Foi uma corrida inexquecível para mim, por ser a primeira e também, por poder estar junto com estes excelentes pilotos; os melhores do país.
Aguardo mais novidades no Blog.