terça-feira, 14 de outubro de 2008

O surgimento do Templo Sagrado! Do início do século ao desembarque da GPL Brasil

A cidade de Speedway, no condado de Marion, estado de Indiana (EUA), possui velocidade no nome, contrastando com a pacata vida da cidade de cerca de doze mil habitantes, apontados pelo censo americano em 2000. Localizada a 7 kms da capital do estado, Speedway poderia ser mais uma cidadezinha norte americana perdida no mapa e tendo a agricultura como principal atrativo de sua existência. Seria, pois nesta cidade de 12,3 km² de área, existem 1300m² que chamam a atenção do mundo anualmente.

Indianápolis Motor Speedway teve seu início em 15 de março de 1909 quando os arquitetos Carl G. Fisher, James A. Alisson, F.H. Wheller e Arthur Newby tiveram a iniciativa de construir um circuito nesta região. A obra conclui-se em tempo recorde, sendo inaugurada em 12 de agosto do mesmo ano. A pista, cujo formato permanece até hoje, tinha seu pavimento feito de cascalho e piche.
Ray Harroun teve a glória de vencer a primeira Indy 500, em 1911

Seu primeiro evento foram 7 corridas de motocicletas da Federação americana de motociclistas (FAM), e a primeira vez que os automóveis adentraram o que iria se tornar um dos maiores templos do automobilismo, foi no final de semana seguinte em 19 de agosto. E o que seria uma celebração ao esporte à motor, transformou-se em tragédia com a deteriorização do pavimento causando diversos acidentes e 5 vítimas fatais.

Com este trágico incidente, Carl G. Fisher decidiu modificar o pavimento por completo de Indianápolis e para isso adquiriu cerca de 3,2 milhões de paralelepípedos, que serviriam para cobrir toda a área da pista, reabrindo somente em 1910.

O primeiro evento de 500 milhas que Indianápolis recebeu foi em 30 de maio de 1911. Com um espetacular público de 80 mil pessoas, que desembolsaram a formidável quantia de 1 dólar para ver o espetáculo, Ray Harroun completou os 804.672 km da primeira grande corrida do circuito com a média de 74.602 mph, equivalentes à 120.060 km/h. Ray inclusive fez seu feito ser ainda maior pois largou da 28º posição no grid de largada.

Agora é hora do super-oval americano receber as máquinas da GPL Brasil

De lá para cá, inúmeras mudanças aconteceram, milhares de recordes foram quebrados, várias categorias passaram por seus 4023 metros e o charme da pista continua, inclusive a linha de chegada que permanece de paralelepípedos, construída por C.Fisher no século passado.

Este ano a GPL Brasil desembarca no lendário autódromo americano, junto com as lendárias máquinas da fórmula 1 de 1967. Como os grandes eventos que passaram por lá durante a história, este domingo, dia 19 de outubro de 2008, tende a ser mais um dia a entrar para a história de Indianápolis. Pilotos como Raoni Frizzo, Felipe Gamper, Otávio Silveira, Dener Silveira, Thiago Lemos, dentre outros, irão ao limite para sagrar-se campeão de um dos eventos mais tradicionais do automobilismo. Quem será que irá levantar o troféu e beber o litro de leite neste ano?

Este magnífico texto é de autoria de nosso companheiro de GPL Brasil e corredor da Lotus, Fernando Tumushi. Valeu pela imensa contribuição, Fernando!

Um comentário:

Anônimo disse...

mandou muito Tumushi !!!!!