Muito equilíbrio, tensão, acidentes e um golpe de sorte. Assim foi o GP de Indianápolis, válido pela 18ª etapa da temporada 1967 da GPL Brasil. Quando tudo parecia caminhar para um retorno da Ferrari ao lugar mais alto do pódio, o poderoso motor italiano não resistiu ao esforço no circuito oval e entregou a vitória, que estava nas mãos de Dener Silveira, a Raoni Frizzo e sua Lotus-Cosworth, um conjunto que somou o sexto triunfo seguido e agora vai vendo as chances de título aumentarem ainda mais.
A qualificação rendeu uma surpresa. Mais rápido em todos os testes durante a semana, Dener Silveira foi surpreendido por uma volta voadora de Frizzo, que mostrou a força da Lotus e cravou sua 13ª pole-position na temporada. Dener partiu na segunda colocação, e o impressionante rendimento de John White colocou sua Brabham num excelente 3º posto no grid de largada. Confira a relação dos tempos da qualificação:
Pos No Driver Team Nat Time Diff Laps
1 17 Raoni Frizzo Lotus BRA 52.385s 15
2 15 Dener Silveira Ferrari BRA 52.537s 00.152s 20
3 11 John White Brabham BRA 52.902s 00.517s 12
4 3 Otavio Silveira Lotus BRA 52.976s 00.591s 18
5 6 Thiago Lemos Brabham BRA 52.998s 00.613s 14
6 8 Fernando Tumushi Lotus BRA 53.343s 00.958s 16
7 18 Alex Bacaro Ferrari BRA 53.454s 01.069s 16
8 10 Ricardo Ramos Eagle BRA 53.522s 01.137s 14
9 2 Eduardo Gaensly Brabham BRA 53.553s 01.168s 11
10 9 Tio Italo Honda BRA 54.819s 02.434s 8
11 12 Raul Costa Honda BRA 54.851s 02.466s 13
12 16 Sérgio Henrique BRM BRA 55.188s 02.803s 9
13 14 Helerson Maciel Cooper BRA 55.276s 02.891s 12
14 7 Caio Lucci Cooper BRA No time No time 0
Na largada, Dener partiu forte e assumiu a liderança. John White também saiu bem e assumiu a vice-liderança, mas ainda no primeiro giro da prova Raoni Frizzo o ultrapassou e conseguiu a 2ª colocação. Thiago Lemos também aproveitou a carona e pasou para 3º. Logo na primeira volta, Otávio Silveira rodou na Curva 3 e causou o primeiro acidente da prova. Ricardo Ramos não conseguiu desviar sua Eagle da Lotus rodada e bateu forte.
Após as primeiras voltas, as posições começaram a se estabelecer. Dener Silveira seguia na liderança, com Frizzo o perseguindo de perto, cerca de 1,5 segundo atrás. Um pouco mais atrás, Thiago sustentava a terceira posição, seguido de perto pelo companheiro John White. Fernando Tumushi vinha bem com a Lotus na quinta colocação. No pelotão intermediário, Alex Bacaro, da Ferrari, Eduardo Gaensly, da Brabham, e as combativas Honda de Tio Italo e Raul Costa faziam uma bonita disputa de posições.
A briga pela liderança continuava tensa volta a volta. Dener e Raoni viravam como um relógio, sempre com o piloto da Ferrari mantendo uma distância entre 1 a 2 segundos. Ora o piloto da escuderia italiana conseguia abrir um pouco de vantagem, ora o líder do campeonato reagia e chegava mais perto. O drama durou até a trigésima volta, quando na entrada da Curva 3 o propulsor Ferrari não aguentou todo o esforço que o traçado de Indianápolis exigia e explodiu, entregando a liderança de bandeja a Raoni Frizzo.
Após a quebra do motor, Dener nada pôde fazer para brigar pela vitória, terminando mais uma corrida na segunda colocação. Após o problema de Dener, Raoni poupou o equipamento de seu carro e seguiu firme até a linha de chegada para conquistar sua 10ª vitória na temporada e ampliar sua liderança no certame para 23 pontos sobre Otávio Silveira.
Mais uma vez Thiago Lemos e John White confirmaram a boa fase da Brabham, finalizando em 3º e 4º lugares, respectivamente. Bastante regular, Fernando Tumushi superou alguns problemas durante a prova e mais uma vez fechou o top-5. Otávio Silveira dessa vez não seguiu o ritmo dos líderes e ficou em sexto. Eduardo Gaensly sofreu com os acidentes durante a corrida e terminou em 7º. Tio Italo mais uma vez conquistou alguns pontos para a Honda com o oitavo posto. Sérgio Henrique, único representante da BRM na prova, salvou a honra do time inglês e garantiu dois pontos com a nona colocação. Fechando a zona de pontuação, Ricardo Ramos teve vários problemas e foi apenas o décimo com a Eagle. Alex Bacaro, Raul Costa e Helerson Maciel não completaram a corrida. Caio Lucci, em sua tentativa de retornar à categoria, não chegou a largar com sua Cooper. Abaixo, o resultado final da prova em detalhes:
Pos No Driver Team Nat Laps Race Time Diff Problem
1 17 Raoni Frizzo Lotus BRA 50 44m31.079s
2 15 Dener Silveira Ferrari BRA 50 44m44.425s 13.346s
3 6 Thiago Lemos Brabham BRA 50 44m54.789s 23.710s
4 11 John White Brabham BRA 50 45m00.545s 29.466s
5 8 Fernando Tumushi Lotus BRA 49 45m08.747s 1 lap(s)
6 3 Otavio Silveira Lotus BRA 49 45m10.792s 1 lap(s)
7 2 Eduardo Gaensly Brabham BRA 49 45m23.186s 1 lap(s)
8 9 Tio Italo Honda BRA 47 44m46.470s 3 lap(s)
9 16 Sérgio Henrique BRM BRA 47 45m24.154s 3 lap(s)
10 10 Ricardo Ramos Eagle BRA 45 43m40.364s 5 lap(s)
11 18 Alex Bacaro Ferrari BRA 38 34m49.311s 12 lap(s)
12 12 Raul Costa Honda BRA 22 20m44.761s 28 lap(s)
13 14 Helerson Maciel Cooper BRA 11 11m11.456s 39 lap(s)
14 7 Caio Lucci Cooper BRA 0 DidNotStart 50 lap(s)
Confira alguns momentos de destaque da corrida no vídeo abaixo, mais uma produção do nosso movie-maker oficial, Ricardo Ramos. Confira!
2 comentários:
Ótima corrida, foi uma pena meu motor ter quebrado... acho que as últimas voltas prometiam seriam um show a parte.
Não querendo gorar nada, mas nessa semana num bate papo informal pelo Vroc, com o próprio Dener participando, cheguei à comentar de um possível estouro de motor, caso houvesse muito esforço.
Uma pena, essa corrida foi igual Hungaroring: A Ferari dominou, mas não aguentou o tranco
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