quinta-feira, 20 de maio de 2010

Uma vila pacata e com espírito automobilístico

Muitas vezes acreditamos que ao redor de um autódromo se envolve uma cidade tomada pelas exigências do mundo capitalista e refém das infinitas modernidades. Metrópoles recheadas de grandes construções, pólos tecnológicos, vida urbana agitada, alta população e agito são apenas algumas das características dos grandes municípios desenvolvidos.
Mas ainda há espaço para a tranquilidade e fuga do convencional. Aquele famoso lugar pacato, longe dos problemas da selvageria de uma civilização cada vez mais fomenta pela correria lucrativa do dia-a-dia. Melhor ainda seria juntar toda essa calmaria ao ronco dos motores de competição, única exceção quando o assunto é barulho em alto tom.
A diminuta vila de Elkhart Lake traz o sossego ausente nos grandes centros urbanos
Pois bem, esse lugar existe e se chama Elkhart Lake. Nada de maravilhas arquitetônicas luxuosas como Dubai, muito menos a correria do trânsito e do fluxo de pedestres de Tóquio ou São Paulo. Pelo contrário, Elkhart Lake é tão pequena, mas tão pequena que é daquele tipo que quando um acidente acontece, vira fato comentado por dias a fio.
O estado norte-americano de Wisconsin abriga a pequena vila, que até hoje mantém a aparência antiquada típica dos pequenos vilarejos estadunidenses. A modesta população de 1021 habitantes (segundo o censo de 2000) possui forte influência europeia, principalmente dos alemãs, já que 55% dos moradores do vilarejo são de origem da terra de Schumacher.
Pertencente ao Condado de Sheboygan, Elkhart Lake só foi ganhar alguma notoriedade na década de 50, quando começou a sediar eventos de corrida nas estradas da região para posteriormente passar ao autódromo de Road America, história que já contamos no nosso texto anterior. Inclusive, o circuito se encontra a algumas milhas na região sul da vila.
O tradicional concurso da revista Road & Track sempre reúne um grande número de carros no vilarejo
Os diminutos 3,3 km² de área territorial fazem da pacata vila um local com alta densidade demográfica, na casa dos 305,6 hab/km². O que não dá para negar é que sua população não vive no conforto apenas proporcionado pela distância do estressante cotidiano das metrópoles. A renda per capita de sua população chega a ótimos US$ 27.873.
Obviamente, o autódromo de Road America acabou se tornando o principal item de atração turística ao local, atraindo milhares de fãs e torcedores nos grandes eventos automobilísticos. No entanto, nem só de corridas vive Elkhart Lake. Anualmente, a conceituada revista Road & Track realiza o Concours d'Elegance, um concurso de automóveis onde os carros participantes saem do circuito de Road America e estacionam pelo vilarejo. Os candidatos são julgados pela revista, que escolhe o carro mais belo do festival. A atração reúne sempre muitos fãs no local, que tomam conta das ruas do vilarejo.
As construções antigas e a presença da natureza são o panorama dominante em Elkhart Lake
Além da paixão pelos veículos, Elkhart Lake proporciona a seus moradores e visitantes muitos programas culturais e esportivos, como o belo Aspira Spa, o belo complexo de golfe Quit Qui Oc Golf Club, uma variedade de esportes aquáticos e muita música ao vivo.
Tudo isso aliado a um ótimo padrão de vida e estrutura oferecidos aos seus habitantes, como educação, segurança, lazer e qualidade de serviços. Certamente, eles não têm do que reclamar!

Um comentário:

Jonny'O disse...

Outro lugar que assim é Indianapolis ,uma cidade pequena e um grande circuito .

Mas sempre que vejo algo sobre Elkhart Lake sempre lembro da primeira corrida que assisti da Cart ,foi em 1985 e além do Emerson nesta prova também correu o Moreno pelo time Galles ,era o primeiro ano que tinhamos cobertura de revistas e Tv da categoria.

Tecnicamente havia um dominio muito grande do chassi March e o motor Cosworth Turbo ,quem corria de March era a Galles (Moreno e Geof Brabham)Kraco com Michel Andretti ,Granatelli com o Guerrero ,Truedsport com o Rahal ,Patrick do Emerson e Giacomelli e até a Penske se rendeu aos March já que seu chassi proprio o PC16-Chavrolet não estava muito competitivo e só correu poucas corridas .

Do lado do chassi Lola os principais nomes eram o Mario Andretti da Newman Haas e o Al Unser Jr da Shierson.

Havia ainda o Eagle com Ton Sneva que obteve resultados apenas medios e o chassi americano nunca mostrou ser capaz de revalizar com os ingleses.

O Campeonato foi decidido no ultimo GP e a briga era entre pai e filho e Al Unser Sr venceu por uma doferença de 1 ou 2 pontos ,não me lembro direito .

Tem um puta video da prova de Elkhart Lake em 1985 no YOU TUBE .

Vale a pena dar uma olhada.
http://www.youtube.com/watch?v=jbr3iYZa2m8&feature=PlayList&p=933E3DD0EF875F4A&playnext_from=PL&playnext=1&index=11