quarta-feira, 1 de julho de 2009

Campeoanto na metade. Já temos candidatos ao título?

Sete provas já foram disputadas de um total de quatorze. A liderança do campeonato já passou por quatro pilotos diferentes, e a impressão que temos é que continuará sendo disputada ponto a ponto até o fim.
Grid cheio para a largada da primeira etapa, disputada em Kyalami
em 26/04/2009.
Nico Fontana dava à entender que seria o homem a ser batido no início do campeonato, com duas vitórias nas duas priemiras etapas. Porém, um abandono no México e o aparente abandono das pistas do argentino abriu caminho para os seus oponentes, que não desperdiçaram a oportunidade.
Nico Fontana em Mônaco rumo à sua segunda vitória da temporada.
Dener Silveira sempre mostrou-se veloz, porém o jovem piloto precisa mudar seu comportamento nas pistas e controlar seu ímpeto. Começou o ano chegando em segundo em Kyalami, mas foi punido e oficialmente, terminou em quarto. Tal punição fez com que largasse no fim do grid na prova seguinte, disputada justamente em Mônaco. Dener novamente envolveu-se em acidentes, sendo punido mais uma vez. No México os acidentes aconteceram próximo ao piloto, mas sem punições dessa vez. Foi em Watkins Glen que as coisas pareciam ter mudado de vêz para ele. Largando na segunda posição, Dener seguiu de perto o português estreante Ricardo Gomes, que abandnou a corrida à apenas duas voltas do fim. A vitória caiu no colo de Dener, e com ela, a liderança do campeonato.
Dener venceu em Watkins com a BRM, mas duas corridas depois, abandonou a disputa.
O que poderia ser o início de um domínio, foi o oposto. Na prova seguinte, Dener teve pouco treino e não terminou o GP de Roosevelt, e após a corrida de Mosport, Dener, indignado com sua performance, resolveu que abandonaria o campeonato.

Ricardo Ramos é a grande surpresa do campeonato. Não se sabe o que fez o piloto da Pipoca Racing melhorar tanto sua performance quando se compara à do ano passado, quando "Rica" alternava bons e péssimos resultados a cada prova. Esse ano em Kyalami, Ricardo beneficiou-se da punição de Dener e conseguiu o terceiro lugar.
Rica Ramos venceu no México depois de uma acirrada disputa com Thiago Lemos.
Foi em Monte Carlo que ele surpreendeu a todos. Rica cravou a pole no travado circuito, mas teve problemas e largou dos boxes. Tentando uma corrida de recuperação, cometeu alguns erros e abandonou, mas o aviso aos outros pilotos estava dado. No México, Rica Ramos repetiu a pole e venceu de ponta a ponta, confirmando sua ótima forma. Uma sequência de terceiros lugares fez Rica ser o líder do campeonato após Mosport. O fraco desempenho em St. Jovite, fez Rica perder a liderança para John White e agora ele é o segundo colocado na tabela.

John White terminou a temporada passada com vitória em Rio Cuarto e todos sabiam que, caso ele tivesse começado o campeonato desde o início, teria sido forte concorrente de Otávio Silveira e Raoni Frizzo na disputa pelo título. Este ano, John está mostrando todo o seu potencial. Um quinto lugar na primeira etapa pode não ter sido o melhor dos começos, e um abandono na corrida de Mônaco após ter herdado a pole, quando seu companheiro de equipe Rica teve problemas, pareciam trazer um péssimo ano para John.
John White venceu em Mossport e na prova seguinte, fechando a
primeira metade da temporada em primeiro na classificação.
Com dois segundos lugares (México e Watkins Glen) e duas vitórias seguidas nas corridas disputadas no Canadá, John White é o líder do campeonato com 151 pontos, 10 a mais que Rica Ramos, e parte com a moral alta para a segunda metade do campeonato.

Esses foram os líderes até agora, temos ainda, seguindo John e Rica, o campeão do ano passado Raoni Frizzo, que veio poupando os melhores carros para as etapas finais, Thiago Lemos, vencedor da etapa de Roosevelt e conhecido por estar sempre entre os primeiros e ter pouco abandonos. Otávio Silveira segue um pouco mais atrás dos pontos, mas o experiente piloto é sempre candidato às vitórias, e um pódio em St. Jovite pode ser o incentivo que ele precisa para obte-las na segunda metade do campeonato.
Thiago Lemos já venceu, mas precisará de mais bons resultados para
disputar o título até o fim.
Começamos a contagem regressiva para descobrir quem será o campeão da temporada. O título dificilmente não será de algum desses pilotos, e a disputa com certeza trará muita emoção até Monza, a última etapa da temporada. Qual é o seu candidato ao título? É possivel apontar um ou dois favoritos nesse momento? Ainda temos muito chão pela frente até o fim da Temporada 2009 da GPL Brasil.

3 comentários:

Caio Lucci disse...

Esse campeonato mesmo estando só na metade ja teve mais lideres que os ultimos 2 campeonaotos. No primeiro ano só eu e o Ico lideramos a tabela e ano passado só o Raoni, Otavio e Gamper

Fernando Tumushi disse...

DEMAIS !!!

Anderson Lopes disse...

muito bom!