sexta-feira, 17 de julho de 2009

O Grande Prêmio da Alemanha de 1967

Disputada no dia 6 de Agosto, Nürburgring sediou a sétima etapa da temporada. A pista tinha sido alterada desde o GP do ano passado, uma chicane foi instalada antes da reta dos boxes, mas isso não causou efeito no tempo de volta dos carros, mostrando que O desenveolvimento dos equipamentos em um ano foi considerável.

A longa reta que leva aos boxes. Para 1967, uma chicane foi
implantada para reduzir a velocidade dos carros.

Para aumentar o número de carros no grid, os carros de Fórmula 2 coreriam junto com os da F1, e traziam alguns nomes famosos como Jacky Ickx, Jo Schlesser e Jack Oliver.
Nos treinos, como não poderia deixar de ser, Jim Clark foi o mais rápido com a Lotus 49 com um tempo de 8:04.1, aproximadamente 12 segundos mais rápido que sua marca no ano anterior, seguido por Denny Hulme na Brabham e o terceiro melhor tempo nos treinos ficou com Ickx com uma Matra F2(!).

Alguns carros de Fórmula 2, como essa BMW - Lola foram inscritos e correriam
ao mesmo tempo que os F1.

Jacky porém, teria que largar na segunda metade do grid, visto que todos os carros de fórmula 2 largariam atrás dos F1. Assim, o terceiro lugar no grid ficou com Jackie Stewart, da BRM, que estreava o modelo P-115 e, completando a priemira fila, Dan Gurney com a Eagle. A segunda fila tinha Bruce McLaren, John Surtees e Jack Brabham.Na largada, Clark liderou e Graham Hill, na outra Lotus, que largava em 13º devido um acidente nos treinos, foi empurrado para fora da pista e rodou, tendo que recomeçar do fim do pelotão, atrás até dos carros da Fórmula 2.A liderança de Jim Clark durou apenas três voltas, um pneu furado danificou a suspensão de seu ainda frágil carro que não aguentou os esforços que a pista exigia e o escocês teve que abandonar mais uma corrida.


Os solavancos de Nürburgring provaram ser violentos demais
para o fágil Lotus 49 de Jim Clark.

Dan Gurney tomou a liderança de Denny Hulme e começou o que muitos consideram a melhor corrida da Eagle. O americano encaixou várias voltas rápidas seguidas, marcando,com 8:15.1, a melhor da corrida, e abriu larga vantagem de pouco mais de 40 segundos para o Neo Zelandês, que era seguido por Brabham, depois que McLaren, também em uma Eagle, abandonou devido um problema com a mangueira de óleo.

Em uma corrida fantástica, Dan Gurney liderou por várias voltas antes de
abandonar devido uma quebra.

Além de Gurney, quem também impressionava era Ickx, levando sua Matra F2 na quinta posição, atrás de Stewart. Quando esse escocês também abandonou, Ickx ocupou a quarta posição, sem dúvidas, um grande feito. Porém, na volta 12, sua suspensão dianteira quebrou e o belga também ficou de fora da corrida.Na volta seguinte, a junta universal do semi-eixo da Eagle de Dan Gurney quebrou. Foi o fim de uma belíssima corrida do americano.

Jack Brabham é perseguido por Chris Amon no sinuoso circuito.

Isso fez com que Denny Hulme herdasse a liderança, que ele manteve até o fim, seguido de perto por Jack Brabham e Chris Amon com a Ferrari. O primeiro pódio desde o GP da Itália de 1961 sem um piloto britânico.

Após herdar a liderança de Gurney, Denny Hulme saiu vitorioso da Alemanha.


Um breve, porém belíssimo video retirado do filme "Nine days in summer".


Para saber mais:
Um site com muito mais detalhes sobre a corrida:
http://www.intothered.dk/1967season/67season_nurburg.html

Um vídeo com muito mais detalhes sobre a corrida:
http://videos.streetfire.net/video/F1-1967-Nordschleife-Of_184726.htm

3 comentários:

Anderson Lopes disse...

Fantástico, parabéns Edu!

Anônimo disse...

Puxa que resumo,valeu ta ótimo!
Que época maravilhosa,o pessoal tinha juntar pra colocar o carro sobre o caminhão!

André luiz!

Raoni Frizzo disse...

Muito bom post Edu!!

As imagens sensacionais, e é incrível ver o heroísmo desses caras nessa pista, as condições perigosíssimas. Esses pilotos não tinham amor à vida....huahuahauha

Agora me impressiona o tempo da pole do Clark, em 8:04. No GPL sempre que tento algo parecido eu acerto umas 2 árvores por volta. O cara faz a volta limpa, sem margem de erro, senão seria morte certa!