segunda-feira, 13 de julho de 2009

Ricardo Gomes domina GP de Silverstone e ganha a primeira na liga


Dessa vez a vitória não escapou! Depois de bater na trave em duas oportunidades nesta temporada, o português voador Ricardo Gomes ditou o ritmo de todas as ações do GP de Silverstone e faturou sua primeira vitória na GPL Brasil, no último dia 5 de julho. Partindo da pole position, Gomes soube também tirar proveito do equilibradíssimo conjunto Lotus-Ford nas velozes curvas do lendário traçado britânico e fez barba, cabelo e bigode. Além da pole, da vitória e da volta mais rápida, ele liderou todas as 31 voltas da prova.

A dominância do piloto da Carta Racing sobre seus adversários foi tamanha que o cenário visto durante a corrida era de duas corridas paralelas. À frente, soberano e em um ritmo alucinante, o lusitano construía volta a volta uma espantosa vantagem para os demais carros. Mais atrás, os demais competidores travaram uma batalha ferrenha pelas primeiras posições, com várias ultrapassagens.

Ricardo Gomes deu uma aula no GP britânico e venceu de ponta a ponta

A emoção da prova teve início logo nas votlas iniciais. Raoni Frizzo, segundo no grid de largada, travou uma bela batalha com Ico Oliveira pela vice-liderança. Trocas de posições e arrojo por parte dos dois veteranos levaram ao delírio os público inglês. Um momento digno de reunir uma geração de campeões: os de 2008 e 2007, respectivamente.

No encalço dos dois pilotos, uma legião de oponentes seguiam bem de perto a briga pelo bloco frontal. Otávio Silveira, Eduardo Gaensly, John White, Fernando Tumushi e Thiago Lemos eram alguns nomes dentre os vários que andavam numa impressionante tocada, com desempenhos muito semelhantes.

Aos poucos, como na maioria das corridas de automóveis, os carros foram se dispersando pelo circuito. Ico, então na vice-liderança, teve sua corrida prejudicada por uma série de rodadas que o relegou às posições mais intermediárias. Enquanto isso, Otávio Silveira sofria com a explosão do propulsor de seu Honda, também perdendo preciosos segundo perante à concorrência.

Único a pontuar em todas as provas até o momento, Eduardo Gaensly surpreendeu e terminou em segundo

Na metade da prova o cenário parecia estar caminhando para uma definição. RicardoGomes era seguido por um longínquo Raoni Frizzo que, por sua vez, vivia situação confortável ao arir quinze segundos para seu colega de time, Eduardo Gaensly. Logo atrás, o atual líder do campeonato, John White, embora em uma corrida desta vez mais discreta, subia consideravelmente de produção.

A batalha pelo campeonato sofreu um episódio importante faltando onze voltas para o fim. Com problemas técnicos, o atual campeão Raoni Frizzo abandonou a disputa e agora viu suas chences de conquistar o bi do Mod 67 reduzirem bastante. O que era uma prova para se aproximar da liderança se tranformou em pesadelo para o experiente piloto.

Com a saída de Frizzo, um impressionante Eduardo Gaensly herdou o segunto posto, que não perdeu até a bandeirada final. Regular, o vice de 2007 conquistou seu melhor resultado no ano e entrou também na briga pelo título deste ano. Outra vez muito constante, John White mostrou porque é o atual líder e conseguiu um precioso terceiro lugar, ampliando sua vantagem no campeonato.

John White visitou mais uma vez o pódio e agora é mais líder do que nunca

Outro destaque da prova, Thiago Lemos mais uma vez correu com inteligência, escapou das confusões e faturou uma boa quarta colocação. Logo atrás veio Otávio Silveira, que mesmo com problemas de motor arranjou um lugar no top-5. Fernando Tumushi voltou a pontuar bem, ao completar em sexto. Quem também tem frequentado boas colocações é Tio Italo. O experiente piloto terminou mais uma vez entre os dez melhores, desta vez em sétimo. Ico Oliveira fecou o dia em oitavo, logo à frente de seu parceiro de Pipoca Racing e vice-líder da temporada, Ricardo Ramos. Seu xará, Ricardo Miron, completou os dez primeiros colocados.

Já na Corrida 2, um fato inusitado. Todos os pilotos participantes abandonaram! Nem mesmo o último remanescente da prova, o português Antonio Veríssimus, chegou a atingir a atingir o limite mínimo de 90% das voltas para conquistar pontuação.

Confira abaixo os números finais e unificados do GP: (clique para ampliar)


A próxima parada da temporada 2009 do Mod 1967 é considerada pela maioria dos corredores o maior desafio do ano. Máquinas e pilotos partem para disputar no próximo dia 19 o temido GP de Nürburgring. Altamente traiçoeira, longa e perigosa, a pista alemã pode provocar grandes surpresas e muito suspense na disputa do certame. De concreto, a certeza de que o "Inferno Verde" vai colocar à prova os limites de todos os participantes.

4 comentários:

John White disse...

Foi mais uma bela corrida da GPLBrasil! Um show do Gomes e do Edu, um baita azar do Raoni, e uma piii sorte minha haahahaha!
Excelente matéria!

Eduardo Gaensly disse...

Ótimo post! Só não concordo com uma coisa.
Como que eu entrei pra briga pelo título, e o Raoni, um ponto atrás, deu adeus? hehehe

Esse resultado meu foi completamente aleatório. Não entrei pra briga nenhuma não. POde ficar tranquilo John!

Raoni Frizzo disse...

Edu, pelos números realmente não faria tanto sentido dizer que tô fora da briga e você na luta pelo título, com essa diferença de 1 ponto apenas.

Só que o lance é que você é muito regular, pontua em todas, nunca desconecta. Eu tive já 2 problemas de desconexões. E sabe-se lá quando vai ser o próximo problema.

Se eu tivesse certeza de que terminaria todas as corridas restantes, daí eu me incluiria ainda no bloco dos que disputam o título.

Mas vamos ver...ainda tem chão pela frente. Nürburgring pode ser uma etapa decisiva na movimentação do campeonato.

Fernando Tumushi disse...

Em silverstone me senti o Rubens...

Tava em 3º até ter problemas de combustivel, na pista e por falha minha....

Otimo relato Raoni, como sempre !

Agora, Nurb é de lascar....