segunda-feira, 29 de junho de 2009

John White vence segunda seguida e assume a liderança do campeonato


'Performance esmagadora' talvez seja o principal meio de definir a atuação de John White na última corrida em terras norte-americanas. O piloto da Pipoca Racing dominou quase todas as ações do fim de semana no circuito canadense de St Jovite - Mont Tremblant e venceu a corrida de ponta a ponta. De quebra, o veloz piloto foi premiado com a liderança do campeonato, após faturar a segunda prova consecutiva e ver seu colega de time, Ricardo Ramos, ficar longe do pódio, na sexta colocação.

Graças ao elevado número de pilotos presentes para a disputa da sétima etapa, foi necessária a realização do processo de pré-qualificação, ausente nas últimas corridas. E foi apenas na fase preliminar que John não impôs sua dominância perante aos adversários, sendo suplantado por um velocíssimo Otávio Silveira.

Numa corrida impecável, John White vence novamente e agora é o novo líder

Mas, na qualificação para o grid de largada, John começou a dar mostras da sua superioridade, cravando a pole position com uma vantagem surpreendente sobre Otávio. Em uma série de voltas voadoras, White foi o único piloto a conseguir andar abaixo da casa do 1:40. Seguindo os ponteiros, Raoni Frizzo partiu do terceiro posto, dividindo a segunda fila com um surpreendente Ico Oliveira, que retornou à liga com um desempenho muito rápido. Curiosamente, esta fila abrigava uma geração de campeões, os de 2008 e 2007, respectivamente.

Até então líder do cameponato, Ricardo Ramos partia logo atrás de seu chefe de equipe, em quinto, escoltado pelo sempre regular Thiago Lemos. A largada foi tranquila, com os pilotos mantendo suas posições e evitando acidentes no complicado mergulho. John seguia na ponta, seguido por Otávio e um Raoni disposto a tomar o segundo lugar. Enquanto isso, Thiago Lemos desalojava Ico Oliveira e Ricardo Ramos de suas posições e já vinha carregando sua problemática BRM numa ótima quarta colocação.

Raoni Frizzo voltou a frequentar o pódio e segue na luta pelo título deste ano

A próxima alteração crucial no bloco da frente foi quando Otávio Silveira perdeu o controle de sua Brabham no início da subida da curva 1 e rodou em direção ao guard-rail, deixando o caminho livre para Raoni Frizzo herdar a vice-liderança. Embalado, Thiago Lemos também se aproveitou do acidente e assumiu o terceiro lugar.

A partir deste instante, o que se viu nas voltas seguintes foi uma perseguição implacável de Frizzo na busca de alcançar o líder da prova. Aos poucos, e se beneficiando dos retardatários, o atual campeão conseguiu dizimar a diferença que o separava de White e o tão esperado duelo pela liderança estava prestes a começar. Não começou...

Um acidente definiria o rumo da prova. Na "reta curva" dos boxes, o retardatário David Sochenna, ao abrir caminho para o líder John White, perdeu o controle de sua Honda e bateu violentamente no guard-rail, sendo arremessado de volta para o traçado e acertado por Frizzo, que vinha logo atrás. Raoni também encontrou o caminho da proteção de ferro e perdeu preciosos segundos, deixando o caminho de White mais tranquilo para a vitória. Sem tempo para uma reação, coube ao piloto da Sergeant Pepper's levar seu bólido ao segundo lugar, oito segundos atrás do grande vencedor, John White.

Otávio Silveira tinha um ritmo muito veloz e finalizou em terceiro

Enquanto isso, logo mais atrás, Otávio Silveira recuperava sua posição sobre Thiago Lemos e finalizou no último lugar do pódio, local que frequentou pela segunda vez nesta temporada. Thiago Lemos tirou leite de pedra da fraca BRM e fechou o dia num bom quarto lugar. Também ganhando posições, Eduardo Gaensly conseguiu terminar em quinto, logo à frente do agora ex-líder Ricardo Ramos. Ico Oliveira voltou às competições marcando pontos, com o sétimo lugar. Quem também ressurgiu das cinzas e voltou à categoria foi Tio Italo, que mostrou que está em forma e conseguiu a oitava colocação. Ricardo Miron e Fernando Tumushi, respectivamente, fecharam os dez primeiros.

Já na Corrida 2, o novato Joubert Amaral pilotou com muita seriedade e conseguiu suplantar o argentino Victor Tarabini e o português Antônio Veríssimus, conseguindo seus primeiros pontos no ano, ao alcançar o 13º lugar no resultado agregado. Confira abaixo os números completos do resultado unificado das corridas. (Clique para ampliar)


Após o GP de St Jovite, a temporada 2009 do Mod 1967 da GPL Brasil chega a sua metade, com vários pilotos ainda com chance de conquistar o título. Agora, as máquinas partem no próximo final de semana, dia 5 de julho, para o tradicionalíssimo GP de Silverstone na Grã-Bretanha.

4 comentários:

Eduardo Gaensly disse...

Falei que o John era um dos candidatos ao título?
O cara faz um temporal desses no treino, domina a corrida toda...

Se virem aí na frente pra alcançar ele.
Belo post Raoni! Belas Brabhams também!

John White disse...

Tá, tudo bem...não posso negar que sou um dos candidatos ao título, mas não me considero o favorito e ponto.

Agora que partiremos para a segunda metade do champ, não será nada fácil segurar o Frizzo, o Rica, Thiago e Otávio...todos muito mais experientes do que a mim...Raoni ainda guarda seu melhor armamento ainda...enquanto que eu não conheço bulhufas de rouen e diria que praticamente nada de Spa...

O lance agora é torcer, e muito mesmo...vale lembrar que nessa altura do campeonato qualquer quebra ou acidente poderá decidir o título...

Grande abraço! John White na white Brabham...áh, ja ia me esquecendo...pelos construtores ai sim somos os favoritos...

Joubert Amaral disse...

Genteeee... Apareci numa reportagem!!!! hehehee

Agora é pensar no título! hehehe

Te cuida John!!! kkkk

Anônimo disse...

Pista dificil,mais muito boa,o acerto do carro aqui era fundamental!Estava fazendo um corrida modesta,mais muito boa ,mais por falta de abilidade perdi meu carro na freiada e danifiquei a suspenção!Mais parabens aos amigos da frente que andam muito!Que venha Silverstone UK!

André Luiz, Laffite Racing