domingo, 5 de julho de 2009

O Grande Prêmio Britânico de 1967

Já virou tradição, antes das corridas da GPL Brasil, dar uma olhada na história da corrida disputada no mesmo circuito em 1967. Dessa vez, não será diferente, porém, peço desculpas adiantadas pelo texto menos interessante e pela falta de fotografias, não consegui achar muito material sobre essa corrida.
No próximo domingo, voltando ao território europeu, a caravana da GPL Brasil desembarca no famoso circuito de Silverstone, o berço da Fórmula 1. A corrida, em 67, foi disputada do dia 15 de Julho e marcava a metade da temporada, sendo a sexta corrida de onze no total.
A Lotus vinha preparada para a corrida. Depois de seus dois carros terem abandonado o GP da França deviao ao mesmo problema na caixa de câmbio, os defeitos foram resolvidos. Denny Hulme liderava o campeonato com 22 pontos, Jack Brabham tinha 16, Pedro Rodriguez 12 e Chris Amon 11. Jim Clark tinha apenas 10 de uma vitória ez Zandvoort e um sexto lugar na Bélgica.
Clark, já dentro de seu carro, prepara-se para a largada.

Nos treinos, Clark fez a pole com um tempo de 1:25,3, Hill, Brabham e Hulme largariam ao seu lado no grid 4-3-4. Hill teve problemas com seu carro e depois de uma quebra na suspensão, o inglês bateu e danificou seu carro, que teve de ser reconstruído durante a noite pelos mecanicos.
Após a largada, Jack Brabham passou Hill e estava atrás de Clark, mas o escocês não deu chances ao australiano, abrindo uma larga vantagem. Hulme recuperou-se de uma largada ruim, ultrapassou seu companheiro de equipe, que agora era terceiro, e foi atrás das Lotus.
Um grande público assiste à largada em Silverstone.
Hill vinha se acostumando com seu novo carro e passou Clark na volta 26, mas na volta 55 problemas na suspensão fizeram com que ele fosse aos boxes. Depois de ter o problema consertado, ele voltou para a pista apenas para abandonar a corrida 10 voltas depois, com problemas no motor. Jim Clark foi perfeito, assim como sua Lotus 49, e o escocês ganhou sua segunda corrida na temporada 13 segundos à frente de Hulme.
Nem a Lotus 49, nem Jim Clark falharam. Nesta foto, o esocês ruma em direção
à sua segunda vitória na temporada.
Chris Amon foi terceiro depois de ultrapassa Jack Brabham nas últimas voltas. Rodriguez e John Surtees fecharam a zona de pontuação uma e duas voltas atrás dos líderes respectivamente.

Um comentário:

Unknown disse...

1;25?!?!?!? puts a pole do clark, é mágica. jogo comntra o pc, e esse jogo é muito legal mas muito difícil ainda mais no teclado legal voces jogarem online, mas vou ficar só no pc pra não passar vergonha.hehehe. minha melhor volta em silverstone foi 1:32.25 em um terceiro lugar contra o pc, mas já foi emocionante. esse jogo é um barato nem olho mais pro meu gp4!