Parece que a sina de azar do atual campeão da liga, Raoni Frizzo, teve uma providencial interrupção, ao menos para o tão aguardado GP da Alemanha, realizado no famoso circuito de Nürburgring Nordschleife. Depois dos insucessos nas corridas anteriores, o piloto da Sergeant Pepper's fez as pazes com a vitória e encerrou um jejum de 12 provas sem subir ao lugar mais alto do pódio no Mod 1967. A última conquista do piloto na categoria havia sido no GP de Indianápolis, no dia 19 de outubro do ano passado.
Precisos nove meses depois, o destino selaria que o experiente piloto triunfasse pela segunda vez seguida no longo e perigoso traçado alemão. Assim como em 2008, Frizzo dominou as ações do evento desde o treino classificatório, conseguindo também sua primeira pole no ano, vencendo de ponta a ponta e, de quebra, levando pra casa a estatística de ter realizado o giro mais rápido da corrida.
Extremamente complexa, a pista de Nürburgring, que sediou a 9ª etapa do Campeonato 2009 do Mod 1967, não espantou nem mesmo os pilotos menos experientes. O saldo disso foi um grid recheado de pilotos, com 17 participantes alinhando no grid de largada, fato que levou os fãs ao delírio. Mas, como de praxe, o "Inferno Verde", como é conhecida a emblemática pista, não perdoou todos os competidores, com apenas 11 sobrevivendo às seis voltas da cansativa disputa.
Após cravar a pole-position sem muitas dificuldades, Raoni Frizzo teve a companhia de Otávio Silveira e sua Cooper na primeira fila do grid. Logo atrás, John White surpreendeu ao colocar a sofrível BRM na terceira colocação, seguido por Eduardo Gaensly. Mais surpreendente ainda, o novato André Luiz aparecia entre os ponteiros, levando sua Brabham ao quinto posto no grid.
Largada cautelosa por parte de todos os competidores, mas logo acontece o primeiro contratempo. Eduardo Gaensly escapou logo na segunda curva e perdeu várias posições. O vice-campeão da última corrida em Silverstone teria de partir então para uma prova de recuperação. Enquanto isso, mais à frente, a ordem seguia a mesma, com os pilotos já se dispersando pelo traçado.
Frizzo seguia seguro na liderança, enquanto Otávio também vinha num confortável segundo lugar, embora seguido um pouco de perto pela surpresa André Luiz, que havia acabado de desalojar John White do terceiro posto. Enquanto isso, Thiago Lemos vinha se aproximando do atual líder do campeonato, ao estar em quinto. Ico Oliveira também se matinha no encalço dos ponteiros, em sexto.
No bloco intermediário, muitas ultrapssagens e acidentes. Eduardo Gaensly continuava sua escalada, numa disputa interessante com Onyas Claudio e Fernando Tumushi, este último também sofrendo com o terrível chassi de sua BRM. Mais atrás, os novatos Helerson Maciel, Ricardo Miron e Anderson Lopes também faziam bonito, trocando de posição a cada momento.
Conforme o desenrolar da prova, Frizzo crescia cada vez sua vantagem na liderança, enquanto Silveira já não era mais incomodado por André Luiz. Este, então, agora era seguido por Lemos, que também suplantara White na luta pelo quarto posto. Após muita luta, Gaensly já figurava na sexta colocação, que manteria até o final da prova.
Com o rumo da prova já definido, mais nenhuma alteração no bloco da frente. Raoni Frizzo seguiu com cautela até a bandeirada final e espantou seu inferno astral logo no Inferno Verde. Após a vitória, o piloto se recolocou na disputa pelo título, assumindo a vice-liderança da competição. Repetindo o resultado do ano passado, Otávio Silveira somou excelente pontos e também já figura como candidato potencial no campeonato. Eleito unanimamente a surpresa da prova, André Luiz conseguiu o primeiro pódio da Lafitte Racing, com uma atuação brilhante.
Sempre entre os primeiros, Thiago Lemos também se mantém firme na briga pelo título. Já John White soube tirar proveito do equipamento defasado e conquisot pontos valiosos para o campeonato, ao terminar em quinto, seguido por Eduardo Gaensly. Logo atrás, Fernando Tumushi foi mais um que levou bem sua BRM até o final. Caio Lucci também sobreviveu aos perigos do circuito e fechou o dia em oitavo. Também regular Onyas Claudio conquistou o nono lugar, enquanto Ricardo Miron encerrou os dez melhores colocados.
Confira os números completos da corrida: (clique na imagem para ampliar)
Agora os competidores da GPL Brasil dão uma pausa nas atividades do Mod 1967 e partem para o tradicionalíssimo circuito de Le Mans Sarthe, local onde será disputado, no próximo domingo (26) a segunda etapa da Tríplice Coroa, evento de resistência da liga. Os participantes passaraão por uma prova de uma hora e meia de duração, onde velocidade nem sempre é o mais importante para o sucesso no final da prova.
Já no Mod 1967, os pilotos voltam a concentrar suas ações no campeonato daqui a duas semanas, onde os pilotos irão duelar no circuito de Spa-Francorchamps, palco do GP da Bélgica.
3 comentários:
Excelente corrida !!!!! muito melhor do que a maioria do pessoal imaginava, parabens Raoni e a todos que se arriscaram nessa pista
Acho que foi a corrida mais legal do ano, pelo menos pra mim!
Essa pista é muito boa! Completamente diferente de tudo que existe hoje em dia.
Parabéns, Raoni, pela vitória! O campeonato tá prometendo uma disputa acirrada até o fim.
Nossa que pista,só de andar foi boa e um podium então!Foi adrenalina do começo ao fim!
André luiz
Postar um comentário