segunda-feira, 28 de abril de 2008

Disputas acirradas e imprevisibilidade marcam o GP de Snetterton

Como de se esperar, a corrida realizada em Snetterton neste último domingo, válida pela 6ª etapa do campeonato de 1967 da GPL Brasil, foi bastante movimentada e com os pilotos alternando constantemente as posições. Uma série de disputas acirradas, erros dos pilotos e acidentes nas traiçoeiras curvas do circuito britânico ditaram o tom da corrida.
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Nos treinos, Raoni Frizzo e sua Lotus comandaram a sessão com uma até inesperada boa vantagem, colocando cerca de 8 décimos de segundo de vantagem sobre a BRM de Felipe Gamper e a Brabham de Renato Mesa, 2º e 3º colocados no grid, respectivamente. Ricardo Ramos mais uma vez conseguiu extrair um bom rendimento de sua Eagle e levou o 4º lugar no grid. Thiago Lemos completou o top-five de largada, conseguindo uma boa volta com sua Brabham. Eis a relação de tempos do treino classificatório:

1 - Raoni Frizzo (Lotus) - 1m25.662s
2 - Felipe Gamper (BRM) - 1m26.398s +00.736s
3 - Renato Mesa (Brabham) - 1m26.524s +00.862s
4 - Ricardo Ramos (Eagle) - 1m26.925s +01.263s
5 - Thiago Lemos (Brabham) - 1m26.950s +01.288s
6 - Eduardo Gaensly (Brabham) - 1m27.010s +01.348s
7 - Otavio Silveira (Ferrari) - 1m27.065s +01.403s
8 - Sérgio Henrique (Eagle) - 1m27.076s +01.414s
9 - Caio Lucci (Lotus) - 1m27.579s +01.917s
10 - Hamilton Amorim (Eagle) - 1m27.797s +02.135s
11 - Alex Bacaro (Ferrari) - 1m27.838s +02.176s
12 - Guilherme Frizzo (Cooper) - 1m28.162s +02.500s
13 - Ha Maha (Cooper) - 1m28.197s +02.535s
14 - Boni Piket (Honda) - 1m33.453s +07.791s

Na largada, Felipe assumiu a liderança, seguido por Raoni e Renato. Com o passar das primeiras voltas, o três líderes começaram a impor um ritmo mais rápido e logo abriram vantagem dos demais pilotos. Aos poucos Felipe ia aumentando o seu ritmo de corrida, sempre seguido de perto por Raoni, que após algumas voltas ganhou rendimento e, após uma bonita disputa com o seu oponente, ganhou a posição no Hairpin, assumindo a liderança da prova.

Enquanto isso o pelotão intermediário proporcionava ótimas disputas, com muitas trocas de posições e rodadas entre os pilotos. E foi numa dessas disputas que o rumo da corrida mudou totalmente de direção. Após se enroscar com Ha Maha, Sérgio Henrique acabou rodando na curva Riches e ficou atravessado nela. O então líder Raoni Frizzo, com confortáveis 8 segundos de vantagem para Gamper, acabou não conseguindo desviar da Eagle acidentada e bateu forte, perdendo a liderança.

A partir daí, Felipe foi seguro e administrou a corrida para conseguir mais uma vitória, a terceira na temporada. Renato Mesa se aproveitou de outro acidente de Raoni e conquistou um importantísimo segundo lugar, se recuperando da performance em Silverstone. Raoni conseguiu ainda completar o pódio, após recuperar a terceira posição numa batalha com Eduardo Gaesnly, que mais uma vez mostrou muita regularidade e conseguiu um excelente quarto lugar para a Brabham.

Thiago Lemos completou a prova em quinto lugar e agora está empatado na vice-liderança do campeonato com Felipe Gamper. O líder Otávio Silveira dessa vez fez uma corrida um pouco mais apagada, mas conseguiu alguns pontinhos ao chegar em sexto, tendo agora uma vantagem de 15 pontos na classificação geral. Ricardo Ramos chegou em sétimo, sendo a melhor Eagle da prova e Guilherme Frizzo soube tirar proveito dos acidentes e conseguiu uma boa oitava posição para a fraca Cooper, marcando seus primeiros pontos no campeonato. Sérgio Henrique e Ha Maha (Cooper) fecharam os dez primeiros.

Confira o resultado completo da prova (22 voltas):

1 - Felipe Gamper (BRM) - 32m10.038s +22.822s
2 - Renato Mesa (Brabham) - 32m16.229s +29.013s
3 - Raoni Frizzo (Lotus) - 32m21.182s +33.966s
4 - Eduardo Gaensly (Brabham) - 32m24.661s +37.445s
5 - Thiago Lemos (Brabham) - 32m35.908s +48.692s
6 - Otavio Silveira (Ferrari) - 32m46.771s +59.555s
7 - Ricardo Ramos (Eagle) - 33m28.057s +1m40.841s
8 - Guilherme Frizzo (Cooper) - 33m30.216s +1m41.000s
9 - Sérgio Henrique (Eagle) - 32m12.645s 1 lap(s)
10 - Ha Maha (Cooper) - 32m15.052s 1 lap(s)
11 - Caio Lucci (Lotus) - 32m39.627s 1 lap(s)
12 - Alex Bacaro (Ferrari) - 32m48.333s 1 lap(s)
13 - Hamilton Amorim (Eagle) - 15m23.974s 12 lap(s)
14 - Boni Piket (Honda) - 6m48.581s 18 lap(s)

Em breve o vídeo com os melhores momentos da etapa. A próxima corrida acontece no dia 11 de maio no veloz circuito austríaco de Österreichring (Zeltweg 1970).

Um comentário:

Renato Mesa disse...

valeu raoni pelo post!

=P