quinta-feira, 3 de abril de 2008

1ª Etapa de 2008 - Kyalami

Olá amigos do GPL!

Após um breve atraso, as notícias na 2ª temporada da liga GPL Brasil voltam a ser publicadas por aqui. Tivemos o início da temporada no último dia 02 de Março de 2008, e o local escolhido para abrigar este grande evento foi o autódromo de Kyalami, na África do Sul.

Apresentando uma estrutura moderna, quando comparada a outras pistas da época, a corrida sul-africana tinha tudo para ser muito emocionante. Com uma longa reta dos boxes, seguida de uma curva traiçoeira (Crowthorne Corner), muitas ultrapassagens eram esperadas por todos os pilotos, além de muitos erros na parte mista do circuito, repleta de curvas de baixa e média velocidade e uma grande curva (Sunset Bend) em que encontrar a tangência ideal passa a ser um grande desafio devido sua extensão e velocidade.

A estréia do campeonato mostrou a evolução da comunidade GPLBrasil. Com a estréia do novo servidor dedicado, 19 pilotos conseguiram alinhas no grid, uma marca muito superior aos 4 pilotos da temporada passada. O nível também aumentou de uma maneira fenomenal. Novos pilotos surgiram e os já veteranos parecem dominar cada vez mais as técnicas de pilotagem dos bólidos de 4 décadas atrás, o que proporciona um nível de competitividade e simulação ainda maior.

Para esta temporada, algumas regras foram impostas para que os pilotos se responsabilizem mais pelos seus atos em pista. Uma das grandes novidades foi a limitação imposta de Shift+R, que impede que um piloto continue na pista após 3 resets no carro.

Mas vamos à corrida:

Na etapa de classificação, muito tráfego enquanto os pilotos tentavam obter a volta perfeita. Por ser a primeira etapa da temporada, muitos pilotos treinaram exaustivamente e conseguiram tempos bem próximos. O destaque foi Felipe Gamper, 3º colocado no Ranking Nacional, que com a Cooper conseguiu a pole position com mais de meio segundo de vantagem para Raoni Frizzo, vice-campeão da temporada do Mod 65. Thiago Lemos, campeão da temporada do mod 65 decepcionou ao estreiar na nova categoria, largando apenas na 14ª colocação. Ico de Oliveira, atual campeão da categoria, largou numa mediana 7ª colocação. Segue abaixo o resultado do treino classificatório:

Pos No Driver Team Nat Time Diff Laps
1 15 Felipe Gamper Cooper BRA 1m20.835s 10
2 2 Raoni Frizzo Lotus BRA 1m21.468s 00.633s 7
3 3 Otavio Silveira Ferrari BRA 1m21.569s 00.734s 12
4 8 Ricardo Ramos Eagle BRA 1m21.792s 00.957s 11
5 18 Renato Mesa Brabham BRA 1m21.836s 01.001s 11
6 17 Caio Lucci Lotus USA 1m21.996s 01.161s 9
7 14 Ico Oliveira Eagle BRA 1m22.128s 01.293s 11
8 19 Leo Menegucci BRM BRA 1m22.330s 01.495s 7
9 20 Frank Alexandre Cooper BRA 1m22.478s 01.643s 11
10 5 Eduardo Gaensly Brabham BRA 1m22.730s 01.895s 9
11 1 Hamilton Amorim Eagle BRA 1m22.877s 02.042s 10
12 10 Ha Maha Cooper BRA 1m22.923s 02.088s 9
13 11 Alan Lopez Cooper ARG 1m23.407s 02.572s 12
14 13 Thiago Lemos Lotus BRA 1m23.862s 03.027s 10
15 9 Sérgio Henrique Ferrari BRA 1m24.157s 03.322s 7
16 6 Ademir azzi j Ferrari ITA 1m26.432s 05.597s 8
17 7 alex bacaro BRM BRA 1m28.053s 07.218s 8
18 16 Francis Rosario Cooper JPN 1m31.239s 10.404s 10
19 12 Renan Becker Cooper BRA 1m40.012s 19.177s 7

Na hora da largada, muita apreensão com o grid abarrotado de gente. Pela primeira vez uma etapa do GPL Brasil reuniu tantas pilotos assim.

Felipe Gamper disparou logo na largada, não dando chances a nenhum dos concorrentes em brigar pela vitória. Atrás dele, Renato e Otavio, que brigaram por algumas voltas, até que um acidente fez Renato levar a pior e cair várias posições. Otavio conseguiu, apesar de alguns erros, levar o carro ao 2º posto. O atual campeão, Ico Oliveira, usou sua experiencia para brigar por um excelente 3º lugar, com destaque à bela disputa entre o piloto da Eagle e o estreante Ha Maha. Eduardo Gaensly levou à Brabham a um honroso 4º lugar, após realizar uma corrida constante e inteligente, fugindo de enroscos e tudo mais.

Melhor estreante da corrida, Fran Alexandre chegou em 5º lugar, seguido por Ha Maha, que mesmo com problemas no final, realizou uma belissima disputa com o campeão Ico. Renato Mesa chegou em 7º, depois de brigar pela 2º posição e sofrer com acidentes e punições. Atrás dele, o campeão do mod 65, Thiago Lemos, que ainda em adaptação à poderosa Lotus, fez sua lição de casa e conquistou os primeiros pontos da equipe. Leo Menegucci arriscou um contraro milionário com a BRM, carinhosamente apelidada de trator, e após segurar vários pilotos, teve problemas e ficou em 9º. Ricardo Ramos, que voou nos treinos classificatórios, teve problemas com a regularidade e sofreu muito para conquistar a posição de número 10.

Alan Lopez estreou bem e demonstrou potencial, ficando em 11º. Caio Lucci reclamou muito dos retardatários, e sofreu para chegar em 12º. Sérgio Henrique fez corrida discreta com a Ferrari e chegou na posição seguinte, seguido de Hamilton Amorim.

Após a corrida muita confusão no paddock devido as fechadas dos retardatários. Mas o assunto já foi resolvido, e bola pra frente. Eis o resultado final após 20 voltas:

Pos No Driver Team Nat Laps Race Time Diff
1 15 Felipe Gamper Cooper BRA 20 27m30.354s
2 3 Otavio Silveira Ferrari BRA 20 28m11.300s 40.946s
3 14 Ico Oliveira Eagle BRA 20 28m17.483s 47.129s
4 5 Eduardo Gaensly Brabham BRA 20 28m25.422s 55.068s
5 20 Frank Alexandre Cooper BRA 20 28m27.919s 57.565s
6 10 Ha Maha Cooper BRA 20 28m42.890s 1m12.536s
7 18 Renato Mesa Brabham BRA 20 28m43.087s 1m12.733s
8 13 Thiago Lemos Lotus BRA 20 28m44.967s 1m14.613s
9 19 Leo Menegucci BRM BRA 20 28m52.493s 1m22.139s
10 8 Ricardo Ramos Eagle BRA 20 28m58.736s 1m28.382s
11 11 Alan Lopez Cooper ARG 19 27m33.916s 1 lap(s)
12 17 Caio Lucci Lotus USA 19 27m35.426s 1 lap(s)
13 9 Sérgio Henrique Ferrari BRA 19 27m44.554s 1 lap(s)
14 1 Hamilton Amorim Eagle BRA 19 28m00.383s 1 lap(s)
15 16 Francis Rosario Cooper JPN 13 21m32.270s 7 lap(s)
16 7 alex bacaro BRM BRA 10 16m57.188s 10 lap(s)
17 12 Renan Becker Cooper BRA 5 8m00.541s 15 lap(s)
18 2 Raoni Frizzo Lotus BRA 0 0m00.000s 20 lap(s)
19 6 Ademir azzi j Ferrari ITA 0 DidNotStart 20 lap(s)

Acompanhe os melhores momentos da corrida por Ricardo Ramos:



Para acompanhar a discussão dos pilotos com mais detalhes, entre aqui.

Nenhum comentário: