quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Confirmando reação, Raoni Frizzo mantém embalo e vence GP da Bélgica


Se aproximando cada vez mais de sua fase decisiva, a temporada 2009 do Mod 1967 da GPL Brasil vai vendo a disputa pelo título ficar cada vez mais emocionante. Depois de fazer as pazes com a vitória, o atual campeão, Raoni Frizzo, manteve a ótima fase e mais uma vez dominou de ponta a ponta o GP da Bélgica, realizado em Spa-Francorchamps, válido pela 10ª etapa de um total de 14 a serem disputadas.

O resultado da prova deixou a tendência de que a briga pelo caneco da temporada está cada vez mais se restringindo a dois pilotos. Atual vice-líder, Raoni tenta aos poucos a aproximação ao seu oponente, John White, que por sua vez, se não pôde conter o avanço do rival, também tem bons motivos para comemorar. O segundo lugar na etapa belga foi um importante passo para tentar conter a reação de Frizzo e ficar mais próximo de seu primeiro título na liga.

Raoni Frizzo venceu de novo e ainda mantém vivo o sonho do título

O evento no famoso circuito europeu já deu seus primeiros sinais da disputa Frizzo x White logo no treino de classificação. Alternando posições a cada momento, os pilotos tiravam tudo de seus equipamentos para buscar ap osição de honra no grid. O suspense foi teminado nos instantes finais da sessão, quando o piloto da Sergeant Pepper's cravou uma marca voadora, conquistando a pole.

Partindo da segunda posição, John White era seguido por um também veloz Fernando Tumushi, liderando a segunda fila do grid, tendo a companhia de Ricardo Ramos, em quarto. Os experientes Otávio Silveira e Thiago Lemos, em ótima posição com sua Brabham, preencheram a terceira fila.

A largada proporcionou a primeira confusão da prova. Ao movimentar dos carros, o português David Sochenna atropelou Ico Oliveira, e o resultado foi um acidente grande. Enquanto, no início do pelotão, Raoni Frizzo mantinha a ponta, já ganhando algum terreno sobre John White, que por sua vez era seguido de perto por Tumushi e Ricardo Ramos. Logo na primeira volta, Otávio Silveira perdeu o controle de seu bólido na Stavelot e sofreu um forte acidente, caindo para o fundo do pelotão.

John White com o segundo lugar, ficou mais próximo do título

Logo na segunda volta, uma importante modifcação entre os líderes. Fernando Tumushi rodou sua Eagle e com isso Ricardo Ramos herdou a terceira colocação. Enquanto isso, a corrida de recuperação de Otávio Silveira acabou logo depois de ter começado. O piloto da GrandPrix FUN bateu forte na Masta e abandonou precocemente a disputa.

Na frente, Raoni Frizzo continuava a aumentar sua vantagem. John White era perseguido de perto por seu companheiro de Pipoca Racing, Ricardo Ramos. E engana-se quem pensou que o 'Mister México' seria um mero escudeiro do líder do campeonato. Na volta 7, após investidas de insucesso, Ramos finalmente ultrapassou seu colega de time e assumiu a segunda posição. Logo o veloz piloto começou a construir uma boa vantagem...

Ricardo Ramos andou forte e voltou a frequentar o pódio

Vantagem que iria se dizimar em segundos. Três voltas depois, Ricardo envolveu-se em um acidente com o retardatário Joubert Amaral e rodou, perdendo a posição para White. Sem fôlego para reação, restou ao piloto seguir firme para garantir um lugar no pódio. Um pouco mais atrás, uma bela disputa entre o veterano Thiago Lemos e o novato André Luiz esquentava a batalha pela quinta colocação. Na base da experiência, Thiago soube se aproveitar dos erros do rival e garantiu seu top-5.

Na frente, Frizzo caminhou tranquilo para seu segundo triunfo consecutivo no campeonato, e o terceiro seguido na liga, agora reduzindo em mais cinco pontos sua desavantagem para John na classificação do campeonato. O pódio completado pelos pilotos da Pipoca Racing deixou a equipe cada vez mais próxima do título. Fernando Tumushi conseguiu um grande resultado para a KAMF Racing, ao fechar em quarto, seguido de Thiago Lemos e sua valente Brabham, em meio à tantas Eagle na pista. Mais uma vez surpreendendo, o novato André Luiz fechou o dia em sexto. Também aparecendo bem, Sérgio Henrique fez uma corrida sólida e terminou em sétimo, seguido de perto pelo regular Onyas Claudio. Ico Oliveira e Eduardo Gaensly fecharam os dez melhores colocados.

Confira abaixo os números completos da prova: (clique para ampliar)


A liga agora faz um descanso e volta às suas atividades daqui a duas semanas, onde máquinas e pilotos partem para disputar o Grande Prêmio da Holanda, no circuito de Zandvoort. com a temporada cada vez nos seus momentos deicisivos, a promessa é de uma forte e equilibrada disputa entre os concorrentes ao título.

6 comentários:

Anderson Lopes disse...

Grande reportage, doutor Raoni, parabéns!!!

Caio Lucci disse...

Decepcionante ver os 2 carros da Dust lá tras... essa foi uma corrida pra esquecer. Agora é bola pra frente e reverter o resultado em Zandvoort

Eduardo Gaensly disse...

Ótimo post Raoni!
Apartir de agora, todas as coridas vão ser decisivas. O John precisa continuar marcando bons resultados, e vc na fase que tá, capaz que ganhe mais umas.

Tomara que a decisão vá pra Monza!

Onyas Claudio disse...

Duas Laffites entre os dez primeiros, muito bem!

Foi a corrida mais consistente que eu fiz. E é legal ver essa emocionante disputa pelo título lá de trás.

E a Laffite cada vez mais subindo...

Anônimo disse...

Essa repotagem,esta excelente!Parabéns Raoni!

Agora foi uma corrida muita boa,como disse Onyas Claudio,a Laffite cada vez subindo!


André luiz

Fernando Tumushi disse...

47 Pontos e a KAMF correndo atras de evolução... parabéns aos meus pilotos por completrem bem essa etapa, e aos postulantes ao título, boa sorte !