sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Circuitos do GPL - Hockenheimring

Olá pessoas!!!

Esse é meu primeiro post aqui no blog do GPL Brasil, e espero que seja o primeiro de muitos.

Hoje vamos iniciar uma nova seção, falando dos circuitos do Grand Prix Legends. O que me levou a ter essa idéia foi que a próxima pista que abrigará a próxima etapa do campeonato da 5º temporada do GPL Brasil (mod 67), não teve corrida válida para o certame da F1 para o ano de 1967. O circuito que abrigou a etapa alemã dessa temporada foi Nurburgring, onde a etapa da F1 está relatada aqui e a etapa da 5º temporada da nossa liga está aqui.

Hockenheimring é um circuito situado na cidade de Hockenheim, no estado alemão de Baden-Württemberg, inaugurado em 25/05/1932. Ela tinha 12048 metros e era usada nessa época como pistas de testes para a Mercedes-Benz e Auto Union e abrigando corrida da antiga fase dos Grand Prix's, tanto para carros quando para motos.

Traçado do circuito - 1932 à 1965


Em 1965, como a área que a pista ocupava era muito grande e com a Alemanha em franca expansão, pois foi um dos países mais prejudicados pela 2ª Guerra Mundial, a pista foi dividida em duas por causa da construção da rodovia Autobahn A6, tendo assim um novo traçado, mas mantendo as suas características: rápido e desafiador. Ela passou a ter 6817 metros.

Traçado do circuito - 1965 à 1970

Mesmo depois dessa mudança, a F1 ignorava esse circuito, por "falta de segurança", já que ela tinha duas longas retas, com uma curva muito difícil no meio - a Ostkurve - e tendo como a única parte realmente sinuosa localizada no Motodrom, mais conhecido como "estádio". Sem a F1, o circuito abrigava corridas de SportCars e categorias menores como a F2, sendo que foi num treino dessa categoria que o mito Jim Clark morreu, abalando o mundo do automobilismo. Após esse acidente, foram adicionados duas chicanes para diminuir a velocidade e aumentar a segurança, sendo umas delas nomeada com o nome do grande campeão morto no local. Ela passou a ter 6790 metros com a introdução dessas chicanes.

Traçado do circuito - 1970 à 1980

Com a implantação dessas melhorias, a F1 começou a olhar com outro prisma para o circuito, e substituiram Nurburgring como sede do GP Germânico, tendo como vencedor Jochen Rindt. Mas o circo não gostou do que viu nesse ano, e resolveram voltar no ano seguinte para o circuito do "inferno verde", ficando lá até 1976, quando o circuito da cidade de Nurburg foi fechado devido a vários acidentes graves, incluindo o de Niki Lauda, que quase chegou a fatalidade.

Entre 1977 e 1999, o circuito abrigou o GP nacional com a versão de 1970, a exceção foi 1985, que o circo utilizou o circuito de Nurburgring remodelado. Mas a partir de 1980, foi adicionada uma nova chicane antes da Ostkurve, depois que Patrick Depailler faleceu no local.

Traçado do circuito - 1980 à 2001

Essa nova versão foi utilizada até 2001, sendo que, o último vencedor andando de F1 nesse traçado foi Ralf Schumacher, e o último vencedor de fato, foi Laurent Aiello andando de DTM. A partir desse ano, o "mago" da construção de pistas, Hermann Tilke mutilou a pista, a pedido de autoridades locais, que queriam revitalizar a floresta, e para isso o trecho da pista que ficava dentro da mesma foi retirado do circuito, tendo árvores replantadas nesse trecho. Ela passou a ter 4517 metros, retirando o charme da pista, que eram as longas retas floresta adentro.

Traçado do circuito - 2001 até os dias atuais

Foto de uma das retas, ou o que sobrou dela...

Com exceção do novo traçado, todas as outras configurações da pista tem para o GPL e você encontra aqui, é só baixar e curtir as longas retas!!!

Na próxima semana, falaremos de Monza, complementando as reportagens sobre a corrida do ano de 1967 e a reportagem sobre a última corrida do campeonato da 5ª temporada da liga GPL Brasil. Até mais, pessoal!!!

Atualização 1:

Encontrei a versão usada pela DTM, que passava atrás do estádio, é a versão abaixo.


Atualização 2:

No Blog do Ico, tem esse tópico, falando da versão da pista daquela época. Imagem abaixo.


- Fontes
Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Hockenheimring
F1 Database: http://www.f1db.com/f1/page/Hockenheimring

- Fotos
Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Hockenheimring
Blog do Ico: http://www.blog-do-ico.blogspot.com
GPL Track Database: http://gpltd.bcsims.com
Wheels 24: http://www.wheels24.co.za

6 comentários:

Eduardo Gaensly disse...

Boa Anderson! O esquema era ter pelo menos um posto por dia aqui, falando sabe-se lá do que, mas tinha que ter!

Hockenheim sempre foi uma pista que eu gostei. Era meio sem sentido com as chicanes, eu acho, mas gostava das retas longas.
Pena que estragaram fazendo esse traçado novo, mas é a nova tendência das pistas, sempre tem que ter uns 3 hairpin pro pessoal conseguir passar.

Acho que teve uma versão entre essas, não teve? Uma sem a parte do estádio.
Vamos lá, Domingo é nóis se matando por lá!

Anderson Lopes disse...

Tinha uma versão curta, que passava por trás do estádio, vou atualizar o post com ela.

Raoni Frizzo disse...

Mandou demais Anderson! Parabéns pelo post. Enquanto isso eu peço desculpas pela minha ausência recentes nos textos (inclusive tá faltando o post sobre Rouen), mas é que eu ando sem tempo ultimamente.

A pista de Hockenheim é uma das mais legais que tem. Apesar das longas retas, é meio complicado ultrapassar por causa das retas estreitas. Pena que após 2001 mataram a pista, como tão fazendo com várias outras.

Como nós não somos assassinos de pistas de corrida, seguimos com a velha e boa Hockenheim!

joubert amaral disse...

Hockenheim é para mim a realização de mais um sonho... só digo isso.

Ano que vem tem suspresas boas em minha vida que vou dividir com vocês.

Quanto ao texto... DUCARALHO Anderson...

Anônimo disse...

Puxa muito bom texto,essa pista é muito boa,gosto do traçado antigo,uma pena o novo traçado!Mais temos o GPLBrasil pra lembrar!

Anônimo disse...

pra variar esqueci de assinar de novo!
André luiz!