Obrigado a todos pelas palavras de incentivo, devido a minha estréia aqui no blog da liga GPL Brasil. Mas chega de "rasgação de seda" e vamos falar do palco sagrado da última etapa da 5ª temporada da liga, lembrando que o mod usado na mesma é do ano de 1967. Falar de Monza é um desafio, já que é um templo sagrado do automobilismo mundial, mas com calma, vamos nos acertando.
Circuito localizado próximo de Milão, na Itália, é um dos circuitos mais velozes da Europa atualmente, depois que várias reformas afetaram vários dos tradicionais circuitos do continente, como Hockenheimring. Inauguração do circuito é datada de junho de 1922, e segundos documentos históricos, foi construído em tempo recorde, 110 dias, sendo percorrido pela 1ª vez por Petro Bordino e Felice Nazzaro a bordo de um FIAT 570.
Na versão inaugural do traçado havia uma parte oval e uma parte mista, onde a linha de chegada ficava na reta que levada da saída do curvão do oval para a "Curva , que tinha 10 Km de extensão. A primeira corrida oficial foi o Grande Prêmio da Itália, na lendária época dos "Grand Prix's" que antecenderem os campeonatos mundiais de F1, no dia 22 de setembro de 1922. Essa versão foi utilizada até 1928, depois que um sério acidente aconteceu envolvendo 22 expectadores e o piloto Emilio Materassi, todos morreram.
Depois desse triste evento, as corridas ficaram restritas somente ao oval entre os anos de 1929 e 1933, até que outro triste evento ocorresse, acabando com a vida de 3 pilotos. Após isso, foram colocadas duas chicanes, uma em cada reta, para diminuição da média de velocidade.
A partir de 1938, foi feita uma grande reforma, para mesclar parte do oval a parte do circuito misto, resultado no layout da imagem acima, deixando o circuito com a extensão 6,3 Km. Mas com o início da 2ª Grande Guerra, as corridas ficaram suspensas até 1948, retornando com uma etapa da série "Grand Prix", vencida pelo francês Wimille a bordo de um Alfa Romeo 158.
Em 1955, um novo grande trabalho de reforma faz ressurgir o circuito no seu traçado original mas com uma diferença, as retas do oval e do circuito misto foram unidas, formando um só traçado no local. Em 1958 e 1959, para rivalizar com as 500 milhas de Indianapolis, foi realizada a "Corrida dos 2 Mundos", corrida de exibição que utilizava o oval, com pilotos da Europa e dos EUA.
Nos anos de 1955, 1956, 1960 e 1961, foi utilizada a versão de 10 Km para o campeonato de F1, sendo essa versão abolida definitivamente com o acidente na curva "Parabolica", matando 14 expectadores e o piloto Wolfgang von Trips. Essa versão continuou sendo usada para outras categorias e também para a gravação do filme "Grand Prix".
Entre 1957 e 1959, e entre 1962 e 1971, a versão utilizada foi a versão sem o percurso do oval, com 5750 metros. Sendo que em 1970, Jochen Rindt sofre um sério acidente na curva "Parabolica" e morre no local. Mesmo assim, ele acabou sendo campeão da F1 daquele ano, se tornando o único campeão póstumo da história. Essa versão é que se encontra disponível para o GPL, e que será palco da última etapa da 5ª temporada.
Depois de mais um evento triste, em 1972 foram implantadas duas chicanes antes da curvas "Grande" e "Ascari", mas não surtiram o efeito esperado, que era a redução da média de velocidade, e foram revisada em 1974. Em 1976, foi implantada mais uma chicane, antes da "1ª de Lesmo".
Depois disso, durante os anos 80, várias melhorias de infra-estrutura foram realizadas para melhoria do circuito, como melhorias nos boxes, novo pódio e paddock. Atualmente ela conta com a 1ª chicane invertida, em relação ao traçado anterior, sendo a 1ª perna dela para a direita. A versão atual tem o percurso com 5793 metros de extensão.
O autodrómo também conta com uma versão "junior", para categorias menores, com a extensão de 2361 metros.
Nem todas as versões citadas acima encontramos para o GPL, mas a seleção filtrada se encontra aqui. Espero que tenham gostado e até nosso próximo encontro, onde falaremos de Zeltweg, o "circuito austriaco". Até mais pessoal!!!
Atualização 1 -> Para o pessoal que não conhecia a versão Florio, aqui fala um pouco mais sobre essa versão e outras, como um traçado que eles queriam implantar no ano de 1978, muito legal!
- Fontes e imagens
Wikipedia: http://en.wikipedia.org
F1 Database: http://www.f1db.com
GPL Track Database: http://gpltd.bcsims.com
Na versão inaugural do traçado havia uma parte oval e uma parte mista, onde a linha de chegada ficava na reta que levada da saída do curvão do oval para a "Curva , que tinha 10 Km de extensão. A primeira corrida oficial foi o Grande Prêmio da Itália, na lendária época dos "Grand Prix's" que antecenderem os campeonatos mundiais de F1, no dia 22 de setembro de 1922. Essa versão foi utilizada até 1928, depois que um sério acidente aconteceu envolvendo 22 expectadores e o piloto Emilio Materassi, todos morreram.
Depois desse triste evento, as corridas ficaram restritas somente ao oval entre os anos de 1929 e 1933, até que outro triste evento ocorresse, acabando com a vida de 3 pilotos. Após isso, foram colocadas duas chicanes, uma em cada reta, para diminuição da média de velocidade.
A partir de 1938, foi feita uma grande reforma, para mesclar parte do oval a parte do circuito misto, resultado no layout da imagem acima, deixando o circuito com a extensão 6,3 Km. Mas com o início da 2ª Grande Guerra, as corridas ficaram suspensas até 1948, retornando com uma etapa da série "Grand Prix", vencida pelo francês Wimille a bordo de um Alfa Romeo 158.
Em 1955, um novo grande trabalho de reforma faz ressurgir o circuito no seu traçado original mas com uma diferença, as retas do oval e do circuito misto foram unidas, formando um só traçado no local. Em 1958 e 1959, para rivalizar com as 500 milhas de Indianapolis, foi realizada a "Corrida dos 2 Mundos", corrida de exibição que utilizava o oval, com pilotos da Europa e dos EUA.
Nos anos de 1955, 1956, 1960 e 1961, foi utilizada a versão de 10 Km para o campeonato de F1, sendo essa versão abolida definitivamente com o acidente na curva "Parabolica", matando 14 expectadores e o piloto Wolfgang von Trips. Essa versão continuou sendo usada para outras categorias e também para a gravação do filme "Grand Prix".
Entre 1957 e 1959, e entre 1962 e 1971, a versão utilizada foi a versão sem o percurso do oval, com 5750 metros. Sendo que em 1970, Jochen Rindt sofre um sério acidente na curva "Parabolica" e morre no local. Mesmo assim, ele acabou sendo campeão da F1 daquele ano, se tornando o único campeão póstumo da história. Essa versão é que se encontra disponível para o GPL, e que será palco da última etapa da 5ª temporada.
Depois de mais um evento triste, em 1972 foram implantadas duas chicanes antes da curvas "Grande" e "Ascari", mas não surtiram o efeito esperado, que era a redução da média de velocidade, e foram revisada em 1974. Em 1976, foi implantada mais uma chicane, antes da "1ª de Lesmo".
Depois disso, durante os anos 80, várias melhorias de infra-estrutura foram realizadas para melhoria do circuito, como melhorias nos boxes, novo pódio e paddock. Atualmente ela conta com a 1ª chicane invertida, em relação ao traçado anterior, sendo a 1ª perna dela para a direita. A versão atual tem o percurso com 5793 metros de extensão.
O autodrómo também conta com uma versão "junior", para categorias menores, com a extensão de 2361 metros.
Nem todas as versões citadas acima encontramos para o GPL, mas a seleção filtrada se encontra aqui. Espero que tenham gostado e até nosso próximo encontro, onde falaremos de Zeltweg, o "circuito austriaco". Até mais pessoal!!!
Atualização 1 -> Para o pessoal que não conhecia a versão Florio, aqui fala um pouco mais sobre essa versão e outras, como um traçado que eles queriam implantar no ano de 1978, muito legal!
- Fontes e imagens
Wikipedia: http://en.wikipedia.org
F1 Database: http://www.f1db.com
GPL Track Database: http://gpltd.bcsims.com
3 comentários:
Bela pesquisa, Anderson!
Fiquei surpreso com o traçado de 38-54. Bem diferente, parece até circuito de rua, tipo Valência ou Singapura...
Mas de fato é uma das pistas mais rápidas e emocionantes da F1, haja visto a corrida da F1 "de verdade" no último Domingo.
Belíssimo post, Anderson! Qualidade de primeira, tanto o texto como as imagens e a pesquisa.
Monza é realmente um circuito ímpar. Mesmo fazendo umas chicanes de qualidade duvidosa, ainda tem o seu charme e sua principal característica: altíssimas velocidades.
Esse traçado de 38-54 também não conhecia. Me faz lembrar aquele circuito de Montlhery, na França, que tem a parte mista seguido de uma seção oval bem inclinada, com chicanes para reduzir a velocidade.
Show de bola Anderson, parabéns !
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