segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Circuitos do GPL - Zeltweg (Österreichring)

Olá amigos!!!

Estamos de volta, para falar do circuito que será o palco da abertura da 6ª temporada da liga GPL Brasil, usando carros de 1969. Hoje falaremos de Zelweg ou "Österreichring", circuito localizado na cidade de Spielberg, na Austria. Ela inicialmente era localizada em Zeltweg (daí a referência ao nome dessa cidade), mas por motivos geopolíticos, onde a localização dela é referida a Spielberg.

Traçado usado para os GP's de 1963 e 1964

Curiosamente, Zeltweg não foi a primeira sede de um GP austríaco. O lugar que teve a honra de sediar esse evento foi uma pista construída no aeroporto militar na cidade de Styria, perto de Zeltweg. Essa pista foi utilizada para a temporada do ano de 1963 e possuia 3194 metros de extensão. O vencedor dessa corrida foi Jack Brabham, num evento não oficial. Essa etapa seria oficializada na temporada seguinte, e o vencedor seria Lorenzo Bandini.

Traçado usado para os GP's de 1970 e 1987

Entre 1965 e 1969, não houve GP na Austria, que coincidiu com a construção de Österreichring, um circuito que originalmente tinha 5942 metros de extensão e sua estréia no circo foi em 1970, com vitória de Jacky Ickx. Um circuito muito veloz e com várias curvas cegas, fazendo com que vários pilotos achassem dele um circuito perigoso. Um curva em especial chamou a atenção, a curva "Bosch", uma curva de 180 graus à direita, antecedida por um leve desvio à esquerda, onde nessa curva não havia área de escape.

No ano de 1975, Mark Donohue faleceu devido a um acidente no circuito, na curva "Hella", devido a uma falha no pneu do seu carro, um March 751. Como era corrente durante os anos 70 e 80 a preocupação com a segurança, algumas opiniões se sobressaiam, uma delas, a do tetracampeão Alain Prost, disse que quase todos os circuitos da época precisaram mudar, menos Österreichring, que se fosse colocadas áreas de escape já resolveriam e não acabaria com o charme da pista.

Mas em 1987, várias ocorrências aconteceram, como a de Stefan Johansson, que atropelou um cervo (veja mais sobre aqui), e dois incidentes em largadas devida a pequena largura da reta de chegada, o circuito foi banido do calendário da F1.

Traçado atual

Entre 1995 e 1996, o circuito foi totalmente remodelado pelo arquiteto preferido do "tio Bernie", Hermann Tilke. Com as ideias dele e mais US$ 20 milhões, surgiu o novo A1-Ring, onde A1 deriva do nome de uma companhia de telefonia celular local. O importante é citar que o charme das curvas se perdeu, tornando o circuito chato. O circuito nesse formato sediou a etapa austriaca da F1 até 2003, para até agora não voltar mais. Sobre essa reforma, vale citar esse texto, que fala sobre conceitos de ontem e de hoje, utilizados a época da remodelação de Österreichring.

Em 2004, o paddock e os pit's foram demolidos, tirando a chance na época de sediar qualquer categoria de esporte a motor. Sendo que em 2005, a Red Bull adquiriu o espaço para utilizar como sede do seu centro de excelência de jovens pilotos. Durante 2008, a dona do circuito realizou obras para sediar uma etapa da DTM alemã, porém, a categoria ignorou tais obras e não destinou uma etapa para o circuito. Hoje são feitas reformas, com previsão de término para outubro de 2010, para sediar somente etapas de categorias de turismo e endurance.

A1 Ring em 2003, ano em que recebeu pela última vez a F1

Os links para download das pistas para GPL você encontra abaixo. Espero que tenham gostado e até a próxima!!!

-> Zeltweg Airfield
-> Österreichring
-> A1-Ring

- Fontes e imagens
Wikipedia: http://en.wikipedia.org
GPL Track Database: http://gpltd.bcsims.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Valeu Anderson!Muito boa a matéria!Agora não tenho dúvidas!


André luiz