O domingo do dia 17 de agosto de 2009 entrou para a história da GPL Brasil. Digna de fazer qualquer corrida da F1 atual morrer de inveja, a etapa de Zandvoort do Campeonato 2009 do Mod 1967 da liga viveu seu fim de semana mais agitado na sua curta história de pouco mais de dois anos de existência. Além de uma ferrenha disputa entre quatro pilotos pela vitória, o GP foi marcado pela chegada mais apertada da história da liga, protagonizada pelos veteranos Otávio Silveira e Raoni Frizzo.
Melhor para Otávio, vice-campeão de 2008, que acabou com um jejum de quase um ano sem vitórias e retornou ao lugar mais alto do pódio em grande estilo. De quebra, o piloto da GrandPrix FUN se manteve na briga pelo título da temporada, aproveitando-se do abandono do líder da competição, John White.
A corrida dava indícios de que não seria nada monótona já no treino classificatório. Uma forte batalha foi travada entre Raoni Frizzo e a dupla da Pipoca Racing, John White e Ricardo Ramos. No primeiro embate, Frizzo conseguiu a posição de honra do grid, seguido por White e Ramos. Logo atrás, Otávio partia do quarto posto, seguido por um surpreendente Caio Lucci, às voltas com um excelente desempenho durante todo o final de semana.
De forma incrivelmente azarada, a Pipoca Racing viu seus dois postulante à vitória saírem de combate com menos de 50 metros de prova. Ao final do treino de qualificação, Ricardo Ramos apresentou problemas e sequer alinhou no grid. Ao baixar da bandeira verde, foi a vez de John White conseguir mover sua Ferrari por irrsórios metros, até também sofrer problemas e sair da disputa, deixando o caminho livre para a liderança de Raoni Frizzo.
Mas engana-se quem pensou que a vida do piloto da Sergeant Pepper's seria mais tranquila com a saída dos dois fortes concorrentes. A folgada liderança do atual campeão não durou muito. Para o bem das fortes emoções da prova, os deuses do automobilismo (virtual?) estavam de plantão, e um acidente entre o líder e o retardatário - e estreante - Fábio Ferelli colocou a Ferrari do ponteiro em maus lençóis na Tarzanbocht, primeira curva do circuito. Resultado: queda para a quarta colocação, e início de uma disputa épica pela vitória.
As voltas seguintes foram uma verdadeira batalha pelo triunfo no circuito holandês. Otávio Silveira ponteava com sua Ferrari. O já antes surpreendente Caio Lucci continuava a surpreender, ao andar perto em segundo com sua Lotus. Sempre muito regular, Eduardo Gaensly vinha com sua Eagle logo atrás, seguido do seu colega de time, Raoni Frizzo. Oito segundos separavam primeiro e quarto colocados, ao passo em que os líderes seguiam num ritmo alucinante. Mais atrás, André Luiz e Thiago Lemos travavam um ótimo embate pelo quinto lugar.
Após algumas voltas, Frizzo conseguiu suplantar seu parceiro de equipe e assumiu o terceiro posto. Logo foi a vez de Caio Lucci ser desalojado da vice-liderança. E tão rápida foi a aproximação de Frizzo à Ferrari de Silveira. E o saldo de toda a disputa nas voltas finais foi de tirar o fôlego. Era a disputa entre um piloto determinado a vencer e liderar o campeonato, contra um competidor decidido a segurar a qualquer custo a vitória e entrar de vez na luta pelo caneco.
As investidas de raoni se tornaram cada vez mais agressivas, mas nada que abalassem a frieza e concetração de Otávio, que seguia bravamente no camndo da corrida, até mesmo quando já parecia que seria finalmente superado pelo rival. Logo atrás, Eduardo se aproveitava de um erro de Caio para recuperar o terceiro posto.
Veio a última volta, e o ápice da emoção! Frizzo tentou por fora logo no início do último giro da prova. Chegou a ultrapassar, mas não conseguiu domar a tempo sua máquina vermleha e perdeu terreno para Otávio. A sinuosa e estreita seção mista do circuito foi como uma perseguição policial, com os carros se separando por centímetros, até que veio a reta final...
Raoni saiu particamente embutido no seu oponente e se aproveitou do vácuo para logo emparelhar com o carro de Otávio. À medida em que os carros iam se emparelhando cada vez mais, a distância para a linha de chegada ia caindo vertiginosamente. Mesmo com todo o suspense e pressão, Otávio suportou a pressão do rival e recebeu a bandeira quadriculada míseros 43 milésimos à frente de Raoni. Uma vitória suada, dramática, mas com o cenário perfeito para marcar a redenção do experiente piloto.
Análise pós-corrida pune Frizzo, e Gaensly herda segundo lugar
Após o término das atividades no circuito de Zandvoort, a comissão julgadora de incidentes da prova considerou Raoni Frizzo culpado pelo acidente entre o mesmo e o piloto David Sochenna, na 28ª volta da prova. Com a decisão, o piloto foi punido com o acréscimo de 20 segundos ao seu tempo final de corrida, e finalizou a etapa em terceiro. Seu companheiro de Sergeant Pepper's, Eduardo Gaensly, herdou o segundo lugar. Caio Lucci terminou em quarto, enquanto Thiago Lemos ganhou seu duelo com André Luiz e fechou a lista dos cinco primeiros colocados.
Os pilotos Fábio Ferelli e David Sochenna também foram considerados culpados por seus respectivos acidentes durante a prova, e não tiveram seus resultados válidos como pontuação, por não terem completado o limite mínimo de 90% das voltas exigidas no regulamento. Confira abaixo os números oficiais do GP.
Oficialmente, e analisando friamente, a corrida de Zandvoort deixa de ser a chegada mais apertada da GPL Brasil. Mas toda a emoção e adrenalina de cada uma das voltas jamais será apagada, graças ao espetáculo proporcionado por todos em pista. Agora, cada vez mais perto de conhecer o seu campeão, o campeonato parte para a França, onde no próximo dia 30 de agosto será realizado o GP de Rouen-les-Essarts.
3 comentários:
Essa corrida realmente foi animal !!!!
a disputa foi otima e se eu nao tivesse rodado na ultima volta teria ganho a terceira posicao do Roani :D
Puxa,essa corrida foi muito difícil!Acho que grande parte dos pilotos teve problemas!Mais agora a coisa ficou boa,Raoni frizzo,Jonh white e Thiago lemos vão decidir nas ultimas etapas!Show a GPL Brasil!
André Luiz
Corrida sensacional! Muito disputada e cheia de polêmica!
A chegada, acredito eu, vai ficar por muito tempo como sendo a mais apertada da nossa história!
Parabéns aos dois!
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