sábado, 23 de maio de 2009

O Grande Prêmio do Mônaco de 1967

A GPL Brasil já correu sua etapa no Principado. Ela foi a segunda corrida do campeonato e teve uma brilhante vitória de Nico Fontana.Neste Domingo, 24 de Maio, teremos o grande prêmio de Mônaco de 2009, com Jenson Button largando na pole pela quarta vez em cinco disputas e caminhando para ser o favorito para o título.Em 7 de Maio de 1967, ano em que o Grand Prix Legends é baseado, Monte Carlo sediava a segunda corrida da temporada, e infelizmente, seria palco para a única fatalidade da F1 no ano.

Um breve vídeo com algumas imagnes (aceleradas) da corrida de 1967.

Jack Brabham, campeão de 66, mostrava que sua equipe ainda tinha o melhor carro, fazendo a pole com um tempo de 1:27,6, seguido pelo italiano Lorenzo Bandini, da Ferrari e John Surtees, de Honda.

Denny Hulme controlando sua Brabham na saída do hairpin mais famoso da Fórmula 1.

As primeiras voltas foram intensas. Brabham rodou, Bruce McLaren e Jo Siffert se tocaram tentando evitar uma batida mais forte no australiano, enquanto Clark teve que sair da pista e acabou perdendo várias posições. Jackie Stewart se aproveitou da confusão e depois de largar em sexto assumiu a liderança, porém na volta 14 o diferencial de sua BRM quebrou e ele abandonou a prova, fazendo com que o futuro campeão, Denny Hulme ficasse com a liderança à frente de Bandini.

Hulme lidera o pelotão após a confusão da primeira volta e o abandono de Stewart.

McLaren e Chris Amon (Ferrari) disputavam a terceira posição, mas uma entrada nos boxes para a troca da bateria de Bruce McLaren fez com que Amon fosse para o terceiro posto.Depois da confusão no começo da prova, Jim Clark retornou à pista em 14º, na volta 43, o escocês estava na quarta posição, mas a suspensão de sua Lotus 43 quebrou e ele teve que abandonar.

Chris Amon passando incrivelmente perto do muro na entrada da chicane seguido por Mike Spence na BRM. Nesse mesmo ponto, Bandini tocaria o guard rail e desencadearia seu acidente fatal.


Foi na volta 82 que a tragédia aconteceu. Seguindo Hulme pela liderança, Lorenzo Bandini acabou perdendo o controle de sua Ferrari. Depois de bater com a roda traseira esquerda no guard rail, o carro bateu em um poste de luz e caiu de ponta cabeça nos fardos de feno, os tanques de combustível romperam e logo depois a gasolina pegou fogo, com Bandini preso embaixo do carro.O acidente tirou o brilho da vitória de Denny Hulme e sua Brabham. Grahm Hill (Lotus) chegou em segundo, seguido por Chris Amon, Bruce McLaren, Pedro Rodriguez (Cooper) e Mike Spence (BRM). Três dias depois, Lorenzo Bandini, com 31 anos, viria a falecer.


O fogo era o maior perigo para os pilotos no passado. Preso embaixo de seu carro, Bandini não teve chances.


Lorenzo Bandini (21/12/1935 - 10/05/1967)

4 comentários:

Eduardo Gaensly disse...

Desculpem o vídeo. Foi o melhor que eu consegui achar...
quem tiver um melhor, coloque aqui nos comentários o link, aí agente coloca aqui.

Caio Lucci disse...

Muito bom resumo da corrida Edu !!! e essa chicane era loucura, nao sei como mais gente nao morreu ali...

Helerson Maciel disse...

Excelente resumo dos acontecimentos.
Como disse o Caio, é incrivel que não tivesse ocorrido mais incidentes sérios neste ponto.
Parabéns.

Eduardo Gaensly disse...

errei nos números de poles do Button tb, e de corridas...
fiz isso às pressas. Prometo que os próximos serão mais precisos e com vídeos melhoes!