sábado, 8 de novembro de 2008

Raio-X: Interlagos


Contagem regressiva! Faltando apenas 3 corridas para o encerramento da temporada 2008 do Mod 67 da GPL Brasil, os pilotos e suas máquinas já estão no autódromo de Interlagos fazendo seus ajustes finais para a corrida deste domingo, que pode ter um sabor mais especial ainda que as etapas anteriores.

Assim como na F1 real, o GP brasileiro pode definir o grande campeão da temporada. Com 26 pontos de vantagem, Raoni Frizzo precisa fazer 4 pontos a mais que seu companheiro de equipe, Otávio Silveira, para garantir a taça por antecipação já neste final de semana. Caso isto não ocorra, a decisão fica adiada para Le Mans. E nessa briga pelo título, o difícil e exigente traçado de Interlagos promete desgastar muito os pilotos, que, mais do que nunca, terão de contar com um carro extremamente acertado e equilibrado para superar a variedade de curvas da longa pista.

O longo Retão, no início da volta, é o melhor lugar para se realizar ultrapassagens

Mesclando longas retas, curvas de alta, curvas de baixa, curvas longas, subidas e descidas, o antigo traçado de Interlagos é conhecido como um dos mais completos do planeta, e adorado por vários pilotos. Vamos descobrir o porquê disso analisando com mais calma:

Logo após cruzarem a linha de chegada na Reta dos Boxes, os pilotos encontram logo de cara um grande desafio. A Curva 1, assim como a Curva 2, são seções de altas velocidades para a esquerda, onde a coragem e o arrojo do piloto pode fazer muita diferença. É essencial saber a hora certa da tangência para não compromoter o início da volta e entrar bem no Retão, o mais rápido e melhor ponto de ultrapassagem do circuito.

A Curva do Sol é a mais longa da pista, e feita em alta velocidade, importante para tentar uma ultrapassagem na reta seguinte.

No final do Retão, chegamos a uma freada forte para a Curva 3, feita para a esquerda e em 2ª marcha. Logo aparece a Junção, também feita para a esquerda, só que um pouco mais fechada. Uma pequena reta leva os carros para um dos pontos mais lentos da pista. A Ferradura é uma curva lenta em 180º, porém o seu diferencial é possuir um raio bem longo, o que pode dar trabalho para os pilotos.

Saindo da Ferradura, uma pequena descida precede a Subida do Lago, outra curva de raio longo, só que esta um pouco mais rápida, feita em 2ª marcha. Também é importante contorná-la bem, para levar a uma reta que pode proporcionar boas ultrapassagens, a Reta Oposta. Continuando a série de curvas de raio longo, os pilotos chegam para a maior delas, a Curva do Sol. Nela os pilotos entram em alta velocidade, em 3ª ou 4ª marcha, e saem rápidos para uma pequena seção reta, boa para ultrapassar, que leva para uma freada forte, chegando assim ao Sargento. Esta é uma curva fechada para a esquerda, que dá início ao trecho mais lento da pista.

O Bico de Pato é a seção mais lenta da pista, exigindo muita concentração dos pilotos

Contornada o Sargento, os pilotos encontram o Estacionamento, feito em 2ª marcha. Logo já chegam no Laranja, de baixa velocidade para a direita. Quase sem conseguir reacelerar, já damos de cara com o Pinheirinho, também em 1ª marcha, e aceleramos pouco até chegar ao ponto mais lento da pista. O Bico de Pato é uma das seções mais difíceis do traçado. Com um ponto de tangência complicado, ela é uma curva bastante fechada para a direita, encerrando a travada parte do miolo e dando início ao setor final da pista.

As últimas curvas são importantes para chegar com muita velocidade na Reta dos Boxes

Após cortornar o Mergulho, uma descida acentuada para a esquerda, os pilotos encotram o que é chamado, no traçado atual da pista, de Junção. Uma curva fechada para a esquerda, que é decisiva para entrar embalado para a Subida dos Boxes, que possui uma série de curvas extremamente rápidas para a esquerda (nem por isso tão simples), levando os pilotos para a linha de chegada e completarem os 7950 metros do seletivo traçado sul-americano.

Curioso para conhecer a pista? Então se aventure de carona na Ferrari de Thiago Lemos por todo o circuito.

4 comentários:

Anônimo disse...

A famosa alavanca fantasma.... :D

E aposto que tem controle de tracao escondido. Nao distraciona nunca...?

Mas é bacana de assistir. Pena que parece que vou ficar de fora dessa etapa :(

Eduardo Gaensly disse...

Traciona!
Pronto Mario, tá dito.

Tá sendo pilotado com o teclado, por isso as assistências ficam sempre ligadas.

Anônimo disse...

Hehe, brincadeirinhaaaa.

o tecladista deve ser de primeira :)

Renato Mesa disse...

A música do Titãs ficou demais!