segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Dener vence em Le Mans e Raoni Frizzo é o novo campeão da GPL Brasil


Após uma espera de quase 9 meses e 21 corridas, a GPL Brasil finalmente conheceu o seu campeão da temporada 2008 do Mod 67. Precisando apenas de 1 ponto para se sagrar o novo campeão, Raoni Frizzo conquistou mais do que o necessário para levantar a taça. Mesmo abandonando a corrida, o piloto da Lotus conquistou o 8º lugar, somando mais três pontos na classificação geral, e matematicamente garantiu o troféu da temporada. Mesmo que não tivesse pontuado, o vice-campeão do Mod 65 faturaria o caneco, pois seu companheiro de equipe, Otávio Silveira, precisava vencer para se manter na briga, mas não foi além de um 4º lugar na etapa francesa de Le Mans Sarthe, em um belo cenário noturno, novidade na categoria.

Além da definição do campeão, o tradicional circuito também colocou no hall dos vencedores da liga um novo nome. Dener Silveira finalmente deixou o azar e as confusões de lado, e correndo com muita perícia conquistou a sua primeira vitória na carreira. Tal feito comprovou a excelente fase da Eagle, que venceu a segunda corrida seguida, e de quebra conseguiu desta vez a sua primeira dobradinha na temporada, já que John White, vencedor em Interlagos, chegou em segundo.

Dener comemora a tão sonhada primeira vitória da carreira

Desde os testes coletivos nos dias anterioes a corrida era nítida a extrema superioridade dos carros de Dan Gurney, que não davam chance à concorrência nas enormes retas de Le Mans. Esse favoritismo foi também confirmado no treino classificatório, com a equipe dominando a primeira fila. Veja o grid completo:

Pos No Driver Team Nat Time Diff Laps
1 8 Dener Silveira Eagle BRA 3m18.525s 4
2 14 John White Eagle BRA 3m19.790s 01.265s 4
3 3 Raoni Frizzo Lotus BRA 3m21.240s 02.715s 4
4 11 Fernando Tumushi Lotus BRA 3m21.315s 02.790s 4
5 10 Otavio Silveira Lotus BRA 3m23.428s 04.903s 2
6 17 Sérgio Henrique Ferrari BRA 3m24.158s 05.633s 5
7 18 Eduardo Gaensly Brabham BRA 3m26.251s 07.726s 2
8 2 Julio Silva Honda BRA 3m31.672s 13.147s 3
9 9 Ricardo Ramos Eagle BRA 3m34.098s 15.573s 3
10 16 Mario Bauer Brabham SUI No time No time 0
11 6 Hamilton Amorim Honda BRA No time No time 1
12 12 Mateus Damiani Cooper ITA No time No time 0
13 7 Thiago Lemos BRM BRA No time No time 0

Na largada, Fernando surpreendeu as Eagle e pulou para segundo, e começou a pressionar fortemente Dener. Mas o motor Cosworth logo abriu o bico e o deixou na mão na entrada do retão, fazendo-o perder várias posições. Raoni Frizzo também saiu forte e consegui ultrapassar John White, herdando a segunda posição, mas errou na disputa e se acidentou de forma bastante estranha antes da Mulsanne.

John White segue mostrando porque é um piloto de ponta, e dessa vez chegou em 2º lugar

Após os infortúnios das Lotus, a corrida ficou na mão da dupla da Eagle, que apenas controlou o ritmo da corrida para fazer a tranqüila dobradinha. Enquanto isso, Raoni, em um dia pouco inspirado, continuava a cometer erros e cruzou a primeira volta apenas na 11ª posição, quase um minuto atrás dos líderes! Otávio vinha fazendo o máximo possível com sua Lotus, guiando em terceiro.

Após algumas voltas, os carros foram se espalhando pela pista e alguns abandonos começaram a acontecer, o que favorecia cada vez o líder do campeonato. Até que a desistência de Thiago Lemos, estreando na BRM, garantiu de vez o objetivo de Raoni, que era finalizar a corrida entre os 10 primeiros colocados. Pouco depois, o campeão viria a ter problemas e também saiu da prova. Título definido, a corrida seguia seu curso, com um passeio das Eagle e uma disputa acirrada entre Otávio e Fernando pelo terceiro posto, que culminou com um acidente.

Uma nova rodada de Otávio fez fernando assumir definitivamente a tereceira posição, repetindo seu resultado de Interlagos, confirmando a boa fase e conquistando seu terceiro pódio no ano. O vice-campeão Otávio terminou em quarto, seguido de Eduardo Gaensly, que, embora numa corrida bastante solitária, soube tirar proveito dos problemas dos outros e levou sua Brabham a um excelente quinto lugar.

Raoni Frizzo conseguiu o suficiente para se tornar o novo campeão da GPL Brasil!

De volta a categoria, Hamilton Amorim foi a melhor Honda da prova, conquistando um bom sexto lugar. Julio Silva, também de Honda, seguiu os passos de seu companheiro de time e fechou em sétimo. O já citado Raoni, mesmo abandonando, garantiu o oitavo posto, à frente de um estreante, Mateus Damiani. O piloto novato passou toda a corrida aprendendo com sua Cooper, mas mesmo assim garantiu dois pontos com o 9º lugar. Fechando a zona de pontuação aparece Thiago Lemos, que mesmo com a desistência, não eixou a BRM passar em branco. Veja os números finais da corrida.

RACE RESULTS (After 13 laps)

Pos No Driver Team Nat Laps Race Time Diff
1 8 Dener Silveira Eagle BRA 13 43m36.131s
2 14 John White Eagle BRA 13 43m50.072s 13.941s
3 11 Fernando Tumushi Lotus BRA 13 44m40.183s 1m04.052s
4 10 Otavio Silveira Lotus BRA 13 44m45.722s 1m09.591s
5 18 Eduardo Gaensly Brabham BRA 13 45m31.591s 1m55.460s
6 6 Hamilton Amorim Honda BRA 12 45m54.725s 1 lap(s)
7 2 Julio Silva Honda BRA 12 46m38.337s 1 lap(s)
8 3 Raoni Frizzo Lotus BRA 6 21m28.721s 7 lap(s)
9 12 Mateus Damiani Cooper ITA 6 30m50.033s 7 lap(s)
10 7 Thiago Lemos BRM BRA 4 14m38.161s 9 lap(s)
11 9 Ricardo Ramos Eagle BRA 4 16m07.394s 9 lap(s)
12 17 Sérgio Henrique Ferrari BRA 1 3m39.613s 12 lap(s)
13 16 Mario Bauer Brabham SUI 0 0m00.000s 13 lap(s)

Com o campeonato definido, a GPL Brasil parte para sua última corrida daqui a duas semanas. Inicialmente a corrida estava prevista para o circuito australiano de Bathurst, Mount Panorama. Mas problemas contratuais com a organização estão ameaçando seriamente a realização do evento no montanhoso autódromo. Nos próximos dias a nova sede da derradeira etapa do campeonato pode ser anunciada.

Confira, o vídeo da prova com os melhores momentos de Le Mans Sarthe!



2 comentários:

Anônimo disse...

quantas dobradinhas tivemos esse ano?
Lembro só daquela da BRM em silverstone

Raoni Frizzo disse...

Teve a minha com o Otávio em Hockenheim, Monza, Nurburgring e Dijon.

E agora teve essa da Eagle em Le Mans, com Dener e John