Certamente um dos melhores carros da temporada de 67, a Eagle-Weslake T1G trouxe ao americano Dan Gurney sua única vitória na Formula 1 e também, a única vitória de um carro construído nos EUA. O chassis, oficialmente chamado Eagle Mk1, foi criado em 1966 e estreou com um motor Coventry Climax de quatro cilindros e 2,7 litros, que foi posteriormente substituído pelo motor Weslake, de três litros e que chegou a produzir 410 HP.
Denner Silveira à bordo Da T1G na famosa reta Mulsanne, em Le Mans.
Seria a primeira vitória do veloz piloto.
Em 1967, Gurney ganhou a Race of Champions, disputada em Brands Hatch, chamando a atenção de todos. Pouco depois, com o chassis 104, feito com ligas de titânio e magnésio, o americanno conquistou o GP da Bélgica de 67, disputado em Spa-Francochamps, depois que Jim Clark e Jackie Stewart abandonaram a corrida.
Dan Gurney leva sua Eagle para a vitória no GP da Bélgica de 1967.
Dan Gurney conseguiria apenas mais um pódio no GP do Canadá, chegando em terceiro na corrida disputada debaixo de chuva, porém, foi no Grande Prêmio da Alemanha, no famoso Nürburgring, que a Eagle mostrou seu altíssimo potencial, quando depois de Jim Clark abandonar com sua Lotus, o americano abriu pouco mais de 40 segundos de vantagem para o segundo colocado e bateu o recorde da pista por diversas vezes antes de abandonar faltando apenas duas voltas para o fim da corrida.
Em uma corrida exepcional, Gurney literalmente voou com a Eagle e
abriu uma larga vantagem na liderança antes de abandonar.
O que não falta para o T1G são elogios dos pilotos da GPL Brasil. O veteraníssimo Sérgio Henrique, conhecido pela sua paixão ao carro americano é suspeito, mas junta as qualidades de outros dois carros "Rápido como a Lotus, confiável como a Brabham, acho o melhor carro.". Dener Silveira, que já ganhou uma corrida com o carro, também declara seu amor à Eagle "É um carro a parte. Muito bruto, seu chassis é bom mas exige uma pilotagem mais arcaica, além dos freios ruins, na saída da curva vc enfia o pé e bota ela onde der e pronto, o motor é um show, na reta não tem pra ninguém, é um carro que se vc souber pilotar tem como chegar na Lotus.".
Finalmente, o engenheiro Otávio Silveira (que, acredito eu, não tem parentesco com Dener) tece comentários sobre o carro da Anglo American Racers "Um foguete! Em pistas velozes é imbatível devido ao seu motor potente aliado a uma excelente retomada de velocidade, mesmo não sendo o mais leve dos carros. É um carro com distância entre eixos maior, o que o torna estável mas ao mesmo tempo o torna mais lento em curvas de baixa velocidade.".
Dan Gurney luta para controlar seu carro no piso molhado do GP do Canadá.
Dan Gurney conquistou apenas uma vitória com a Eagle em corridas da Fórmula 1. Um fato curioso é que, na GPL Brasil, apenas um piloto conseguiu mais de uma vitória com esse carro. Rica Ramos foi o primeiro a levar o "foguete" azul e branco à vitória em 2007, no México. Ico Oliveira coroou seu título, conquistado na prova anterior, com uma vitória em Nürburgring, a última etapa da temporada de 2007.
Em 2008, apenas depois que os velozes John White e Dener Silveira, estreantes, mudaram para a equipe que os resultados começaram a aparecer, dominando as últimas corridas da temporada. Em Interlagos, John conquistou sua primeira vitória na liga. Na penúltima corrida, diputada em Le Mans, foi a vez de Dener ganhar, com John em segundo, fazendo a primeira e única dobradinha da Eagle, e na etapa seguinte, John White tornou-se o único piloto a ter duas vitórias com a Mark1.
John White fechou a temporada de 2008 com sua segunda vitória na
liga, também com a Eagle.
A temporda de 2009 vai para sua quinta etapa, e até agora o carro de Dan Gurney não obteve nenhuma vitória. Será que White vai conquistar sua terceira vitória com o mesmo carro? Os outros pilotos conseguirão fazer valer o potencial do carro e leva-lo ao lugar mais alto do pódio? Ou as vitórias continuarão a ser esporádicas para a bela máquina americana? Quando se escolhe a Eagle-Weslake T1G para correr, não tem como errar. É um ótimo carro.
Um raio-X da Eagle-Weslake T1G.
4 comentários:
Nossa que loko! não sabia dessa Edu hahaha...mas que responsa tu me jogou nas costas velho!
Show de bola Edu !
O Eagle-Weslake é muito melhor no jogo ,diria até que os responssaveis pelo game foram um pouco parciais com ele.
Quando o Lotus-Cosworth fez sua estreia em 67 todos os demais carros ficaram obsoletos e isso só não foi um problema por causa da falta de resistencia do conjunto .
E o Eagle apesar de ser maravilhosamente bem construido sofreu mais ainda por causa de seu problematico motor ,além disso o bloco Weslake não foi projetado para servir de extrutura para o chassi ,como era no Cosworth .Assim o chassi Eagle tinha ainda as longarinas traseiras como nos demais carros e isso deve ter frustrado Gurney que deve ter percebido que precisaria de muito dinheiro ainda para refazer todo projeto se quisesse realmente fazer frente a Lotus e seu poderoso motor da gigante Ford.
E Gurney fez o correto ,voltou atenção para os Indycars e fez muito sucesso em seu territorio.
Na verdade nenhum construtor sobreviveu a Ford ,e se a Ferrari ainda permaneceu firme ,isso se deve a Fiat.
Se nos anos 70 foi a festa dos construtores de chassi ,o ano de 1967 foi o ultimo dos independentes e romanticos contrutores de motor ,sim ,porque tanto Maserati quanto Ferrari eram quase que fundo de quintal se comparado com a Ford .
Esqueci de um detalhe ,um dos maiores admiradores do Eagle -Weslake é Adrian Newey !
Jonny'O
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