segunda-feira, 15 de junho de 2009

O Grande Prêmio do Canadá de 1967

A GPL Brasil se despedirá da América do Norte no próximo dia 21, quando disputará a sexta etapa do campeonato, o Grande Prêmio do Canadá. 1967 foi o ano em que o Canadá viu sua primeira corrida de Fórmula 1. Houve outros GP's do Canadá, porém apenas disputados com carros esporte, e foi devido ao fato do país estar celebrando seu centenário que a FIA decidiu incluir a corrida. Curioso que, após Nurburgring, a F1 foi para o Canadá, voltou para a Europa, para disputar o GP da Italia, e foi novamente para a América terminar o campeonato com os GP's dos EUA e do México. Ótima logística!

Hill testa a Lotus 49 enquanto o tempo ainda estava bom no circuito canadense.

A corrida, disputada no circuito de Mosport Park tinha algumas novidades. Bruce McLaren estreava seu McLaren M5A, equipado com um motor BRM V12. Pedro Rodriguez teve uma perna quebrada em uma corrida de Fórmula 2 e foi substituído pelo britânico Richard Attwood na Cooper, e ainda, uma terceira Lotus 49 foi inscrita, e seria comandada pelo canadense Eppie Weitzes.

Bruce McLaren e seu novo carro equipado com o BRM V12.

Nos treinos, mais do mesmo. As Lotus na frente, com pole de Jim Clark (1:22.4), Grahm Hill em segundo e Denny Hulme (Brabham) no terceiro posto, seguidos por Chris Amon (Ferrari) e Dan Gurney (Eagle) na segunda fila. A terceira fila tinha Bruce Mclaren, Jack Brabham e Jochen Rindt, o mais rápido com a Cooper, seguidos pelas BRM's de Jackie Stewart e Mike Spence.

Na largada, Clark lidera a única corrida disputada debaixo de chuva em 67.

Na largada das 90 voltas, chovia. Clark manteve a liderança até a volta 4, quando Hulme o passou e Jack Brabham ultrapassou Hill, indo para o terceiro lugar. McLaren vinha bem com seu carro até rodar. O Neo Zelandês conseguiu se recuperar ultrapassando Brabham, e na volta 22, Clark, assumindo assim a segunda posição. Porém, à medida que a pista foi secando, seu carro ficou mais lento e ele perdeu as posições que tinha ganho.Na ponta, Hulme liderava e Jim Clark tirava a diferença, até voltar a ser o líder na volta 58.

O piso úmido exigindo um esforço extra de Dan Gurney.

O escocês porém, abandonaria mais uma corrida após a chuva voltar. Água entrou no sitema de ignição e seu motor parou de funcionar na volta 68. No mesmo momento, Brabham ultrapassou Hulme e liderou até o fim da corrida, que durou duas hora e quarenta minutos.


Jack Brabham conduz seu carro para mais uma vitória.

Dan Gurney terminou na terceira posição uma volta atrás, seguido por Hill, duas voltas atrás dos líderes, Mike Spence e Chris Amon, três voltas atrás dos líderes, e Bruce McLaren, terminado a corrida de estréia de seu novo carro em um respeitoso sétimo posto, a quatro voltas de Jack Brabham.

Um breve vídeo do molhado GP do Canadá de 1967.
Link recomendado: http://www.intothered.dk/1967season/67season_mosport.html (muitas fotos e uma história muito mais bem detalhada sobre a corrida de Mosport Park. Confira!

2 comentários:

Raoni Frizzo disse...

Excelente post Edu! Esses textos de como foram as corridas reais de 67 tão matando a pau!!!

Se dirigir essas máquinas já é difícil, imagina na chuva então.....hehehehhe. E mais uma vez o Clark traído por um problema mecânico.

Ah, só uma correção. A GPL Brasil não se despede da América do Norte nesse final de semana. Ainda tem Ste. Jovite, esqueceu? Huahuahuahu

Eduardo Gaensly disse...

É que na verdade eu nem sabia que St. Jovite era na América. Parece nome de cidade européia... Falha minha!

Mas vejam o link que eu coloquei lá. É cheio de fotos (todas que eu postei aqui tem lá) e conta beeeeeeeeeeeem mais detalhadamente a corrida.
Tipo, o McLaren decidiu tirar o alternador pra deixar o carro mais leve, aí no meio da corrida teve que trocar a bateria... Podia ter ganho a primeira corrida do carro.