segunda-feira, 22 de junho de 2009

John White vence o GP de Mosport e entra de vez na briga do título


Se é uma coisa que a temporada 2009 da Mod 1967 da GPL Brasil tem proporcionado, tem sido o equilíbrio entre seus pilotos. Essa qualidade é comprovada pelas estatísticas. Em seis corridas realizadas até o momento, cinco vencedores diferentes. Ontem (21) mais um nome entrou na hall dos vencedores da temporada. John White pilotou com maestria pela 'montanha-russa' canadense e conseguiu suportar a pressão dos adversários para carimbar a excelente fase que está passando.

Em fase espetacular, John White vence a primeira no ano e fica perto da liderança na tabela

O resultado de John o coloca de vez na briga pelo título de pilotos, agora ainda mais próximo de seu companheiro de Pipoca Racing e líder do campeonato, Ricardo Ramos, que fechou a prova de Mosport na terceira colocação. Entre os dois líderes da temporada, o português Ricardo Gomes conseguiu colocar sua Cooper entre os "Flying Popcorns" e terminou na segunda posição.

Mas o triunfo de John começou de forma até que discreta, no treino classificatório. A sessão viu o dominio de Ricardo Gomes, único piloto a registrar tempo na casa de 1:21. Dener Silveira também aparecia bem, no segundo posto, seguido Ricardo Ramos. O futuro vencedor partira apenas da quarta colocação, seguido por Raoni Frizzo e Thiago Lemos.

Ricardo Gomes fez a pole, mas na corrida acabou atrás de John. No entanto, conseguiu seu primeiro pódio

Nas primeiras voltas Gomes logo passou a abrir certa vantagem, dando a impressão de que poderia dominar as ações de ponta a ponta. Mas logo na primeira volta, um dos vários acidentes da corida mexia com a movimentação no bloco da frente. Dener Silveira perdeu o controle de sua Cooper logo antes da entrada da reta e rodou, perdendo a vice-liderança.

A escalada de John prosseguia após seu colega de time, Ricardo Ramos, escapar e passear na grama, perdendo a segunda colocação. A 'blindagem' de White parecia tão grande que logo mais um rival saiu de seu encalço. Pressionando muito nas voltas iniciais, Raoni Frizzo deu início à série de infortúnios de um dia desastroso e se acidentou com um retardatário, perdendo algumas posições.

Ricardo Ramos continua a frequentar sempre o pódio, e segue na liderança do campeonato

Após ver rapidamente a concorrência passar por contratempos, faltava o principal oponente ficar para trás. Ricardo Gomes teve problemas e perdeu a liderança, caindo para terceiro. A partir daí, o foi visto nas apertadas subidas e descidas de Mosport foi uma perseguição implacável de um veloz Gomes, porém sem sucesso para ultrapassar o impecável White, que seguiu firme para conquistar seu quarto triunfo da carreira na GPL Brasil.

No bloco subsequente ao pódio, Thiago Lemos conseguiu mais um bom resultado, ao terminar em quarto. Quem também pilotou com muita sabedoria no GP do Canadá foi Otávio Silveira, que cometeu poucos erros e finalizou em quinto. Inconstante e com problemas de estabilidade no seu Cooper, Raoni Frizzo fechou o dia na sexta colocação, seguido pelo seu colega de Sergeant Pepper's, Eduardo Gaensly. David Sochenna, o estreante André Luiz, e Caio Lucci fecharam os dez primeros colocados. Confira abaixo os números finais da etapa. (clique para ampliar)


A GPL Brasil não dá brecha para um descanso, e os pilotos e máquinas partem agora para seu último desafio em terras da América do Norte, com mais uma corrida no Canadá. O circuito de St. Jovite recebe no próximo domingo, dia 28, a 7ª etapa de um total de 14 previstas. Será que alguém vai deter a inspirada dupla da Pipoca? Ou seus pilotos voadores darão início a uma disputa particular pelo título? Uma coisa é certa: com tantos vencedores diferentes, a concorrência não deve dar moleza e a promessa é de uma corrida ainda mais disputada e emocionante.

7 comentários:

Anderson Lopes disse...

Muito boa a reportagem, mais uma vez. Pena que não completei essa prova.

Eduardo Gaensly disse...

Ótima reportagem Raoni. Só quero saber que que é aquela Brabham Vermelha lá! Nunca tinha visto.

Raoni Frizzo disse...

Valeu ae galera!

Essa Brabham foi usada por um piloto chamado Basil van Rooyen (se não me engano) nos gp's de Kyalami entre 67 e 69, acho. Era um desses carros particulares.

Agora eu não sei se a pintura ou o chassis que ele usou foi o mesmo em todos os anos.

Eu achei pra baixar no RSC uns tempos atrás.

Fernando Tumushi disse...

Show de roda

Anônimo disse...

Cara muito boa reportagem,parabéns!Espero consequir ser mais constante nas proximas provas!Abraço!


André luiz!

John White disse...

Que bela reportagem!

mas péra ai meu!...eu venci as 250 milhas de indy tb pô!!!

três wins de 67 e uma de 66..hehehe

Raoni Frizzo disse...

Nossa....é mesmo John!!! Tinha esquecido de Indy....heheheheh...foi mal!


Eu vou corrigir no post. Valeu ae pelo aviso!!