segunda-feira, 8 de junho de 2009

Em dia inspirado, Thiago Lemos vence a primeira da carreira no Mod 67


Demorou, mas finalmente aconteceu! Após quase dois anos frequentando sempre as primeiras posições na tabela de classificação, o veterano Thiago Lemos finalmente sentiu o sabor de uma vitória em um campeonato do Mod 1967. E que vitória! Em uma performance agressiva, o experiente piloto se recuperou de uma rodada no início da prova e deu um show no complicado traçado do circuito americano de Roosevelt.

A performance espetacular de Thiago comprova o bom histórico do piloto capixaba com a Lotus. Equipe que o projetou na GPL Brasil, ao conquistar o título do Mod 1965 em 2008, o time de Colin Chapman deu a Thiago seu segundo pódio na temporada, sendo o primeiro conquistado também pelo carro da escuderia inglesa na etapa do México, com um terceiro lugar.

Mas o triunfo do piloto da Thunder Racing não foi repleto de facilidades. Seu grande rival na corrida, Fernando Tumushi, também a bordo de um Lotus, surpreendeu no treino classificatório ao cravar uma excelente volta e garantir a pole-position, a primeira de sua carreira. Com isso, a primeira fila estava dominada pelos históricos carros verde-amarelos. Logo mais atrás, na segunda fila, Ricardo Ramos alinhava no 3º posto com sua Ferrari, seguido pelo atual campeão, Raoni Frizzo, com sua Honda. John White, companheiro de Ricardo na Pipoca Racing, fechava o top 5 do grid de partida.

Thiago Lemos deu um show em terras americanas e conquistou sua primeira vitória no Mod 1967

A largada começou tumultuada, após o português David Sochenna ter queimado a partida. Fernando se manteve na liderança e viu rapidamente sua vida facilitada, após rodada de Thiago no final da reta. Mas aí estava começando o show de Thiago em Roosevelt Raceway...

Sem tomar conhecimento dos adversários, ele ultrapassou Raoni e David logo no final da volta inaugural, e também não perdeu tempo para desalojar Ricardo da vice-liderança a corrida. Mesmo com Fernando abrindo uma sólida vantagem nas primeiras voltas, aos poucos Thiago começava a estabelecer um ritmo forte e descontar a diferença.

Enquanto isso, pouco mais atrás, uma forte briga incendiava a disputa pela terceira colocação. Ricardo Ramos sustentava o posto, seguido bem de perto pela Brabham de Alex Bacaro, que trazia no seu encalço Raoni Frizzo, que havia rodado instantes antes, e John White, que também vinha se recuperando de um contratempo logo no segundo giro da corrida. Mais atrás, Ricardo Miron mantinha-se no sétimo lugar. Enquanto isso, o líder do campeonato, Dener Silveira, enfrentava sérios problemas de estabilidade com seu setup e perdia tereno para os demais pilotos.

Rencontrando a boa fase, Fernando Tumushi conseguiu seu melhor resultado da carreira em Roosevelt

O sossego de Fernando Tumushi demorou até meados da corrida, quando viu seu rival encostar na disputa pela liderança, imprimindo um ritmo alucinante. Em uma disputa eletrizante, os pilotos chegaram a se tocar, mas aós resistência do até então líder, Thiago finalmente conseguiu a manobra que lhe rendeu assumir a ponta da corrida, que não perderia até a bandeirada final.

No segundo bloco, Raoni começava a subir de produção com sua Honda e partiu pra cima de Alex Bacaro, conseguindo a ultrapassagem na segunda metade da prova, no final da reta oposta. Ricardo mantinha-se em terceiro, agora com uma vantagem mais tranquila, enquanto John tentava não perder contato com seus oponentes, na sexta colocação.

Ricardo Ramos subiu de novo ao pódio e agora é o novo líder do campeonato

Apenas administrando seu forte ritmo de corrida, Thiago Lemos não encontrou sérias dificuldades para completar as 24 voltas e receber a bandeirada que o catapultou de vez para a briga da liderança do campeonato. Fernando Tumushi também não enfrentou sustos e cruzou a chegada em segundo, conquistando seu melhor resultado da carreira no Mod 67, espantando a maré de azar que o acompanhava, com dois abandonos seguidos.

Em prova constante, Ricardo Ramos conseguiu se segurar na terceira colocação, ameaçada por Raoni Frizzo. Agora Ricardo é o mais novo líder da temporada. Raoni, com a boa colocação, também subu na tabela, assumindo a vice-liderança. Em um final emocionante, John White conseguiu roubar o quinto lugar de Alex Bacaro na penúltima curva da última volta. conquistando posições, Otávio Silveira usou a experiência para finalizar a prova em um bom sétimo lugar com a fraca BRM, à frente de Ricardo Miron, que voltou a pontuar. Eduardo Gaensly conseguiu na última volta superar Anderson Lopes e ficou na nona posição, enquanto Anderson finalizou os dez melhores colocados da etapa. Confira abaixo os resultados completos da prova (clique para ampliar) :


Com o campeonato ainda mais embolado, os pilotos partem agora para o Canadá, onde daqui a duas semanas, no próximo dia 21, teremos o GP de Mosport Park, válido pela sexta etapa de 14 previstas. Promessa de fortes emoções no travado e estreito traçado canadense, que deve provocar uma nova chacoalhada no campeonato.

5 comentários:

Anderson Lopes disse...

Excelente reportagem!

O campeonato está empolgante...

Eduardo Gaensly disse...

Belo post Raoni!
O campeonato tá embolando de um jeito bem legal!
Mosport promete!

Anônimo disse...

bela corrida!!
O chefe andou muito!!!

Alex.

Fernando Tumushi disse...

Ei ! nao foi meu melhor resultado não ! Ganhei aquela corrida extra-campeonato em monza... Ganhei de cooper, do raoni e do Gamper... Ta certo que nenhum dos dois completou, mas eu ganhei !

Ninguem tasca.... aiuhuiahuaiha

Lívia disse...

Grande corrida, Lemos!