quinta-feira, 30 de abril de 2009

Nico Fontana estreia com o pé direito e vence na abertura da temporada


A temporada 2009 do Mod 67 da GPL Brasil começou com tudo, e logo na prova inaugural, fatos históricos da liga ditaram o tom das ações no circuito sul-africano de Kyalami, no última domingo, 26 de abril.

Esta data entra para a história da categoria, ao celebrar a primeira vitória de um piloto estrangeiro em aproximadamente dois anos de competições. O argentino Nico Fontana, que fazia sua estreia no certame a bordo de uma Honda, impressionou a todos e conquistou uma vitória em letras maiúsculas, com muito arrojo, perícia e, de quebra, se candidatando ao título da temporada.

Além do grande feito de Fontana, outro fato que abrilhantou a etapa de Kyalami foi o número recorde de participantes. Nada mais nada menos que 26 pilotos compareceram à disputa que, com isso, foi divida em duas corridas. A primeira sendo disputada pelos 17 melhores pilotos da pré-qualificação. A segunda, com os restantes a partir do 18º lugar. No agregado geral, o vencedor da Corrida 2 se posicionaria imediatamente atrás do último colocado da Corrida 1, que tivesse completado ao menos 40 minutos de prova.

Mais do que números ou estatísticas, o fato mais comemorado por todos foi a dedicação dos novatos e o bom desempenho dos participantes no geral, mostrando enorme evolução em relação à mesma corrida do ano anterior.


NA CORRIDA 2, JOSÉ BOTELHO DOMINA AS AÇÕES E VENCE COM AUTORIDADE


Com oito pilotos alinhados no grid (Guilherme Adão não chegou a alinhar) os eliminados na pré-qualificação partiram em busca do melhor resultado possível, e ficaram na torcida por vários abandonos dos participantes da disputa principal. E o português José Botelho não deu chances aos rivais e venceu de ponta a ponta, fazendo barba, cabelo e bigode. Depois, na somatória dos resultados, ele conseguiu atingir o 14º lugar na clasificação geral.

O lusitano José Botelho faturou a Corrida 2 com sobras e conseguiu o 14º lugar no agregado final

Quem também se deu bem na disputa foi Helerson Maciel, que se livrou dos enroscos e correu a maior parte do tempo tranquilo, para finalizar em segundo, e obter o 15º no geral. Claudio Augusto, apesar de alguns problemas durante as 34 voltas, levou seu carro até o final e fechou os três primeiros, e somou alguns pontos com o 16º no combinado. Eis o resultado da Corrida 2 em números:

RESULTADOS (Após 34 voltas)

1) José Botelho - Carta Racing (Lotus) - 48m38.806s
2) Helerson Maciel - Sergeant Pepper's (Ferrari) -
+32.330s
3) Claudio Augusto - Ghost Racing (BRM) - 2 lap(s)
4) Ademir Azzi Jr - Ghost Racing (BRM) - 6 lap(s)

5) Victor Tarabini - Macross Motorsport (Cooper) - 11 lap(s)

6) Carlos Cezar - Scuderia Fantasma (Ferrari) - 17 lap(s)

7) Onyas Claudio - Laffite Racing (Cooper) - 25 lap(s)
8) Anderson Lopes - KAMF Racing (Ferrari) - 31 lap(s)

Melhor Volta: José Botelho - 1:22,955 (29ª)


NA DISPUTA PRINCIPAL, NICO FONTANA DÁ SHOW E VENCE LOGO NA SUA ESTREIA


Com o número alto de novatos, muito se especulava sobre o desempenho dos novos participantes, até então de certa maneira uma incógnita. Mas uma dessa novas caras tratou de mostrar o seu cartão de visitas. O argentino Nico Fontana não quis saber da concorrência e, numa exibição brilhante, mostrou arrojo e competência para faturar sua primeira vitória e iniciar o campeonato 2009 na liderança.

Logo na qualificação, o experiente Renato Mesa conseguiu uma volta voadora e colocou sua Eagle no lugar de honra no grid. Mesmo com a Honda, Fontana, da equipe Macross Motorsport também foi outro que tirou da cartola um bom tempo e partiu também da primeira fila. Dener Silveira, também de Honda, treinou bem e saiu em terceiro, seguido pelo atual campeão, Raoni Frizzo, a bordo de um Brabham.

O argentino Nico Fontana venceu praticamente de ponta a ponta e conquistou uma brilhante vitória na sua estreia na liga

Mas a liderança de Mesa não durou muito tempo. Logo no final do primeiro giro da prova, Fontana se aproveitou da força do motor Honda e ultrapassou o então líder da prova. Assumiu a ponta, para não mais perdê-la até o momento da bandeira quadriculada. Enquanto isso, Dener e Frizzo vinham logo atrás, tentando seguir de perto os líderes. Um pouco mais atrás, John White, Ricardo Ramos e Fernando Tumushi travavam um ótimo pega pela 5ª posição.

Na briga pela ponta, Mesa acabou errando e perdeu muito tempo numa rodada. Frizzo, que vinha tentando pressionar Dener, também vacilou na Curva 2 e ficou para trás. A briga então estava reservada para os pilotos dos carros nipônicos. E um pouco atrás seguia uma briga interessante entre Ramos e Frizzo pelo terceiro posto.

Com o passar das voltas, alguns abandonos aconteceram, entre eles o de Tumushi, que viu o motor Ferrari o deixar na mão por duas vezes e tirá-lo da briga pelo pódio. Enquanto isso, Frizzo se aproveitou de um pequeno erro de Ramos para conquistar a posição que lhe dria o último lugar do pódio. Já lá na frente, Fontana seguia firme na ponta, mas trazendo Dener no seu encalço, sempre ameaçador.

A briga entre os dois pilotos seguiu na troca de décimos de segundo, até que na penúltima volta um erro de cálculo fez Dener sofrer uma pane seca, perdendo qualquer chance de vitória. Pra piorar, ele ainda viu Frizzo se aproximar perigosamente e lhe roubar a segunda colocação.

Atual campeão, Raoni Frizzo mostrou que está na briga também em 2009 e conquistou um ótimo 2º lugar

Mais tranquilo, Fontana levou com cautela seu bólido até a linha de chegada, embora também tivesse sofrido com uma quase pane seca na última volta. Se aproveitando da experiência, Frizzo conseguiu um importante 2º lugar e mostrou que pode incomodar na luta pelo bicampeonato. Mesmo com as adversidades do final, Dener conseguiu uma vaga no pódio. Em uma corrida também impecável, Ricardo Ramos iniciou muito bem o ano com o quarto lugar. E Renato Mesa, mesmo com o tempo perdido no começo da prova, conseguiu finalizar em quinto. Segue os números finais da prova:

RESULTADOS (Após 34 voltas)

1) Nico Fontana - Macross Motorsport (Honda) - 46m27.863s
2) Raoni Frizzo - Sergeant Pepper's (Brabham) - +11.522s
3) Dener Silveira - GrandPrix FUN (Honda) - +16.664s
4) Ricardo Ramos - Pipoca Racing (Brabham) - +20.754s
5) Renato Mesa - Thunder Racing (Eagle) - +30.027s
6) John White - PipocaRacing (BRM) - +41.981s
7) Alex Bacaro - Thunder Racing (Ferrari) - +1m09.299s
8) Otavio Silveira - GrandPrix FUN (Honda) - +1m16.810s
9) Thiago Lemos - Thunder Racing (Ferrari) - 1 lap(s)
10) Ricardo Carta - Carta Racing (Eagle) - 2 lap(s)
11) Eduardo Gaensly - Sergeant Pepper's (Ferrari) - 2 lap(s)
12) David Sochenna - Scuderia Fantasma (Cooper) - 2 lap(s)
13) Ricardo Miron - Alfetta Team (Eagle) - 3 lap(s)
14) Renato Jungle - Sucderia De Cesaris (Eagle) - 12 lap(s)
15) Bruno Saboia - Macross Motorsport (Honda) - 13 lap(s)
16) Fernando Tumushi - KAMF Racing (Ferrari) - 20 lap(s)
17) Toni Andrade - Scuderia De Cesaris (Lotus) - 27 lap(s)

Melhor Volta: Dener Silveira - 1:20,647 (32ª)

E agora, o resultado do agregado das duas corridas:

Resultado Unificado

1) Nico Fontana - Macross Motorsport (Honda)
2) Raoni Frizzo - Sergeant Pepper's (Brabham)
3) Dener Silveira - GrandPrix FUN (Honda)
4) Ricardo Ramos - Pipoca Racing (Brabham)
5) Renato Mesa - Thunder Racing (Eagle)
6) John White - Pipoca Racing (BRM)
7) Alex Bacaro - Thunder Racing (Ferrari)
8) Otavio Silveira - GrandPrix FUN (Honda)
9) Thiago Lemos - Thunder Racing (Ferrari)
10) Ricardo Carta - Carta Racing (Eagle)
11) Eduardo Gaensly - Sergeant Pepper's (Ferrari)
12) David Sochenna - Scuderia Fantasma (Cooper)
13) Ricardo Miron - Alfetta Team (Eagle)
14) José Botelho - Carta Racing (Lotus)
15) Helerson Maciel - Sergeant Pepper's (Ferrari)
16) Claudio Augusto - Ghost Racing (BRM)
17) Ademir Azzi Jr - Ghost Racing (BRM)

Não-classificados

18) Renato Jungle - Scuderia De Cesaris (Eagle)
19) Bruno Saboia - Macross Motorsport (Honda)
20) Fernando Tumushi - KAMF Racing (Ferrari)

21) Toni Andrade - Scuderia De Cesaris (Lotus)
22) Victor Tarabini - Macross Motorsport (Cooper)
23) Carlos Cezar - Scuderia Fantasma (Ferrari)
24) Onyas Claudio - Laffite Racing (Cooper)
25) Anderson Lopes - KAMF Racing (Ferrari)

Lembrando que a próxima etapa é já neste final de semana (3 de maio), no apertado e glamouroso principado de Mônaco. Uma corrida de características totalmente diferentes, onde o número de abandonos deve ser maior e o resultado final, imprevisível. Em breve você confere o vídeo com os melhores momentos da etapa de Kyalami.

Um comentário:

Nicofontana disse...

muuuy bueno, gracias por nombrarme