Traçado do circuito Prince George
A cidade de East London na verdade situa-se dentro da municipalidade local de Buffalo City, criada em 2000 com o intuito de promover uma reorganização territorial no país. Além da própria East London, a municipalidade inclui também as cidades de King William's Town e Bhisho.
Além do próprio passado automobilístico na F1, East London hoje é conhecida por sua indústria automotiva. A antiga DaimlerChrysler (hoje Daimler AG) possui uma forte linha de produção perto do porto de East London, onde exporta carros para diversos lugares do mundo. Mas também se destacam a indústria têxtil, farmacêutica e alimentícia.
Vista aérea da cidade, próxima ao mar
Atualmente, East London, que se tornou um município no ano de 1914, possui uma população de mais de 400 mil habitantes, em sua maioria negros. Outra curiosidade demográfica da cidade é que muitos moradores são aposentados, e se situam na cidade graças à boa atmosfera do local e o clima ameno.
Muitos não sabem, mas East London é a terra natal do campeão de Fórmula 1 de 1979, Jody Scheckter, bem como de seu irmão - que também competiu de F1 na mesma época - Ian Scheckter. Outro esportista famoso nascido no município é a nadadora Joan Harrison, campeã olímpica nos 100 m costas nos Jogos de 1952, disputados em Helsinki, capital da Finlândia.
Estádui Buffalo Park, famoso por receber partidas de críquete, esporte muito popular na cidade e, por tabela, no país
O principal jornal da cidade é o Dispatch, que trata tanto de assuntos locais como até mesmo temas de nível internacional. Quem estiver interessado pode conferir uma versão online do jornal. O circuito Prince George foi aberto na década de 30, recebendo nos anos de 1934, 1936, 1937, 1938 e 1939 o Grande Prêmio da África do Sul. Estas edições receberam grandes pilotos da época, como por exemplo o alemão Bernd Rosemeyer e o italiano Luigi Villoresi, vencedor da edição de 1939. Com a II Guerra Mundial, as corridas tiveram um considerável hiato, só voltando às atividades em 1960. Naquele ano duas corridas foram realizadas, uma vencida pelo belga Paul Frère, e outra pelo famoso britânico Stirling Moss.
Circuito de East London recebendo uma corrida de motovelocidade
Em 1962, o traçado foi incorporado ao calendário da Fórmula, tendo como seu primeiro vencedor Graham Hill. East London recebeu a categoria mais duas vezes, nos anos de 1963 e 1965, com ambos possuindo como vencedor o escocês Jim Clark. A F1 ainda visitou o autódromo no ano seguinte, mas a corrida não contou pontos para o campeonato. Coube ao britânico Mike Spence a honra de ser o último vencedor da história do circuito com um carro de F1.
Uma curiosidade da pista é que ela, durante a II Guerra Mundial, foi usada como pista de testes das fábricas alemãs de pneus. Por ser considerado muito pequeno para os F1, a categoria mudou-se para Kyalami. Assim, East London perdeu parte de sua notoriedade, recebendo apenas corridas de menor porte.
Jim Clark foi o vencedor da última edição oficial da corrida na F1, em 1965
O futuro do autódromo corre sérios riscos. Há um projeto para demolição do todo o autódromo para transformar a área em um moderno centro universitário. Para ajudar a manter a história do automobilismo africano, foi criada uma petição online para tentar reverter a situação. Se vocês quiserem ajudar a causa, podem assiná-la clicando neste link: http://www.petitiononline.com/ELGP2008/petition.html
4 comentários:
Show de bola! Parabéns!!!
Belo post. Eu acho um circuito bom para categorias de base, por ter um traçado relativamente fácil, mas competitivo, com bons grampos que podem permitir ultrapassagem!
Que o circuito de East London não tome o mesmo rumo de Jacarepaguá e sobreviva.
Não consigo acessar o site para download do mod65. Há algum outro site que tenha o mod disponível pra download?
Época em que a F1 era mais romântica, mas também, quer o que? Não tinha um Flávio Briatore.
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