segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Circuitos do GPL - Road America

Boas!

Logo do circuito

Hoje estamos aqui para falar do circuito de Road America, que está localizado próximo a Elkhart Lake, Wisconsin, nos Estados Unidos. Aberto em 1955 e composta por 2.600 m², o complexo é composto hoje por duas pistas permanentes, uma de asfalto e outra de terra.

Foto aérea de Road America

O circuito, com extensão de 6.515 metros e 14 curvas, é uns dos mais seletivos do país, junto com Mid-Ohio e Laguna Seca, famosos por suas variações de altitude e tipos de curvas.

Traçado do circuito de Road America

Para entender um pouco da história, voltamos a década de 40, quando as corridas de carros ganhavam popularidade. Nessa época, o circuito era formada por estradas da região, formato muito utilizado também pelos europeus. Porém, após um incidente ocorrido em Watkins Glen em 1952, algum desses trajetos se tornaram pistas permanentes, como foi o caso de Road America.

ALMS correndo em Road America

Largada da Historic F-1

Várias categorias já utilizaram ou ainda utilizam o circuito para as suas corridas. A primeira categoria a correr lá foi a Sports Car Club of America em setembro de 1955. Outras grandes categorias a correrem em Road America foi a NASCAR em 1956; CART, de 1982 até 2007; ALMS, desde 2002. Podemos citar também a Grand-Am, USAC, CanAm, Trans-Am, IMSA e AMA. Um grande evento que acontece anualmente lá, para quem gosta de carros antigos de corrida, é a Kohler International Challenge, vale a pena ver!

Antiga CART correndo no circuito

Para quem não sabe, foi nesse circuito que o piloto brasileiro Cristiano da Matta, se acidentou gravemente, chocando-se com um alce, ficando impossibilitado de correr durante um bom tempo. Felizmente, o mesmo já se recuperou e está correndo pelos circuitos do mundo.

Para GPL, a pista se encontra aqui, é só baixar e se divertir!



[]'s

2 comentários:

Onyas Claudio disse...

Dei apenas uma volta e já gostei. Parece ser um circuito bem completo e com ótimos pontos de ultrapassagens.

A corrida promete, pena que não vou ter muito tempo para treinar...

Anônimo disse...

Pista perigosa,se errar a frenagem leva os carros da frente no peito!