segunda-feira, 30 de novembro de 2009

6ª temporada - Vários pilotos em busca do sonhado título

Estamos chegando no momento derradeiro de mais uma temporada da nossa liga, e vários pilotos com chances de serem campeões, campeões ficando no meio da tabela, várias boas revelações. Enfim, temos de tudo um pouco para contar sobre a temporada atual. Para demonstrarmos o perfil dos candidatos ao título, fizemos umas perguntas aos 4 primeiros colocados do campeonato. São eles: Fabio Ferelli, Thiago Lemos, Otavio Silveira e José Fierro Ford.

O líder atual, Fabio Ferelli, grande revelação desse campeonato, falou sobre o que está achando do mesmo, e também, demonstra esperança no título.

Blog - Como é ser líder do campeonato na 1ª temporada completa?
Fabio Ferelli - Essa liderança na minha 1ª temporada me surpreende, imaginava dar trabalho para os mais experientes pelo menos depois 1 ano. O GPL é um simulador muito difícil e conhecimento nele conta muito.

Ser campeão é lógico que eu gostaria, mais não me cobro, não tenho obrigação nenhuma e muito menos experiência para levar o título para casa, tem muita gente boa participando do campeonato e eles sim tem obrigação de tirar a vantagem de um novato. Os pilotos que estão brigando comigo tem mais de anos de GPL e eu ainda vou fazer 4 meses, acredito que tem
gente com mais de 100 corridas oficiais e eu completei 13. Então o q vier é lucro, quer dizer, já estou no lucro, aprendi muitas coisas nessa temporada em pilotagem e relacionamento dentro e fora das pistas.


Blog - Qual será a tática para as últimas corridas?
FF - Agora você quer que eu entregue o ouro?
Brincadeira, na verdade não tenho tática nenhuma a não ser treinar. Não tive tática nenhuma durante todo o campeonato, não conhecia as pistas, não conhecia os carros, então a única coisa que fiz foi entrar na pista e testar os carros disponíveis, o que me adaptei melhor eu fui pra corrida.

Estou em dúvida em relação as 2 ultimas etapas, teremos intervalo de 1 semana para treinos em Solitude e para Interlagos 2 semanas, não sei se uso meu melhor carro com menos tempo de treino ou com mais, ainda estou para decidir.


Blog - Qual o seu adversário mais perigoso?
FF - Tenho pelo menos 3 concorrentes diretos ao título, cada 1 com suas qualidades.
O Fierro tem se mostrado ser o mais rápido dos 3 e tem a Brabhan que considero um carro bom e a Ferrari, mediano.

O Otávio tem grandes chances, tem os 2 melhores carros do MOD e é um excelente piloto.
O Thiago é um bom piloto, muito constante, está sempre por ali entre os primeiros, tem 1 carro bom e 1 mediano.

E tem eu também, que tenho sido um adversário perigoso para mim mesmo. Com a Ferrari e a 63, com pouco tempo para treinar, pouca experiência e falta de conhecimento das pistas, acho que tenho pouca chances para segurar esses caras, fiz algumas besteiras nas ultimas 2 corridas e dei espaço para que eles chegassem. Agora no mês de dezembro vou ter menos tempo ainda, vamos ver no que vai dar. Mas ainda está aberto o campeonato.
Um dos vice-líderes, Thiago Lemos vem numa boa recuperação e fala sobre o que acha desse campeonato e suas perspectivas.

Blog - Como você se vê, a duas corridas do final, sendo que o seu início de campeonato foi ruim?

Thiago Lemos - Realmente foi muito frustrante não terminar a primeira corrida, e complicou bastante o início do campeonato, mas nas demais corridas meu desempenho foi muito bom a meu ver. Venci uma etapa e tirei muitos pontos do líder. Isso é já é gratificante, mas o objetivo é o título.
Blog - Qual será a tática para as últimas corridas?

TL - Tenho que ser agressivo. Não só pelos carros, mas pelas pistas também. SOlitude é uma pista grande e veloz. Interlagos é veloz também, e tem um traçado muito bom. Vou tentar ser agressivo nas duas e buscar pódiuns, e quem sabe uma outra vitória. Espero que no final eu seja o campeão.
Blog - O seu adversário é somente o Ferelli e o Otavio, ou você apontaria mais alguém?

TL - O Fábio Ferelli com certeza é o alvo principal, mas Otávio Silveira e José FierroFord são muito rápidos e perigosos.
O outro vice-lider, Otavio Silveira, apesar de veterano, está na disputa do seu 1º título. Vamos conferir o que ele falou para o blog GPL Brasil.

Blog - Qual o seu segredo, é a regularidade? Isso que te levou a posição atual?
Otavio Silveira - Não acredito que tenha um segredo, assim como todos os outros, pouco conhecia do carro, mas como eles são mais fáceis de pilotar, a adaptação acaba sendo mais rápida.
Blog - Qual será a tática para as últimas corridas?
OS - Vou vontinuar na mesma "tática", que na verdade é nenhuma, a não ser correr despreocupado, sem pensar tanto em posições. Procuro manter o meu ritmo e se beneficiar dos poblemas dos outros pilotos. Zeltweg e Elkhart Lake estão aí para demonstrar como minha tática funciona. É nóis na boa. Sou o Raikkonen versão 2007
Blog - O seu adversário é somente o Ferelli e o Lemos, ou você apontaria mais alguém?
OS - Ambos são pilotos com grandes chances de ganhar, e não posso esquecer do Jose Fierro, que vem numa excelente fase. Raoni também vem sempre muito forte, mas parece já fora da luta pelo título, depois de não pontuar em 2 corridas.
No papel de franco atirador, Fierro Ford nós conta como se sente, a duas etapas do fim, tambám fala sobre o formato do campeonato e sobre o início do mesmo.

Hola, antes quiero decir que me encanta el sietema de utilizar los 7 chasis, uno para cada pista, eso le da un condimento especial, nunca antes había tenido que "planear" la estrategia y es divertido. Al principio había diagramado los chasis empezando por los mas "débiles" y dejando los más buenos para el final, pero por trabajo tuve que faltar a Oulton y ayer casi no puedo correr en Road America, por ello, ese planeamiento original ha sufrido cambios...

Siempre que las matemáticas den numeros para salir campeon, hay que tener fe, quedan 2 carreras importantes, me queda el Bt y la Ferrari para usar, creo que si no se me complica con el trabajo podré estar en ambas carreras, veremos como se desarrollan, las carreras de autos muchas veces traen sorpresas...

La estrategia tiene que ser salir a ganar las 2 carreras que quedan, no será facil, hay pilotos muy rapidos y que tienen buenos autos para usar, veremos que pasa...

Hay varios candidatos, Fabio, Raoni, Thiago, Fernando y algunos más, es un campeonato "abierto" a pesar de que hay pilotos con mas puntos, el sistema de puntaje hace que no te puedas confiar en tus puntos, hay que salir a sumar todo lo que hay en juego.....
Agora, ficaremos na expectativa para a decisão. Serão duas provas em dois circuitos fantásticos, Solitude e Interlagos, e essas reservarão os melhores acontecimentos do campeonato, é só aguardar!

[]'s

Circuitos do GPL - Solitude

Olás!

Traçado da pista

Depois de Road America, falaremos de Solitude-ring, circuito instalado próximo a Stuttgart, que recebeu esse nome por se situar perto do Castelo de Solitude. Circuito com aproximadamente 11.400 metros, é basicamente formado por estradas da região. No começo ela tinha 22.300 metros de extensão, depois passou para 15.000 metros em 1931, e em 1935, ficou com a extensão atual.


Torre de controle do circuito

A sua história é formada na sua maioria por corrida de motocicletas, basta ver a quantidade de anos que esse circuito abrigou eventos dessa categoria. Entre 1905 e 1965, as motos correram, sendo que, nos anos pares do período entre 1952 e 1964, o circuito foi palco do Grande Prêmio da Alemanha de Motovelocidade. Também correram lá os sidecar's.

Corrida da F-Junior

Os carros, tantos os monopostos quanto os turismos correram lá também. A Formula 1 correu lá em eventos extra-campeonatos, durante o período de 1961 a 1964, com a Formula 2 e Formula Junior servindo como categorias suporte das corridas de F1. Os vencedores das corridas lá foram Jim Clark, Dan Gurney, Jack Brabham e Innes Ireland.

Desde de 1965, essa pista está desativada para eventos, sendo aberta somente para eventos de carros antigos, conforme o site feito em memória da pista, e também, para cursos educativos da ADAC (Automóvel Clube da Alemanha).



Apresentação de Solitude-ring




Corrida da liga em 2008




1 volta em Solitude-ring


[]'s

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Circuitos do GPL - Road America

Boas!

Logo do circuito

Hoje estamos aqui para falar do circuito de Road America, que está localizado próximo a Elkhart Lake, Wisconsin, nos Estados Unidos. Aberto em 1955 e composta por 2.600 m², o complexo é composto hoje por duas pistas permanentes, uma de asfalto e outra de terra.

Foto aérea de Road America

O circuito, com extensão de 6.515 metros e 14 curvas, é uns dos mais seletivos do país, junto com Mid-Ohio e Laguna Seca, famosos por suas variações de altitude e tipos de curvas.

Traçado do circuito de Road America

Para entender um pouco da história, voltamos a década de 40, quando as corridas de carros ganhavam popularidade. Nessa época, o circuito era formada por estradas da região, formato muito utilizado também pelos europeus. Porém, após um incidente ocorrido em Watkins Glen em 1952, algum desses trajetos se tornaram pistas permanentes, como foi o caso de Road America.

ALMS correndo em Road America

Largada da Historic F-1

Várias categorias já utilizaram ou ainda utilizam o circuito para as suas corridas. A primeira categoria a correr lá foi a Sports Car Club of America em setembro de 1955. Outras grandes categorias a correrem em Road America foi a NASCAR em 1956; CART, de 1982 até 2007; ALMS, desde 2002. Podemos citar também a Grand-Am, USAC, CanAm, Trans-Am, IMSA e AMA. Um grande evento que acontece anualmente lá, para quem gosta de carros antigos de corrida, é a Kohler International Challenge, vale a pena ver!

Antiga CART correndo no circuito

Para quem não sabe, foi nesse circuito que o piloto brasileiro Cristiano da Matta, se acidentou gravemente, chocando-se com um alce, ficando impossibilitado de correr durante um bom tempo. Felizmente, o mesmo já se recuperou e está correndo pelos circuitos do mundo.

Para GPL, a pista se encontra aqui, é só baixar e se divertir!



[]'s

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Circuitos do GPL - Snetterton

Boas!

Foto aérea atual - Snertteton

Estamos de volta, agora para falar de Snetterton ou Snetterton Motor Racing Circuit, localizado na cidade de Norfolk, Inglaterra. Recebeu o nome de Snertteton porque quando da sua construção, ficada situado no vilarejo de Snertteton, que após um tempo acabou sendo integrado ao condado cívil de Quidenham, que pertence a cidade de Norfolk.

Snetterton originalmente era um campo de aviação, cujo nome era "RAF Snetterton Heath" - RAF nada mais é que a Real Força Aérea Britânica - e foi designada para uso da Força Aérea Americana, durante a 2ª Grande Guerra. Sua inauguração é datada de maio de 1943 e fechamento em novembro de 1948.

Essa pista abrigou ao longo da sua história corridas de F2 e as primeiras provas de 24 horas da Grã-Bretanha. Hoje abriga provas da BTCC (Turismo), F3 Inglesa e Superbike. Também era usada para teste da equipe Lotus F1 e Norfolk Racing Co, de corridas de longa distância.


O desenho original tinha 4361 metros de distância, que continha 8 curvas, circuito rápido, que abrigava basicamente provas de F2 Britânica, categoria de acesso a F1 à época. Como exemplo, em 1964, correu na prova da Autocar Trophy correram Jim Clark, Chris Irwin e Mike Spence. E para a prova de 1967, para a prova chamada Guards One Hundred, correram Jochen Rindt, Graham Hill, Denis Hulme, Bruce McLaren, Jack Brabham, Jackie Stewart, John Surtees, Pedro Rodriguez e Jo Siffert.


No começo da década de 70, após a curva Coram, foi inserida a chicane Russell, e o nome dado foi em homenagem ao Prof.º Jim Russell, que colocou para funcionar um escola de pilotos de corrida. O motivo da inclusão foi para que os carros pudessem ter uma aproximação segura aos pits. Mas a época teve efeito contrário, com vários acidentes sérios, quando um tempo depois, teve sua modificação alterada, com a 2ª perna da chicane sendo mais fechada.


Para a construção de uma estrada, foi retirad o trecho que levava a Norwich Straight e trazia ao Esses, ficando a confuguração acima, com 3123 metros. Essa configuração não temos para o GPL, somente as configurações acima, para a configuração sem a Russell Chicane, e com a chicane citada.

Abaixo, fotos e vídeos de Snetterton.

F3 Inglesa

Superbike Inglesa














[]'s galera e até a próxima!