quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Um pouco de história: East London

Olá amigos que curtem o GPL e também a nossa liga. Assim como neste ano que está terminando, 2010 trará logo em janeiro o reinício das atividades do GPL Brasil através do campeonato do Mod 65, 7ª temporada da liga. Assim como no certame evento deste Mod, o circuito que terá a honra de iniciar nossas atividades nesta nova década que vai começar é o circuito sul-africano de East London, famoso por receber a F1 nos anos 60. Aproveitando o embalo, vamos conhecer um pouco da história deste autódromo e também da cidade que o abriga.


Traçado do circuito Prince George

A cidade de East London na verdade situa-se dentro da municipalidade local de Buffalo City, criada em 2000 com o intuito de promover uma reorganização territorial no país. Além da própria East London, a municipalidade inclui também as cidades de King William's Town e Bhisho.

Além do próprio passado automobilístico na F1, East London hoje é conhecida por sua indústria automotiva. A antiga DaimlerChrysler (hoje Daimler AG) possui uma forte linha de produção perto do porto de East London, onde exporta carros para diversos lugares do mundo. Mas também se destacam a indústria têxtil, farmacêutica e alimentícia.


Vista aérea da cidade, próxima ao mar

Atualmente, East London, que se tornou um município no ano de 1914, possui uma população de mais de 400 mil habitantes, em sua maioria negros. Outra curiosidade demográfica da cidade é que muitos moradores são aposentados, e se situam na cidade graças à boa atmosfera do local e o clima ameno.

Muitos não sabem, mas East London é a terra natal do campeão de Fórmula 1 de 1979, Jody Scheckter, bem como de seu irmão - que também competiu de F1 na mesma época - Ian Scheckter. Outro esportista famoso nascido no município é a nadadora Joan Harrison, campeã olímpica nos 100 m costas nos Jogos de 1952, disputados em Helsinki, capital da Finlândia.


Estádui Buffalo Park, famoso por receber partidas de críquete, esporte muito popular na cidade e, por tabela, no país

O principal jornal da cidade é o Dispatch, que trata tanto de assuntos locais como até mesmo temas de nível internacional. Quem estiver interessado pode conferir uma versão online do jornal.

O circuito Prince George foi aberto na década de 30, recebendo nos anos de 1934, 1936, 1937, 1938 e 1939 o Grande Prêmio da África do Sul. Estas edições receberam grandes pilotos da época, como por exemplo o alemão Bernd Rosemeyer e o italiano Luigi Villoresi, vencedor da edição de 1939. Com a II Guerra Mundial, as corridas tiveram um considerável hiato, só voltando às atividades em 1960. Naquele ano duas corridas foram realizadas, uma vencida pelo belga Paul Frère, e outra pelo famoso britânico Stirling Moss.


Circuito de East London recebendo uma corrida de motovelocidade

Em 1962, o traçado foi incorporado ao calendário da Fórmula, tendo como seu primeiro vencedor Graham Hill. East London recebeu a categoria mais duas vezes, nos anos de 1963 e 1965, com ambos possuindo como vencedor o escocês Jim Clark. A F1 ainda visitou o autódromo no ano seguinte, mas a corrida não contou pontos para o campeonato. Coube ao britânico Mike Spence a honra de ser o último vencedor da história do circuito com um carro de F1.

Uma curiosidade da pista é que ela, durante a II Guerra Mundial, foi usada como pista de testes das fábricas alemãs de pneus. Por ser considerado muito pequeno para os F1, a categoria mudou-se para Kyalami. Assim, East London perdeu parte de sua notoriedade, recebendo apenas corridas de menor porte.


Jim Clark foi o vencedor da última edição oficial da corrida na F1, em 1965

O futuro do autódromo corre sérios riscos. Há um projeto para demolição do todo o autódromo para transformar a área em um moderno centro universitário. Para ajudar a manter a história do automobilismo africano, foi criada uma petição online para tentar reverter a situação. Se vocês quiserem ajudar a causa, podem assiná-la clicando neste link: http://www.petitiononline.com/ELGP2008/petition.html

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Tríplice Coroa termina em grande estilo

Olá amigos!

Mais um torneio do ano de 2009 teve fim, dessa vez foi a Tríplice Coroa, que contempla as 3 corridas mais importantes do mundo: Indianapólis, Le Mans Sarthe e Mônaco.

Tivemos 3 vencedores diferentes e muitas emoções, como John White vencendo em Indy, Raoni Frizzo brilhando na mítica pista de Le Mans e Fernando Tumushi superando as grandes dificuldades da pista de Mônaco. No geral, acabou prevalecendo a regularidade de John White, o único a pontuar nas 3 corridas.

O Blog GPL Brasil não poderia deixar passar em branco e trouxe uma entrevista com os 3 vencedores e o grande campeão, na sequência: Raoni Frizzo, Fernando Tumushi e John White.

Raoni Frizzo

Você venceu em Le Mans Sarthe, como foi a sua vitória, conte-nos:
Apesar de eu estar crente de que havia achado um bom acerto pra Ferrari em Le Mans, sabia que uma vitória seria uma missão muito difícil. Pelo fato de você não correr apenas contra seus oponentes (aliás, de altíssimo nível), mas também correr contra si mesmo. Eu lembro que no começo da corrida estávamos num grupo de 4 carros e, graças ao efeito forte do vácuo, ninguém conseguia uma vantagem razoável. A pressão era grande!

Mesmo nos momentos em que estive sozinho na pista, travei uma dura batalha contra o cansaço físico e mental. As voltas iam passando, o tempo moendo a concentração, mas felizmente consegui levar com cautela o carro até o fim. Foi sem dúvida uma das minhas vitórias mais inesquecíveis na liga, não só pelo fato de ter sido um evento de resistência, mas por ter tido a honra de duelar contra pilotos altamente regulares e correr numa pista emblemática. Foi uma experiência fantástica!

Qual o segredo de um corrida de longa duração, para você?
Acho que numa corrida desse tipo, você deve deixar um pouco de lado o quão rápido você está numa volta de qualificação. Lógico que ter um bom rendimento é importante para ser competitivo, mas o crucial é saber das suas limitações e as do carro, e manter o foco sempre. Nem sempre isso é possível e acabamos errando, eventualmente...hehehehe...mas o segredo pra isso é treinar cada vez mais, principalmente trechos longos. Acho que isso ajuda a engrandecer o piloto, tecnicamente falando.

O que você achou do evento?
Na minha opinião este foi um evento do mais alto nível possível. Particularmente, eu sou fã desse tipo de corrida de longa duração, e foi bacana ver o pessoal treinando bastante e comparecendo aos eventos. Outro ponto a ser valorizado foi a garra de todos os competidores. Até mesmo quem sofria um precoce abandono numa etapa não se abatia, e na próxima estava de novo disputando curvas com o pessoal. Eu espero que no futuro continuemos a realizar eventos assim. Todos os que participaram estão de parabéns!

Fale um pouco sobre o título do John White:
Falar que o John é um piloto excepcional seria um pleonasmo até. Mas esse título veio pra confirmar a enorme capacidade dele de ser rápido e constante, características que fazem dele um piloto completo. Sem dúvidas ele é uma referência a todos nós que estamos correndo neste espaço. Além disso, é um grande cara, o que valoriza ainda mais suas conquistas. O título dele foi extremamente merecido, pois foi o único que terminou as 3 corridas, o que prova a capacidade técnica invejável dele. Parabéns John! É sempre uma honra poder disputar com um competidor tão habilidoso!

*****************************************************
Fernando Tumushi

Você venceu em Mônaco, como foi a sua vitória, conte-nos:
Foi uma corrida dificil, embora tivemos poucos participantes, a batalha é mais consigo mesmo para conseguir completar as 62 passagens sem acertar os muros. Terminei como os pilotos de outrora, cheio de dores, mas feliz pelo feito realizado.

Qual o segredo de um corrida de longa duração, para você?
Não existe um segredo para provas de longa duração. A fórmula todo mundo já sabe, ter calma, concentração, preparo físico e muitas vezes sorte, muita sorte. Em um evento como esse em mônaco, o desgaste físico é alto, apesar de não termos a força G em uma simulação, mas o fato de ter de segurar um carro sem asas e com pneus finos, por 1:30h, faz com que vc sofra um bocado.

O que você achou do evento?
Esta corrida em especial, deveria ter um pouco mais de reconhecimento por parte dos integrantes da liga. É um evento diferente, onde a habilidade e os fatores que descrevi acima são postos à prova e infelizmente apenas 9 pilotos apareceram. Embora tenhamos em menos da metade da corrida, apenas 2 pilotos disputando, essa prova de toda forma, seria mais uma briga comigo mesmo do que com os outros pilotos. Por sorte em alguns momentos ganhei a corrida e o John o campeonato.

Fale um pouco sobre o título do John White:
O john é um piloto fora de série, ele não tem mais nada a provar, para que seja considerado um dos melhores pilotos em atividade em nossa liga, se não o melhor. Extremamente cauteloso, frio e inteligente, conseguiu completar todas as provas da tríplice, e todas no pódium. Com um histórico deste, não tem como não ser campeão, fez por merecer e é muito justo que o título tenha ficado com ele...

*****************************************************
John White

Mais uma vêz tenho o privilégio de ter sido campeão de um de nosso campeonatos da GPLBrasil, desta vez a Tríplice Coroa que foi composta de três etapas nas mais famozas pistas de todo o mundo; Indianápolis / Le Mans / Mônaco.

Nem preciso dizer que o campeonato foi extremamente difícil, mesmo sendo aparentemente simples, pois seriam apenas três corridas, mas nessas três provas corremos o equivalente a seis corridas normalmente aplicadas em nossa liga, ou seja a cada prova andávamos o equivalente a duas corridas completas com o agravante de que não havia a possibilidade de se usar o shift-r, recurso que sem a qual a margem de erro passava para praticamente zero.

Na primeira etapa em Indy, decidi usar um carro que surpreendeu a todos meus rivais, primeiro pelo desempenho dele (BRM) que já não apresentava o melhor conjunto, e segundo pelo fato de que minha classificação foi inesquecível. Durante praticamente todo o qualy, permaneci na pole-position, perdendo-a a instantes finais que entecediam a largada.
Mesmo assim, sabia que a corrida prometia grandes mudanças e oportunidades de disputas acirradas.
Antes mesmo da largada já tinha bem definida qual seria a minha tática para a prova (cautela), assim tentei comboiar o nosso hermano Fontana (excelente piloto) no primeiro quarto de prova...mas como corre sangue nas veias, ainda no início da corrida arrisquei algumas manobras realizando a ultrapassagem sobre ele, que tentava se recuperar até que conseguiu o feito.
Na verdade seu carro tinha muito mais força de que o meu, ou seja, na reta sua velocidade final era superior a minha, de modo que ele atráz de mim me incomodava muito e o inverso não era o verdadeiro...

Desse modo durante pouco antes da metade da corrida apenas o acompanhava, sem tentar nada, oque permitiu que nós dois abríssemos boa distância sobre o terceiro colocado. Mas como estava sempre ligado, na primeira oportunidade que encontrei, e aproveitando a ajuda das circunstâncias de que nós faziamos ultrapassagens sobre retardatários, realizei a manobra sobre ele, e consegui abrir pelo menos um segundo de diferença, oque para uma pista como Indianápolis é uma vantágem considerável. Com isso consegui manter o ritimo e consequentemente a distância passou a aumentar pelo fato de que ele não tinha mais a possibilidade de pegar o meu vácuo. Depois disso acho q ele teve problemas, e então depois do segundo quarto de corrida passei a economizar o equipamento para chegar ao fim da prova.

Então, para mim, o segredo de uma corrida de longa duração é se manter calmo, ficar atento as oportunidades e aproveitá-las sem correr riscos, além de poupar equipamento sempre que possível e largar com gasolina para a corrida toda.

Por isso creio que esse campeonato, por mais curto que seja, se apresenta como um dos maiores desafios que podemos encontrar em nossa liga e me sinto um verdadeiro piloto quando venci as disputas.

Em Le Mans, tive algum azar, mas ainda consegui uma boa colocação e em Mônaco, o palco da decisão, consegui andar muito forte largando na pole e como não precisava me arriscar, e nem vencer decidi não correr riscos, não que isso tenha sido o fator sinequanom para a vitória do Tumushi, acho que ele fez um excelente trabalho na corrida de Mônaco, e é claro que queria ter vencido essa, mas o título está de bom tamanho e estou muito satisfeito com isso.

Obrigado!

*****************************************************

É isso amigos, esperamos que tenham gostado e voltaremos com notícias sobre o final da 6ª temporada, que está pegando fogo e novidades da Liga para o ano de 2010, que são muitas, aguardem!

[]'s

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Problemas no Fórum

Olá pessoal!

Como vocês provavelmente perceberam, estamos passando por problemas no fórum. Correr com asas pela primeira vez dá nisso! Vejamos os paralelos entre a nossa primeira temporada com os bólidos de 1969 e a primeira, e única, obviamente, temporada de 1969 em 1969.

Jacky Ickx, como nós, teve problemas no início da temporada.
Nossa primeira prova, em Zeltweg, foi tumultuada. Sofremos com telas congeladas e abandonos forçados e ficamos todos receosos. Para piorar, os problemas continuaram!

Lembram-se que tivemos que mudar a pista da segunda etapa?
Originalmente seria em Donnybrooke, mas para evitar desgraça similar à austríaca, fomos para a Itália correr no infalível circuito de Monza.


Jochen Rindt percebendo, de um horrível modo, que os problemas continuavam.
Como em 1969, os "Cartolas" foram eficientes. As pistas foram re-testadas e aprovadas. Alguns pilotos, Fernando Tumishi principalmente, continuaram com desconexões e congelamentos, mas o problema principal parecia ter sido resolvido.
Mal sabíamos nós, que o pior estava por vir.

Campeão da temporada anterior, Graham Hill foi atirado de seu carro após esse acidente. Sofrendo graves ferimentos, o ingles ficou de molho por um bom tempo.
Nosso querido fórum, a base da GPLBrasil, o alicerce de nossas competições, a casa dos nossos pilotos virtuais resolveu dar um sério problema.
Por motivos até hoje não compreendidos, estamos com dificuldades.
Porém, não é o fim de tudo.
Há uma maneira fácil de contornar esse empecilho. E aí vai a receita! Tome nota.
Abra um site de proxy. Não sei se funciona com qualquer um. Esse aqui (http://www.hidemyass.com/) é certeza e, portanto, recomendável.
Nele, digite o endereço de nosso fórum, "gplbrasil.forumeiros.com", e pronto!
Não é a mesma coisa que o original, eu sei. O próprio Hill nunca foi o mesmo depois do acidente, mas é uma maneira de não ficar por fora dos assuntos do fórum.
Após uma temporada conturbada, Monza foi palco de um dos finais de temporada mais incrívies da história da F1.
Aliás, informamos que não haverá adiamento de nenhuma data! A próxima etapa é a final da Tríplice Coroa, Monaco, com início às 18:30 no dia 13/12.
E para que conste, o pessoal do Conselho está discutindo sobre o que fazer para evitar problemas como este novamente, portanto, provavelmente teremos novidades daqui algum tempo.
Por enquanto, não pedimos desculpas pois não é culpa nossa! Mas esperamos, e temos certeza de que teremos, a compreensão de todos!
Logo voltaremos ao nosso serviço normal.