quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Sai Mount Panorama, entra Rio Cuarto

Após uma série de pendências envolvendo a realização da última etapa da temproada no circuito de Mount Panorama, na Austrália, a organização da GPL Brasil encerrou as negociações com o montanhoso circuito e confirmou oficialmente a tranferência de autódromo para a realização da prova.

Após uma série de análises e testes por parte dos organizadores da liga, ficou definido que a derradeira etapa da competição será disputada no outro lado do planeta, mais precisamente na Argentina, no autódromo de Rio Cuarto. Toda essa mudança não adiou a realização da prova, que continua confirmada para o próximo dia 07 de dezembro, fechando assim a temporada 2008.

Essa decisão fará com que os pilotos se preparem para um circuito de características muito diferentes do que esperavam encontrar em Mount Panorama, uma pista de média distância, com muitas alterações no seu relevo e curvas extremamente complicadas. Já Rio Cuarto possui características mais simples, com um traçado curto, de fácil adaptação, um relevo plano e longas áreas de escape, o que permite que um erro de um piloto não custe muito caro.

Porém, toda essa facilidade pode fazer com que muitos carros andem juntos, tornando cada décimo de segundo precioso. Logo, um bom acerto dos bólidos será um item fundamental para um bom desempenho em terras sulamericanas. Os testes começam ainda nessa semana. Raoni Frizzo, campeão antecipado da temporada, comenta sobre o autódromo. "Sem dúvidas é uma pista simples e muito divertida de guiar. O mais interessante é que é possível ir cada vez mais buscando seu limite e pilotar com bastante agressividade. Acho que isso na qualificação pode ser importantíssimo para um bom lugar no grid, já que a largada pode ter confusões, com uma reta estreita e um grampo bem fechado no início. Vamos ver o que podemos fazer por lá!", comenta.

Uma coisa é certa. Todos vão dar o seu máximo e querem fazer bonito no encerramento do ano para, quem sabe, chamar a atenção dos times grandes para 2009.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Dener vence em Le Mans e Raoni Frizzo é o novo campeão da GPL Brasil


Após uma espera de quase 9 meses e 21 corridas, a GPL Brasil finalmente conheceu o seu campeão da temporada 2008 do Mod 67. Precisando apenas de 1 ponto para se sagrar o novo campeão, Raoni Frizzo conquistou mais do que o necessário para levantar a taça. Mesmo abandonando a corrida, o piloto da Lotus conquistou o 8º lugar, somando mais três pontos na classificação geral, e matematicamente garantiu o troféu da temporada. Mesmo que não tivesse pontuado, o vice-campeão do Mod 65 faturaria o caneco, pois seu companheiro de equipe, Otávio Silveira, precisava vencer para se manter na briga, mas não foi além de um 4º lugar na etapa francesa de Le Mans Sarthe, em um belo cenário noturno, novidade na categoria.

Além da definição do campeão, o tradicional circuito também colocou no hall dos vencedores da liga um novo nome. Dener Silveira finalmente deixou o azar e as confusões de lado, e correndo com muita perícia conquistou a sua primeira vitória na carreira. Tal feito comprovou a excelente fase da Eagle, que venceu a segunda corrida seguida, e de quebra conseguiu desta vez a sua primeira dobradinha na temporada, já que John White, vencedor em Interlagos, chegou em segundo.

Dener comemora a tão sonhada primeira vitória da carreira

Desde os testes coletivos nos dias anterioes a corrida era nítida a extrema superioridade dos carros de Dan Gurney, que não davam chance à concorrência nas enormes retas de Le Mans. Esse favoritismo foi também confirmado no treino classificatório, com a equipe dominando a primeira fila. Veja o grid completo:

Pos No Driver Team Nat Time Diff Laps
1 8 Dener Silveira Eagle BRA 3m18.525s 4
2 14 John White Eagle BRA 3m19.790s 01.265s 4
3 3 Raoni Frizzo Lotus BRA 3m21.240s 02.715s 4
4 11 Fernando Tumushi Lotus BRA 3m21.315s 02.790s 4
5 10 Otavio Silveira Lotus BRA 3m23.428s 04.903s 2
6 17 Sérgio Henrique Ferrari BRA 3m24.158s 05.633s 5
7 18 Eduardo Gaensly Brabham BRA 3m26.251s 07.726s 2
8 2 Julio Silva Honda BRA 3m31.672s 13.147s 3
9 9 Ricardo Ramos Eagle BRA 3m34.098s 15.573s 3
10 16 Mario Bauer Brabham SUI No time No time 0
11 6 Hamilton Amorim Honda BRA No time No time 1
12 12 Mateus Damiani Cooper ITA No time No time 0
13 7 Thiago Lemos BRM BRA No time No time 0

Na largada, Fernando surpreendeu as Eagle e pulou para segundo, e começou a pressionar fortemente Dener. Mas o motor Cosworth logo abriu o bico e o deixou na mão na entrada do retão, fazendo-o perder várias posições. Raoni Frizzo também saiu forte e consegui ultrapassar John White, herdando a segunda posição, mas errou na disputa e se acidentou de forma bastante estranha antes da Mulsanne.

John White segue mostrando porque é um piloto de ponta, e dessa vez chegou em 2º lugar

Após os infortúnios das Lotus, a corrida ficou na mão da dupla da Eagle, que apenas controlou o ritmo da corrida para fazer a tranqüila dobradinha. Enquanto isso, Raoni, em um dia pouco inspirado, continuava a cometer erros e cruzou a primeira volta apenas na 11ª posição, quase um minuto atrás dos líderes! Otávio vinha fazendo o máximo possível com sua Lotus, guiando em terceiro.

Após algumas voltas, os carros foram se espalhando pela pista e alguns abandonos começaram a acontecer, o que favorecia cada vez o líder do campeonato. Até que a desistência de Thiago Lemos, estreando na BRM, garantiu de vez o objetivo de Raoni, que era finalizar a corrida entre os 10 primeiros colocados. Pouco depois, o campeão viria a ter problemas e também saiu da prova. Título definido, a corrida seguia seu curso, com um passeio das Eagle e uma disputa acirrada entre Otávio e Fernando pelo terceiro posto, que culminou com um acidente.

Uma nova rodada de Otávio fez fernando assumir definitivamente a tereceira posição, repetindo seu resultado de Interlagos, confirmando a boa fase e conquistando seu terceiro pódio no ano. O vice-campeão Otávio terminou em quarto, seguido de Eduardo Gaensly, que, embora numa corrida bastante solitária, soube tirar proveito dos problemas dos outros e levou sua Brabham a um excelente quinto lugar.

Raoni Frizzo conseguiu o suficiente para se tornar o novo campeão da GPL Brasil!

De volta a categoria, Hamilton Amorim foi a melhor Honda da prova, conquistando um bom sexto lugar. Julio Silva, também de Honda, seguiu os passos de seu companheiro de time e fechou em sétimo. O já citado Raoni, mesmo abandonando, garantiu o oitavo posto, à frente de um estreante, Mateus Damiani. O piloto novato passou toda a corrida aprendendo com sua Cooper, mas mesmo assim garantiu dois pontos com o 9º lugar. Fechando a zona de pontuação aparece Thiago Lemos, que mesmo com a desistência, não eixou a BRM passar em branco. Veja os números finais da corrida.

RACE RESULTS (After 13 laps)

Pos No Driver Team Nat Laps Race Time Diff
1 8 Dener Silveira Eagle BRA 13 43m36.131s
2 14 John White Eagle BRA 13 43m50.072s 13.941s
3 11 Fernando Tumushi Lotus BRA 13 44m40.183s 1m04.052s
4 10 Otavio Silveira Lotus BRA 13 44m45.722s 1m09.591s
5 18 Eduardo Gaensly Brabham BRA 13 45m31.591s 1m55.460s
6 6 Hamilton Amorim Honda BRA 12 45m54.725s 1 lap(s)
7 2 Julio Silva Honda BRA 12 46m38.337s 1 lap(s)
8 3 Raoni Frizzo Lotus BRA 6 21m28.721s 7 lap(s)
9 12 Mateus Damiani Cooper ITA 6 30m50.033s 7 lap(s)
10 7 Thiago Lemos BRM BRA 4 14m38.161s 9 lap(s)
11 9 Ricardo Ramos Eagle BRA 4 16m07.394s 9 lap(s)
12 17 Sérgio Henrique Ferrari BRA 1 3m39.613s 12 lap(s)
13 16 Mario Bauer Brabham SUI 0 0m00.000s 13 lap(s)

Com o campeonato definido, a GPL Brasil parte para sua última corrida daqui a duas semanas. Inicialmente a corrida estava prevista para o circuito australiano de Bathurst, Mount Panorama. Mas problemas contratuais com a organização estão ameaçando seriamente a realização do evento no montanhoso autódromo. Nos próximos dias a nova sede da derradeira etapa do campeonato pode ser anunciada.

Confira, o vídeo da prova com os melhores momentos de Le Mans Sarthe!



quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Radio Paddock - Últimas mudanças de equipe do ano

Durante a temporada, os pilotos, velhos e novos sempre mostram potencial, alguns entram em boa fase, outros entram numa fase de maus resultados, e as equipes sempre se mobilizam para contratar os melhores. No fim do ano não é diferente, com algumas visando já o carro para o ano que vem, e principalmente para as etapas de Le Mans Sarthe e Mount Panorama.

O maior destaque do fim de ano foi a Honda, que resolveu investir pesado e teve até que abrir um time B. Ricardo Carta está de volta depois de ser dispensado da Eagle, Hamilton Amorim está de volta também e integra o time japonês, que também pensa no futuro e contratou dois pilotos inexperientes: Julio Silva (que já correu em Interlagos) e Helerson Maciel, que após seus primeiros pontos foi contratado pela Honda.

Os boatos de que Thiago Lemos estaria negociando com a Honda naufragaram, pois a BRM foi mais ágil e contratou-o para desenvolver o carro para o ano que vem - alguns dizem que é um longo contrato. Essa transferência mexeu com o mercado, e a vaga na equipe italiada foi muito disputada. Melhor para Sérgio Henrique, que está de volta à equipe onde começou o ano. Alex Bacaro segue sendo uma aposta do Comendador, enquanto o veterano Raul Costa ainda negocia sua participação e é dúvida.

Bruno Saboia foi dispensado da Brabham por não comparecer a nenhum treino, e em seu lugar foi contratado Mario Bauer, que espera melhor sorte do que teve na Cooper. Tio Italo, em boa fase, e Edu Gaensly, homem de confiança de Sir Jack Brabham, permanecem na equipe

Aliás, a Cooper anda às moscas. O fraco motor Maseratti e o chassi defasado pode fazer a equipe nem comparecer a Le Mans. Seus pilotos Max Amaral e Luiz Henrique ainda não confirmaram presença.

Lotus e Eagle vivem períodos de estabilidade, mas em momentos distintos. Na Eagle, John White vem muito confiante após sua primeira vitória em casa, em sua terra natal, São Paulo. Já Rica Ramos e Dener Silveira tem tido péssimos resultados nas últimas três corridas e vêm com tudo nessa etapa, que privilegia o poderoso motor Weslake.

Na Lotus o clima é de decisão: Raoni Frizzo pode ser campeão antecipado neste domingo, bastando fazer um ponto ou torcer para que Otávio Silveira não vença, porém Frizzo teve problemas com seu chassi e a Lotus mandou fazer um novo, e pode nem participar da corrida. Otávio vive suas últimas esperanças no campeonato, atrás de duas vitórias e contando com esse problema com o líder do campeonato. Já Fernando Tumushi, vem de uma boa corrida em Interlagos, onde quase venceu, e continua atrás da sua primeira vitória, e vai cheio de confiança.

Neste domingo, os pilotos estarão no famosíssimo circuito de Le Mans Sarthe, na França. Uma novidade é que esta será uma etapa noturna. Os pilotos estão cheios de expectativas nesse novo desafio. Quem vai vencer? Eagle ou Lotus? Ou teremos uma surpresa?

sábado, 8 de novembro de 2008

Raio-X: Interlagos


Contagem regressiva! Faltando apenas 3 corridas para o encerramento da temporada 2008 do Mod 67 da GPL Brasil, os pilotos e suas máquinas já estão no autódromo de Interlagos fazendo seus ajustes finais para a corrida deste domingo, que pode ter um sabor mais especial ainda que as etapas anteriores.

Assim como na F1 real, o GP brasileiro pode definir o grande campeão da temporada. Com 26 pontos de vantagem, Raoni Frizzo precisa fazer 4 pontos a mais que seu companheiro de equipe, Otávio Silveira, para garantir a taça por antecipação já neste final de semana. Caso isto não ocorra, a decisão fica adiada para Le Mans. E nessa briga pelo título, o difícil e exigente traçado de Interlagos promete desgastar muito os pilotos, que, mais do que nunca, terão de contar com um carro extremamente acertado e equilibrado para superar a variedade de curvas da longa pista.

O longo Retão, no início da volta, é o melhor lugar para se realizar ultrapassagens

Mesclando longas retas, curvas de alta, curvas de baixa, curvas longas, subidas e descidas, o antigo traçado de Interlagos é conhecido como um dos mais completos do planeta, e adorado por vários pilotos. Vamos descobrir o porquê disso analisando com mais calma:

Logo após cruzarem a linha de chegada na Reta dos Boxes, os pilotos encontram logo de cara um grande desafio. A Curva 1, assim como a Curva 2, são seções de altas velocidades para a esquerda, onde a coragem e o arrojo do piloto pode fazer muita diferença. É essencial saber a hora certa da tangência para não compromoter o início da volta e entrar bem no Retão, o mais rápido e melhor ponto de ultrapassagem do circuito.

A Curva do Sol é a mais longa da pista, e feita em alta velocidade, importante para tentar uma ultrapassagem na reta seguinte.

No final do Retão, chegamos a uma freada forte para a Curva 3, feita para a esquerda e em 2ª marcha. Logo aparece a Junção, também feita para a esquerda, só que um pouco mais fechada. Uma pequena reta leva os carros para um dos pontos mais lentos da pista. A Ferradura é uma curva lenta em 180º, porém o seu diferencial é possuir um raio bem longo, o que pode dar trabalho para os pilotos.

Saindo da Ferradura, uma pequena descida precede a Subida do Lago, outra curva de raio longo, só que esta um pouco mais rápida, feita em 2ª marcha. Também é importante contorná-la bem, para levar a uma reta que pode proporcionar boas ultrapassagens, a Reta Oposta. Continuando a série de curvas de raio longo, os pilotos chegam para a maior delas, a Curva do Sol. Nela os pilotos entram em alta velocidade, em 3ª ou 4ª marcha, e saem rápidos para uma pequena seção reta, boa para ultrapassar, que leva para uma freada forte, chegando assim ao Sargento. Esta é uma curva fechada para a esquerda, que dá início ao trecho mais lento da pista.

O Bico de Pato é a seção mais lenta da pista, exigindo muita concentração dos pilotos

Contornada o Sargento, os pilotos encontram o Estacionamento, feito em 2ª marcha. Logo já chegam no Laranja, de baixa velocidade para a direita. Quase sem conseguir reacelerar, já damos de cara com o Pinheirinho, também em 1ª marcha, e aceleramos pouco até chegar ao ponto mais lento da pista. O Bico de Pato é uma das seções mais difíceis do traçado. Com um ponto de tangência complicado, ela é uma curva bastante fechada para a direita, encerrando a travada parte do miolo e dando início ao setor final da pista.

As últimas curvas são importantes para chegar com muita velocidade na Reta dos Boxes

Após cortornar o Mergulho, uma descida acentuada para a esquerda, os pilotos encotram o que é chamado, no traçado atual da pista, de Junção. Uma curva fechada para a esquerda, que é decisiva para entrar embalado para a Subida dos Boxes, que possui uma série de curvas extremamente rápidas para a esquerda (nem por isso tão simples), levando os pilotos para a linha de chegada e completarem os 7950 metros do seletivo traçado sul-americano.

Curioso para conhecer a pista? Então se aventure de carona na Ferrari de Thiago Lemos por todo o circuito.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Provável negociação?

Com o fim da temporada chegando, é natural as especulações ficarem mais acentuadas entre pilotos e equipes para a próxima temporada. Mas um boato em especial, tem chamado bastante a atenção no paddock nestas últimas semanas. O piloto Thiago Lemos, ex-Lotus e Brabham, atualmente na Ferrari, foi visto em algumas ocasiões treinando pela Honda, no circuito de Interlagos.

Com isso, surgem fortes rumores de que o constante piloto, com o 3º lugar já garantido nessa temporada, possa reforçar a equipe nipônica ainda nas duas provas restantes da temporada, Le Mans e Bathurst. Quando perguntado sobre a possível transferência, o piloto desconversa. "Este foi apenas um treino recreativo, no qual a intenção também é, com minha experiência, ajudar no desenvolvimento do carro para o ano que vem", conta. Embora tente despistar as especulações, o piloto tem sido fortemente apontado como centro de uma transferência milionária para a Honda.

Soichiro Honda, dono da equipe, não esconde o desejo de contar com os serviços do piloto. "Seria muito importante para nós termos um piloto do nível do Thiago. Com a experiência dele, creio que podemos evoluir mais o carro e nos tornarmos competitivos a médio prazo", analisou. Ele também não esconde o desejo de ver seu antigo piloto defendendo novamente o time: Raoni Frizzo. "Ele sempre foi muito prestativo quando esteve com a gente, na temporada 1965, e sabe que sempre terá as portas abertas, caso queira retornar um dia. Seria algo fantástico!".

Frizzo não descarta a possibilidade de voltar para a Honda, e disse que já até conversou com os diretores do time. "Há sim essa possibilidade do meu retorno, talvez não como piloto contratado, mas posso correr algumas corridas pela equipe para ajudar o desenvolvimento do carro. é legal trabalhar com eles, o clima na equipe é muito bom e bastante profissional. Vamos ver o que o futuro reserva para as próximas corridas".

Após uma temporada magra, parece que o time asiático não está para brincadeira e quer investir pesado para as próximas corridas. Será que os boatos se tornarão realidade?